Mosaico com 4 fotos

Programa “Histórias de Quem Lê” conta com uma programação variada neste mês novembro

O programa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) propõe conversar com pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra, a biblioteca e a literatura. Neste mês de novembro a Bece convida: Letrux (escritora, cantora), Luiza Nobel (cantora e compositora), Leonardo Villa Forte (escritor e professor) e Samuel em Transe (colagista). Confira a programação: 

 

Quem abre a programação é Luiza Nobel, cantora, atriz, compositora e arranjadora musical, no dia 9/11, às 18h. Em suas composições, Luiza trata sobre o amor, a cultura e a resistência dos que lutam pela visibilidade e igualdade, principalmente sobre o povo negro brasileiro. Vencedora do Festival de Música da Juventude de Fortaleza em 2019, Luiza traz em seu repertório de percussão forte e ritmo swingado, a artista passa pelo Reggae, Rap, RnB, Samba e Soul.

 

Já no dia 16/11, às 18h, o programa recebe Samuel em Transe, para uma conversa sobre livros, leitura, literatura e bibliotecas. Colagista há 10 anos, Samuel já ministrou oficinas na maioria das bibliotecas comunitárias da periferia de Fortaleza. Cria colagens digitais e manuais. 

 

O escritor, professor e pesquisador, Leonardo Villa-Forte é o nosso convidado do dia 23/11, às 18h. Leonardo publicou os livros “Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XX”, ensaio que recebeu Menção Honrosa no Prêmio Casa de Las Américas 2020; “O princípio de ver histórias em todo lugar (romance)”; “O explicador” (contos), “Agenda e Hotel” (contos avulsos). Tem trabalhos no campo da literatura expandida e da escrita artística, como o “Paginário”, série de intervenções com 70 murais em Brasil, Portugal e Espanha, e “MixLit – O DJ da Literatura”, plataforma de literatura remix.

 

Encerrando a programação do Histórias de Quem Lê de novembro, no dia 30/11, a Bece convida a artista carioca Letrux. Com o carinhoso apelido dado pelos amigos, ficou conhecida em todo país após o lançamento do seu primeiro disco solo, “Em Noite de Climão” (Joia Moderna, 2017). Em 2015 publicou o seu primeiro livro, “Zaralha – Abri minha pasta” (Editora Guarda-Chuva) e em 2021, “Tudo que já nadei” (Editora Planeta), fazendo com que seus enredos e sensações se costurem entre a música e a palavra. A escritora, cantora, compositora, poeta e atriz Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea.

 

A mediação das conversas fica por conta de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Bece. Os encontros acontecem às terças-feiras no Youtube da Bece, sempre às 18h e com tradução em libras. 

 

Serviço

Programa Histórias de Quem Lê – Novembro

09/11 – Luiza Nobel,  cantora, atriz, compositora e arranjadora musical

16/11 – Samuel em Transe, colagista

23/11 – Leonardo Villa-Forte, escritor, professor e pesquisador

30/11 – Letrux, escritora, cantora, compositora, poeta e atriz

Youtube da Bece, sempre às 18h

 

 

 

Leia também