BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Bece sedia nesta sexta-feira (17), às 10h, lançamento de “Liz – livro infantil inclusivo” e da plataforma virtual do projeto
Bece sedia nesta sexta-feira (17), às 10h, lançamento de “Liz – livro infantil inclusivo” e da plataforma virtual do projeto

Quantos livros inclusivos você já viu? Se a resposta for nenhum, você não está sozinho. Embora a Lei Brasileira de Inclusão exija a produção editorial de materiais dessa natureza por parte das editoras nacionais, há uma grande carência de materiais didáticos para promover a leitura entre Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil. Isso cria um potencial importante para projetos que tentam suprir a demanda local e nacional. Foi exatamente pensando nisso que a ACB Esporte & Cultura criou o projeto “Liz – livro infantil inclusivo” e lança oficialmente o livro e a plataforma virtual no dia 17 de setembro, às 10h, na nova Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), que conta com espaço para a prática da leitura acessível.

O que é o projeto “Liz – livro infantil inclusivo”? 

O projeto consiste na produção do livro ilustrado “Liz e seus amigos – o poder da inclusão”, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. A obra é uma das poucas iniciativas do tipo no estado e deve preencher a lacuna que há no acesso a materiais acessíveis para leitura, atendendo especialmente ao público infantojuvenil com deficiência visual / cegos, pessoas com baixa visão e surdos.

O projeto também contempla o desenvolvimento de uma plataforma virtual com a versão do livro em formato digital, tradução em vídeo libras, vídeo lúdico com a contação de história, músicas e videoclipes ilustrados, além de materiais didáticos complementares, tendo em vista a dificuldade de acesso a esses materiais por parte de professores e pais. Tudo com recursos de acessibilidade e sem restrição de acesso ao público.

O que será feito? 

Ao todo, estão sendo doados 1.000 (mil) exemplares do livro físico em diferentes municípios cearenses. Todos contam com o sistema de escrita tradicional (visual) e Braille, acompanhando CDs com áudio-descrição da narrativa e das ilustrações para facilitar o entendimento da história àqueles que ainda não leem Braille ou ainda não são alfabetizados.

Dos mil exemplares impressos, 100 foram entregues à Secult CE, que deve distribuir a obra nos equipamentos culturais sob sua responsabilidade. Também estão previstas entregas nos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, Baturité, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Palmácia, além de instituições situadas em Fortaleza.

O processo de distribuição acontece entre agosto e setembro de 2021. Podem receber e/ou solicitar os exemplares instituições que atendam (direta ou indiretamente) o público alvo, além de escolas e bibliotecas públicas, secretarias municipais, museus e demais órgãos de acesso à cultura e educação. Interessados podem entrar em contato conosco para garantir algumas unidades (desde que ainda haja exemplares disponíveis).

Qual a história do Livro? 

O livro é voltado para o público infantojuvenil, então a narrativa e as ilustrações têm uma pegada mais lúdica. A história é inspirada na personagem Liz, de autoria do quadrinista cearense, Daniel Brandão, e conta as aventuras de quatro crianças no processo de aprendizagem sobre a importância da acessibilidade: Liz (inspirada na filha de Daniel Brandão), Juninho, Emylle (inspirada na ativista cadeirante Emylle Torres) e Nico, personagem cego, criado exclusivamente para a obra. Quase toda a história se passa no ambiente escolar e tem como mote principal o respeito pela diferença e a promoção de um ensino que inclua as pessoas e eduque em função de uma sociedade mais acessível.

Sobre o lançamento 

O lançamento oficial do livro e da plataforma virtual será no dia 17 de setembro, às 10h, na nova Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), que conta com espaço para a prática da leitura acessível. Por conta das restrições sanitárias, devido à pandemia de Covid-19, o público deve ser reduzido, mas será realizada uma transmissão ao vivo pelo perfil do projeto no Instagram. Interessados em participar (presencialmente ou a distância) devem entrar em contato conosco para o agendamento. A cerimônia contará com a participação de algumas autoridades e de membros da equipe que desenvolveu o projeto. Haverá um momento para contação da história com recursos lúdicos para os visitantes que estejam na Biblioteca no dia.

Sobre a ACB Esporte & Cultura:

A ACB Esporte & Cultura é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013 que promove a inclusão social e o protagonismo juvenil por meio de intervenções esportivas, culturais, artísticas e educacionais. Situada em Maracanaú (CE), a Associação tem como foco o desenvolvimento integral do ser humano, proporcionando condições para o exercício da cidadania, da inclusão e da transformação social. As ações são destinadas sobretudo a jovens em situação de vulnerabilidade social, abrangendo temas de interesse da sociedade civil como um todo.

> Como falar com a gente 

Endereço: rua 13 B, 55 – Industrial, Maracanaú – CE, Brasil. CEP: 61925-240 Telefone: (85) 9.9628.4619

E-mail: projetobeisebolacb@gmail.com

Redes sociais:

Instagram: @acb.ngo

Facebook: ACB Esporte e Cultura

Projeto Liz: @lizeseusamigos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support