Servidoras bibliotecárias da Bece tomam posse no Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA-CE
No dia 17 de abril, às servidoras públicas, Isabela Correia de Araújo e Luciana Martins Ferreira, locadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) tomaram posse representando a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ce) no Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA-CE para o biênio 2024-2025, sendo:
Conselheira Titular: Luciana Martins Ferreira
Conselheira Suplente: Isabela Correia de Araújo
O evento contou com a presença de conselheiros e de adolescentes de diversos municípios do Estado, representantes do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA).
Sobre o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará – CEDCA-CE é um órgão deliberativo e controlador da Política Estadual de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, criado nos termos da Lei Federal Nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e nos termos da lei estadual nº 11.889, de 20 de dezembro de 1991 (nova redação das leis estaduais nº 12.934, de 16 de julho de 1999 e 15.794/2015 de 13 de maio de 2015 e 16.864 de 15 de abril de 2019)
O CEDCA é formado por representantes do Governo e da sociedade civil e tem por objetivo cuidar dos direitos da criança e do adolescente no Estado. Com conselheiros de onze secretarias e de onze entidades não governamentais.
O colegiado tem como funções básicas o controle social das ações públicas voltadas ao segmento infantojuvenil e a normalização da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme determina o artigo 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Sobre Luciana Martins Ferreira
Cearense de Fortaleza, bibliotecária graduada pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Gestão Estratégica de Bibliotecas Públicas e Escolares, mãe do João, batuqueira e Ferreira de nome e de função há 17 anos no Maracatu Nação Fortaleza. Atuante nas danças populares, amante das artes e servidora pública da Biblioteca Pública Estadual do Ceará.
Sobre Isabela Correia de Araújo
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA; Especialista em Metodologia do Trabalho Científico pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Atualmente, é Bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE; Representa a BECE na Rede de Bibliotecas Acessíveis da FEBAB; Membro da diretoria da Associação de Bibliotecários do Ceará – ABC/CE; Membro da Comissão Científica do 29° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação – CBBD e do Congresso Brasileiro de Bibliotecas Universitárias – CBBU.
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará parabeniza Isabela e Luciana pela posse no Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA-CE, uma importante jornada que promove os direitos e o bem-estar das crianças e dos adolescentes em nosso estado.