BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Pública Estadual do Ceará

ATUALIDADES

O setor de Atualidades é o mais novo espaço da Biblioteca dedicado ao acervo geral de publicações recentes adquiridas pela BECE. Neste setor os títulos ficam disponíveis para consulta local e retirada para empréstimo. O ambiente também contempla um espaço para Cordéis e HQs e integra uma área externa com varanda para leitura no local, dispondo ainda de computadores com acesso à internet.

Localização: térreo, próximo ao hall da entrada principal

ARTES E ICONOGRAFIA

Acervo dedicado ao mundo das artes, com títulos sobre diversas linguagens, como fotografia, cinema, música, dança, design, arquitetura, artes plásticas e artesanato, proporcionando ao público um passeio entre livros e leituras que aguçam a experiência estética e ampliam o repertório cultural. Os títulos estão disponíveis para consulta local. O espaço contempla ainda cabines com TVs para acesso a filmes.

Localização: térreo, próximo ao hall da entrada pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

ESPAÇO MULTIUSO

O Espaço Multiuso é constituído por salas com divisórias removíveis, podendo criar até quatro ambientes para múltiplos usos, e conta com mobiliário adaptado para atividades diversas (reuniões, palestras, rodas de conversas, cursos, oficinas, apresentações artísticas, lançamento de livros, dentre outras ações culturais e educativas). O Espaço é integrado à área externa de convivência com varanda, jardim e cafeteria.
Localização: subsolo -1

INFANTIL

Esse setor é o lugar mais alegre, colorido e vivo da Biblioteca. Com um mobiliário adaptado ao universo lúdico da infância, o ambiente oferece um acervo que estimula o gosto pela leitura. Aqui encontram-se desde os clássicos infantis aos gibis. Um lugar para ler, estudar, desenhar, brincar, imaginar e criar novos mundos, histórias e personagens. O espaço foi preparado para oferecer atividades como contação de histórias, teatro, música, jogos educativos, fantoches e outros elementos lúdicos e pedagógicos e computadores para acesso exclusivo das crianças. O setor Infantil oferece também o espaço BEBÊ BECE,  exclusivo para bebês, com livros, brinquedos e que conta também com um fraldário.
Localização: subsolo -1

LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE PAPÉIS

Destinado à preservação de acervo bibliográfico para restauro de obras que sofreram desgastes decorrentes do uso, do tempo e das ações ambientais. O local foi modernizado com a aquisição de novos equipamentos para execução de serviços de conservação, restauro e encadernação do acervo da Biblioteca e de instituições parceiras, funcionando também como um ambiente para realização de atividades formativas na área de conservação e restauro.

Localização: subsolo – 2

LEITURA ACESSÍVEL

Acervo composto por livros em Braille e audiolivros em fontes ampliadas disponíveis para consulta local e retirada como empréstimo domiciliar. Dispõe de atendimento a escolas, instituições parceiras e interessados em geral na leitura e escrita em braille, bem como em outras temáticas no campo da acessibilidade. O espaço conta com equipamentos e mobiliários acessíveis com computadores com leitores de tela e teclado ampliado, “dosvox”, NVDA, lupas, impressoras braille e scanner de conversão de texto em áudio.

Localização: térreo, próximo ao hall de entrada pelo CDMAC

MICROFILMAGEM

O setor de Microfilmagem tem como objetivo a recuperação, preservação e divulgação da memória hemerográfica cearense, identificando títulos, localizando exemplares raros e salvando coleções. Integrado com o setor de Periódicos, o setor dispõe de um valioso acervo de jornais e documentos raros dos séculos XIX e XX colocados à disposição dos estudiosos e pesquisadores, por meio da consulta local.

Localização: pavimento superior +2

OBRAS GERAIS

Este setor acolhe o maior acervo da Biblioteca, com mais de 31 mil exemplares, além da diversidade de títulos da literatura nacional e estrangeira entre poesia, romance, contos e crônicas. O setor contempla obras de diversas áreas do conhecimento, como filosofia, ciências humanas, meio ambiente, ciências exatas, dentre outras. O setor conta ainda com espaços de leitura, pesquisa e estudo, computadores com acesso à internet e estação de consulta do acervo e empréstimo.

Localização: pavimento superior +1

OBRAS GERAIS – COLEÇÃO CEARÁ

Compondo o setor de Obras Gerais, a Coleção Ceará se constitui como um dos mais relevantes acervos da Biblioteca composta, de obras de autores cearenses e sobre o Ceará, com mais de 24 mil exemplares. O setor atua como depositário da memória bibliográfica do estado, com a finalidade de assegurar a preservação e a divulgação de tudo que é publicado sobre o Ceará, por autores cearenses, além de publicações fora do estado, mas que tenham como assunto o Ceará. Os títulos estão disponíveis para consulta local e empréstimo.

Localização: pavimento superior +1

OBRAS RARAS

O setor de Obras Raras foi criado em 1975 e seu acervo bibliográfico constitui-se como um dos mais importantes do país, com obras escritas em português, latim clássico, francês e inglês. Dentre as preciosidades, destacam-se: o incunábulo “Éclogas, Bucólicas, Geórgicas, Eneida” do poeta Virgílio, impresso em Nuremberg em 1492; as obras de Santo Agostinho; dos oradores Cícero, Demóstenes e Platão; do fabulista Fedro e obras de outros renomados autores da literatura mundial, impressas nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.

O acervo contempla publicações nacionais didáticas, históricas, literárias e jurídicas. Dentre os autores cearenses, figuram raridades como a obra “Memória econômica sobre a raça do Gado Lanígero da Capitania do Ceará”, de João da Silva Feijó, que traz a chancela da Impressão Régia; a lei que cria a Vila de Jardim e as primeiras edições de obras José de Alencar, Juvenal Galeno, Barão de Studart, Antônio Sales, Domingos Olímpio, Rodolfo Teófilo, Francisca Clotilde, Gustavo Barroso, Rachel de Queiroz, Moreira Campos, dentre outros. Merecem destaque ainda as coleções dos intelectuais cearenses Amorim Sobreira, Tomás Pompeu de Sousa Brasil e José Bonifácio Câmara. O setor recebe pesquisadores para consulta do acervo no local e dispõe de computador para consulta de acervo.

Localização: pavimento superior +2

OFICINA DO FAZER (MAKERSPACE)

Esse é um novo espaço da Biblioteca. Integrado fisicamente com o setor de Obras Gerais, o espaço constitui-se como um Laboratório Coletivo de Criação, que acolhe grupos de estudos e atividades voltadas para o desenvolvimento de processos criativos, experiências e atividades formativas como cursos, oficinas de escrita criativa, mediação de leitura, ilustração, fanzines, jogos educativos etc. O ambiente contempla mesas, projetor, painéis de lousa branca, Wi-Fi, além da disponibilidade de livros direcionados às atividades de pesquisa e estudos inerentes às atividades a serem realizadas de acordo com a natureza da programação com horários previamente agendados.

Localização: pavimento superior +1

PERIÓDICOS

Esse é o espaço da Hemeroteca, que reúne um relevante acervo de jornais, revistas e outros periódicos. Este setor coloca à disposição dos pesquisadores e demais usuários o Diário Oficial do Estado, desde 1970, jornais locais correntes e retrospectivos, revistas, boletins informativos, anais, anuários estatísticos, relatórios etc. Como parte do acervo, vale destacar os jornais mais antigos como: Unitário (1903), Correio do Ceará (1915); Diário do Ceará (1920); O Imparcial (1923); O Nordeste (1923) Jornal do Ceará (1926); Diário da Manhã (1929); O Estado (1936); O Democrata (1945); Diário da Tarde (1945) e muitos outros. O setor recebe pesquisadores para consulta local e dispõe de computadores com acesso à internet para pesquisa e leitura dos jornais locais do dia: O Povo e Diário do Nordeste Digital.

Localização: pavimento superior +2

PROCESSAMENTO TÉCNICO

Esse setor é encarregado de processar tecnicamente as coleções adquiridas pela Biblioteca, seja por doação ou compra, seguindo as orientações dos códigos de classificação, catalogação e regras biblioteconômicas, realizando análise temática (classificação e indexação) e análise descritiva (catalogação) de cada unidade documental adquirida e/ou recebida pela Biblioteca. É no processamento técnico que acontece registro, catalogação, classificação, indexação dos livros, bem como o auxílio nos respectivos acervos, processos de compra, permuta e recebimento de doação de livros, selecionando-os de acordo com as necessidades de leitura dos usuários, além de manter a alimentação da base de dados bibliográficos. . É responsável pela política de desenvolvimento de coleções, estudo de usuário e pelo processo de seleção e aquisição de novos títulos, de acordo com a política de acervo da Biblioteca, além de manter a alimentação da base de dados bibliográficos. Esse setor funciona com atividades internas e, portanto, não realiza atendimento direto ao usuário

Localização: subsolo -2