BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Biblioteca Pública realiza live sobre Pesquisa em Literatura
Biblioteca Pública realiza live sobre Pesquisa em Literatura

A atividade acontece nesta quinta-feira (14) e será transmitida ao vivo pelo Youtube 

Dedicada a aproximar o acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) dos pesquisadores em Ciências Humanas, graduandos, mestrandos e doutorandos e, em especial, os de iniciação científica, o programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica de outubro recebe a Profª Drª Maria do Socorro Pinheiro, no dia 14, às 15h, no Youtube. 

Com o tema “A Pesquisa em Literatura: a poesia e suas particularidades”, Maria do Socorro Pinheiro abordará os pormenores da pesquisa em Literatura, mas com o olhar voltado às especificidades da poesia popular: a sua composição em versos e marcada pela oralidade.    

“A pesquisa em poesia é uma atividade exigente, mas extremamente prazerosa. Exigente porque a poesia tem especificidades próprias do seu gênero que requer repetidas leituras para compreensão dos sentidos. A palavra volta ao seu estado de poesia, sua forma original. Prazerosa porque a poesia é criação, adentra nosso interior e nos traz sensações variadas, descobertas e sentimentos que alimentam nossa vida”, comenta Maria do Socorro Pinheiro.

O programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica é uma iniciativa da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM. Tem o objetivo de apresentar os vários aspectos teórico-metodológicos da pesquisa nas várias áreas das Ciências Humanas, voltando-se para os estudantes de graduação e de pós-graduação interessados no assunto.

Sobre a convidada

Maria do Socorro Pinheiro possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006), Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2015) e Pós- Doutorado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande(2019). Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu FECLI/UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas:literatura popular, poesia erótica e lírica feminina. É docente permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras MIHL/UECE.

Serviço

Programa “Descobertas da Pesquisa Acadêmica”

Tema: “A Pesquisa em Literatura: a poesia e suas particularidades” com a Profª Drª Maria do Socorro Pinheiro

Dia 14 de outubro, às 15h / Youtube da BECE 

A atividade contará com acessibilidade em Libras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support