Biblioteca Pública realiza live sobre Pesquisa em Literatura

A atividade acontece nesta quinta-feira (14) e será transmitida ao vivo pelo Youtube

Dedicada a aproximar o acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) dos pesquisadores em Ciências Humanas, graduandos, mestrandos e doutorandos e, em especial, os de iniciação científica, o programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica de outubro recebe a Profª Drª Maria do Socorro Pinheiro, no dia 14, às 15h, no Youtube.

Com o tema “A Pesquisa em Literatura: a poesia e suas particularidades”, Maria do Socorro Pinheiro abordará os pormenores da pesquisa em Literatura, mas com o olhar voltado às especificidades da poesia popular: a sua composição em versos e marcada pela oralidade.

“A pesquisa em poesia é uma atividade exigente, mas extremamente prazerosa. Exigente porque a poesia tem especificidades próprias do seu gênero que requer repetidas leituras para compreensão dos sentidos. A palavra volta ao seu estado de poesia, sua forma original. Prazerosa porque a poesia é criação, adentra nosso interior e nos traz sensações variadas, descobertas e sentimentos que alimentam nossa vida”, comenta Maria do Socorro Pinheiro.

O programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica é uma iniciativa da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM. Tem o objetivo de apresentar os vários aspectos teórico-metodológicos da pesquisa nas várias áreas das Ciências Humanas, voltando-se para os estudantes de graduação e de pós-graduação interessados no assunto.

Sobre a convidada

Maria do Socorro Pinheiro possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006), Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2015) e Pós- Doutorado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande(2019). Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu FECLI/UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas:literatura popular, poesia erótica e lírica feminina. É docente permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras MIHL/UECE.

Programa “Descobertas da Pesquisa Acadêmica”

Tema: “A Pesquisa em Literatura: a poesia e suas particularidades” com a Profª Drª Maria do Socorro Pinheiro

Dia 14 de outubro, às 15h / Youtube da BECE

A atividade contará com acessibilidade em Libras.