ULI leticiabailantes 1 3 1 scaled

“Rio-mulher”: segundo livro da poeta e jornalista Letícia Bailante será lançado no dia 6 na Bece

“De que tessitura constitui a pele das poetas? O que elas desejam no momento em que desdobram os nossos espíritos e nos detém em júbilo?” indaga a escritora, psicóloga e artista plástica Lisiane Forte, na orelha de Rio-mulher (Penalux, 2023). Segundo livro solo da poeta, jornalista e editora cearense Letícia Bailante, Rio-Mulher é uma coletânea de histórias e narrativas híbridas que transportam os leitores pela vastidão de climas e vegetações do estado do Ceará. A obra explora temas como renascimento, luto, sexualidade, espiritualidade e ancestralidade, a partir do imaginário popular nordestino e de cosmovisões dos povos originários da América Latina.

CapaRio Mulher 2

Ao longo das páginas de Rio-Mulher, os leitores serão apresentados a nove meninas e mulheres. Entrelaçadas, seguindo o curso do rio-poesia que escorre pelas páginas, suas vozes oferecem uma visão multifacetada da experiência do ser feminino no contexto cultural e geográfico do Ceará. O leitor será levado a uma viagem pelo estado, enquanto acompanha as trajetórias de vida das personagens.

A autora adiciona elementos de mistério e magia às narrativas. Com frases-versos habilmente construídas, ela brinca com a linguagem e com a composição visual das páginas, oferecendo ao leitor uma experiência literária inovadora e envolvente. No prefácio, a escritora e mestra em Letras cearense Kah Dantas avisa ao leitor que, para ler Rio-mulherhá que se ter o peito inclinado à aventura, sob risco de ter o coração invadido à força, tomado enquanto desprevenido”. Rio-mulher foi escrito e editado durante dois anos, sendo os primeiros escritos fruto da pós-graduação em Escrita e Criação que a autora cursou entre 2021 e 2022. Letícia também assina a arte da capa do livro, criada quando estudou sobre obras multimídias, literatura e artes visuais no Museu da Imagem e do Som do Ceará, no início de 2023. Esse é seu segundo livro publicado pela Editora Penalux.

ULI leticiabailantes 4

Sobre a autora

De raízes paraguaias e cria da Parangaba, Letícia Bailante é artista do corpo, poeta, mediadora de leituras e editora cearense. Estudiosa dos ciclos da natureza e das cosmovisões dos povos originários da latinoamérica, vive viajando dentro de si e pelo mundo afora caçando sabedorias e memórias. Formada em Jornalismo e Escrita Criativa, sua pesquisa atual entrelaça artes visuais, literatura, dança e performance. É autora dos livros Que a comunicação se pinte de povo: retratos da mídia comunitária cearense (UFC, 2016), Aprendi a gostar de estar em casa (Penalux, 2021), Rio-mulher (Penalux, 2023) e co-autora de Amores e lendas (Tubo, 2022).

Lançamento Livro “Rio-mulher” de Letícia Bailante
Dia 6 de julho, às 18h
Mediação: Marina Holanda
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) – Av. Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza, Ce