Dia 8 Infantil Dona Zefinha

Bece divulga a programação de férias

A programação conta com oficinas, rodas de conversas e atividades infantis 

Durante o mês de janeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza uma série de atividades voltadas para todos os públicos e gostos. Vanessa Passos, Valéria Lourenço, Nóa Bonoba, Kênia Rios e Gracy Kelly, Mumutante, Joca Ferreira, Laura Moreira são alguns dos convidados (as) que participam da programação especial de férias. Aos finais de semana, a programação infantil anima a criançada com Dona Zefinha, Almir Mota e Julia Barros, Estefânia Surreira, Hiperativo, Paula Iemanjá com Rafael Limaverde e outros artistas incríveis. Confira abaixo a programação:

Formacao Dia 27 Ciclos Formativos Valeias Lourenco edited
Valéria Lourenço

Formação

No mês de janeiro, a Bece realiza as oficinas de “Bordado e Cordel” com Laura Moreira, de 11 a 13, e “Jogos Teatrais: um diálogo entre teatro e Libras”, com Gracy Kelly, nos dias 26 e 27. A grande novidade é o projeto “Ciclos Formativos em Humanidades”, com o tema “Interfaces literárias, realidades imaginadas”, que acontece de 24 a 27 e 31 de janeiro. Dividido em cinco módulos, o projeto objetiva a promoção dos debates acadêmicos em torno de autores, de pensadores que são referências em determinado assunto e conta com a  parceria do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE) através do Centro de Estudos Políticos e Sociais/Centelha – Ceará. As inscrições para a programação formativa podem ser feitas no site da Bece. As aulas acontecem, presencialmente, na Biblioteca Pública.

Virgulino
Grupo Hiperativo

Infantil

A criançada tem diversão garantida na Bece! A programação inicia neste sábado (7), às 10h, com o espetáculo “Mocho Comi” com Luciana Costa e Estefânia Surreira (Portugal). O Grupo Hiperativo apresenta a peça “Virgulino: de vaqueiro a cangaceiro’’ nos dias 7 (15h) e 14 (10h). Quem anima o domingo (8) é o grupo Dona Zefinha (Itapipoca) com o espetáculo “Ch@furdo” (10h e 15h). A artista Schirley França apresenta, nos dias 14 (15h) e 15 (10h e 15h), a peça “Álbum de Família”. Nos dias 21 (15h) e 22 (10h), acontece a apresentação do espetáculo “Histórias do tempo da carochinha” com o Grupo Encantos.

Paula Iemanjá e Rafael Limaverde apresentam o projeto “Ilustr@ção” nos dias 20, 27, 28 e 29 de janeiro, sempre às 16h. O projeto foi selecionado na Temporada de Artes Cearense (TAC 2022). A Cia. Catirina celebra os seus 20 anos na contação de histórias “Contos e cantigas tradicionais com as Trovadoras Itinerantes” (Brasil-Portugal), no dia 27 (17h). 

Encerrando a programação infantil, Almir Mota e Julia Barros apresentam o seu mais novo espetáculo “Histórias de Pachamama” nos dias 28 e 29, às 10h e 15h. Toda a programação acontece, presencialmente, na Bece e tem entrada gratuita! 

Dia 19 Descobertas da Pesquisa Academica David Moreno
David Moreno

Acervo, Pesquisa e Conhecimento

A edição de janeiro do programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica traz para o debate o tema “Os oprimidos sabem do que se trata: a resistência do Pinheirinho e a violência do Estado no Brasil”. A live no Youtube da Bece acontece no dia 19 de janeiro, às 16h, com comentários de David Moreno e mediação de Rodrigo Alves Ribeiro, coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece. 

No dia 27 de janeiro, às 14h, acontece o lançamento da 2ª exposição na plataforma Google Arts and Culture: “Paisagens sociais, narrativas de viajantes, escritas do ontem”. A exposição, a partir dos documentos do acervo da Bece, versa sobre os cronistas e viajantes brasileiros e estrangeiros do século XIX e princípios do XX. Nomes como os de Adolfo Caminha, João Brígido, Elizabeth Cary Agassiz, Johann Baptist von Spix e Henry Koster, por exemplo, são contemplados pela mostra. A abertura da exposição acontece no Youtube da Bece. 

Formacao Oficina Quem conta um conto partilha seus pontos com Elzilene Nobrega edited
Elzilene Nóbrega

Rolê da Bece

Em janeiro, a equipe de Mediação Social da Biblioteca Pública dá continuidade à uma série de atividades que promovem e potencializam as políticas de democratização da leitura, literatura e cultura dentro e fora da Bece. Dentre elas, estão: Oficina “Quem conta um conto partilha seus pontos” com Elzilene Nóbrega, nos dias 23, 25 e 27 (Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió); os espetáculos “Maroca e Deolindo de André Neves” no dia 17 (Casa Futuro) e “Jaci, a filha da Lua de Rosa Morena”, no dia 24 (Biblioteca Comunitária Sabiá), ambos do grupo Me Conte do projeto Viva Palavra. Juliana Tavares ministra o curso livre “Produção cultural independente: Livro, Leitura e Literatura”, nos dias 16, 18, 20, 23 e 25, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

Ainda acontece o Ciclo de Diálogos: Redescobrindo Carolinas, com Joca M Ferreira e Hailla Krulicoski nos dias 12 (Biblioteca Comunitária Bate Palmas), 19 (Biblioteca Comunitária Viva Barroso) e 31 (Bece). E mais: Noá Bonoba no programa Transver o mundo – Leitura Dramática de “Texto Truqui”, dia 12; Mutante no programa Repare na Letra, dia 26, e Papo Negro com Jauhf, no dia 20, essas atividadeves acontecem, presencialmente, na Bece. 

E mais!
Nesta quinta-feira (5), Vanessa Passos lança o livro “A filha primitiva” e no dia 11, Eudismar Mendes lança o livro “Espelhos Desnudos”, os lançamentos acontecem, presencialmente, na Bece. No dia 17, o programa Histórias de Quem Lê convida Gustavo Fernandes e, no dia 24, Beatriz Caldas comenta o livro “Livro sobre Nada”, de Manoel de Barros no programa Travessias Literárias. Com mediação de Fernanda Meireles, os dois programas acontecem no Youtube da Bece. Todas as atividades iniciam às 18h.

Serviço
Programação Férias na Bece!
Diversos horários e locais. 
Gratuita
Saiba mais em: https://bece.cultura.ce.gov.br/

Leia também