BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Fórum de Professores de Filosofia da UECE e o professor Dr. Walter Kohan (UERJ) se reúnem na Biblioteca Pública
Fórum de Professores de Filosofia da UECE e o professor Dr. Walter Kohan (UERJ) se reúnem na Biblioteca Pública

Na terça-feira (26/10), a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) recebeu o especialista em ensino de Filosofia, Infância e Filosofia da Educação, o Professor Dr. Walter Kohan da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o  Fórum de Professores de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Na ocasião, o professor Walter Kohan dialogou sobre ensino com os pesquisadores em Filosofia, tornando-se mais uma etapa de experimentação técnica e cultural com a sociedade cearense e uma oportunidade de aprendizado coletivo com educadores  e estudantes da UECE. Acompanhados do Pedagogo Marcos Rodrigues, o grupo teve a oportunidade de visitar os espaços da Bece e de experienciar a exposição Leitura e Liberdade, que está em cartaz.   

 

Nessa jornada, além de rodas de conversas com educadores, Walter Kohan está visitando povos indígenas e bibliotecas comunitárias, a fim de compartilhar saberes e aprender com diversas experiências educacionais que existem no território alencarino. 

 

Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC). Publicou mais de 100 trabalhos em periódicos especializados em vários países e publicou ou organizou mais de 50 livros. Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública (“Em Caixas a Filosofia em-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação. Seus livros estão publicados em castelhano, português, francês, italiano e inglês.

 

Sobre o Fórum de Professores de Filosofia da UECE

Constituído no seio do curso de Filosofia da UECE, é um espaço de comunicação entre o curso e os supervisores nas escolas de educação básica, um espaço de resistência, de aprendizagem e formação. Sob a responsabilidade da professora Dra. Elizabeth Furtado, o fórum vem tendo um papel importante no ensino em geral no estado do Ceará por levantar pautas e discussões de interesse dos filósofos e educadores em geral, como a obrigatoriedade dos componentes no currículo escolar. Organizando eventos, o fórum também fomenta o desenvolvimento científico e as pesquisas sobre o tema, bem como se apresenta como importante espaço de socialização singular dos professores de Filosofia da educação básica e ensino superior no estado do Ceará.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support