BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

A obra “O Ensaio Sobre A Cegueira”, de José Saramago, é tema de live da Biblioteca Pública
A obra “O Ensaio Sobre A Cegueira”, de José Saramago, é tema de live da Biblioteca Pública

Live será transmitida pelo Youtube da Bece no dia 20 de dezembro

 

O programa “Travessias Literárias”, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), revisita a relevante obra “O Ensaio Sobre A Cegueira”, de José Saramago, no dia 20/12, às 15h. O equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, recebe Kerla Alencar, que irá comentar sobre esse clássico da literatura mundial que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. 

 

José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

 

A faixa de programação “Travessias Literárias” será transmitida pelo Youtube da Bece e contará com a mediação de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Biblioteca Pública. 

 

Serviço

Programa Travessias Literárias – O Ensaio Sobre A Cegueira, de José Saramago, comentado por Kerla Alencar.

Dia 20 de dezembro, às 15h

Curadoria: Fernanda Meireles

Youtube da Bece

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support