BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2022
PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2022

PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2022

Programação sujeita a alterações

PROTOCOLOS COVID

  • Para as atividades presenciais, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório. Caso esteja com sintomas de gripe, recomendamos que fique em casa. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.
  • As vagas para o Espaço Infantil são limitadas e serão distribuídas por ordem de chegada.

 

🎯 EXPOSIÇÃO LEITURA E LIBERDADE

A exposição “Leitura e Liberdade” revela outras possibilidades de interpretação do que é um livro, no contexto das artes e da cultura acessível. A exposição visa ampliar o conceito e a visão do livro como acesso, conteúdo, suporte, difusão do conhecimento, inclusão e objeto de investigação, em diversas áreas do conhecimento e da criação. “Leitura e Liberdade” conecta-se às inúmeras possibilidades de interação e de manifestações artísticas e formativas como parte dos serviços e  programação cultural ofertados na biblioteca. O público pode conferir sempre de terça a domingo de 9h às 16h (acesso até às 15h30). 

11 DE JANEIRO – TERÇA-FEIRA

  • 18H | HISTÓRIAS DE QUEM LÊ CONVIDA CLAUDIA LEITÃO

Plataforma: Youtube da BECE / Duração: 50 min / Classificação indicativa: Livre / Mediação: Fernanda Meireles 

O programa propõe conversar com pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e a literatura. O fio condutor da conversa é a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra. A convidada desta edição é Cláudia Leitão, mestra em Direito na USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne (Paris V). Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006). Secretária da Economia Criativa do MinC (2011 a 2013). Dirigiu o Observatório de Fortaleza do Instituto de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza – IPLANFOR (2017-2020) e foi presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE). Consultora em Economia Criativa da OMC e UNCTAD(2013 a 2016). É professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará e  Sócia da Tempo de Hermes Projetos Criativos. 

17  DE JANEIRO – SEGUNDA-FEIRA

  • 10H | ARTE EM REDE – “TÁ ROXEDA –  PODCAST”, COM BICHA POÉTICA (PÊAGÁ) E ALEXANDRE BORBA

Youtube da BECE  / Duração: 2h / Classificação indicativa: Livre

Tá Roxeda” é uma ação de difusão de informações culturais em formato de Podcast, veiculando em seus episódios arteiros, artistas, produtores e pesquisadores de contextos interioranas e de periferia. O projeto acontece especialmente com agentes culturais da região de Sobral (CE) e surge a partir da necessidade de divulgar personalidades locais do universo das artes e cultura, seus processos de criação, técnicas de distribuição, produção e referências estéticas assumidas por estes agentes.

 

  • 15H | TRAVESSIAS LITERÁRIAS – “ENTREVISTA COM O VAMPIRO” DA ANNE RICE COMENTADO POR RITA DAMASCENO

Youtube da Bece / Duração: 1h 

Em janeiro, o programa Travessias Literárias, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará( Bece), visita a obra da escritora norte-americana Anne Rice, uma das mais lidas e celebradas autoras contemporâneas e que faleceu aos 80 anos no dia 12 de dezembro de 2021. Vamos conversar sobre a obra “Entrevista com o Vampiro”, primeiro volume das Crônicas Vampirescas. Em seus livros, Rice escreve sobre vampiros intelectualizados, reflexivos e, muitas vezes, em crise existencial. Embora estejam mortos, seus personagens traduzem as ansiedades e angústias de viver eternamente em busca de um sentido para a vida. A convidada desta edição é Rita Damasceno é jornalista, radialista e uma apaixonada por livros, filmes e histórias de terror/horror. A figura do vampiro está inserida no folclore mundial desde a antiguidade. De cadáveres em decomposição a mulheres e homens sedutores, sua representação traduz as diversas transformações e representações da sociedade. 

18  DE JANEIRO – TERÇA-FEIRA

  • 10H | ARTE EM REDE – “CONTOS DA LUA” (PRODUÇÃO DE CONTEÚDO – QUADRINHOS) DE FELIPE HELÓI

Youtube da Bece / Duração: 1h

O projeto visa a produção da história em quadrinhos online (webcomic) Contos da Lua, que narra a aventura de dois adolescentes negros no interior do Ceará se deparando com um mistério envolvendo o sobrenatural folclore Brasileiro. Eles conhecem todo o misticismo que cerca a família com sua Tia-Avó, desde a mediunidade até a ligação com a Cabocla da Mata, oriunda de mitos indígenas e afro-brasileiros. Uma ode à cultura nordestina, misturando religião, mitos, costumes e estética que valoriza o legado regional. Lançado em plataforma online, com livre acesso para todos os públicos. Felipe Helói é um ilustrador e quadrinista cearense negro que busca na natureza e nas suas vivências sua inspiração. Co-criador do projeto @blackinktober e da exposição “Pra Ficar Claro, Escureci.”

 

19/01 – QUARTA-FEIRA

  • 09H | OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS 2D COM SAULO TIAGO

Inscrições: 12 a 17 de janeiro / Local: Espaço Multiuso/ Duração: 2h

Você tem alguma história com algum personagem em mente e gostaria de dar forma a ele? Você quer saber um pouco sobre como os personagens de desenhos animados, histórias em quadrinhos ou livros ilustrados são feitos? Nessa oficina, iremos conhecer alguns dos princípios básicos para criação de personagem e algumas dicas e exercícios de como conseguir expressar a personalidade da sua figura através do desenho. Com isso, você terá mais uma ferramenta para contar suas histórias. Não é necessário saber desenhar para participar. O único pré-requisito é ter uma ideia, e disposição para rabiscar e imaginar! Bora?

  • 13H | OFICINA DE ZINE COM JANAÍNA ESMERALDO

Inscrições: 12 a 17 de janeiro / Local: Espaço Multiuso / Duração: 3h

A proposta da oficina é apresentar alguns tipos de dobraduras e encadernações possíveis para zines (zine A4 em 4 partes, zine A4 em 8 partes, livreto costurado, livreto grampeado). Os participantes da oficina vão poder criar suas próprias zines, inspiradas em uma vivência pessoal ou como uma apresentação de si mesmes, a partir de um dos modelos apresentados. Janaína Esmeraldo gosta de histórias simples sobre pessoas e sentimentos, comida, plantas e bicicleta. Ela é de Fortaleza e mora em Recife, onde faz quadrinhos para contar as suas aventuras como uma pessoa comum além de trabalhar como engenheira eletricista. Ela envia seus quadrinhos na newsletter Cabelo-nuvem e tem se divertido inventando zines de dobraduras.

20  DE JANEIRO – QUINTA-FEIRA

  • 15H | DESCOBERTAS DA PESQUISA ACADÊMICA “PRETAGOGIA – CONSTRUINDO UM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE BASE AFRICANA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS” COM GERANILDE COSTA E SILVA

Plataforma: Youtube da BECE/ Duração: 50 min/ Classificação indicativa: Livre / Mediação: Rodrigo Ribeiro

É uma iniciativa da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento voltada à apresentação dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa nas várias áreas das Ciências Humanas. Para tanto, o programa tem uma pergunta norteadora: como a pesquisa na Biblioteconomia, – na Literatura, na Antropologia, na História, por exemplo, – é realizada? Neste sentido, o programa conta com a participação de professores com larga experiência no trato com a pesquisa e seus procedimentos teóricos, técnicos e metodológicos, buscando, assim, esmiuçar os pormenores do trabalho acadêmico de investigação e análise de um determinado tema de estudo em uma das áreas do conhecimento acima citadas. O Descobertas… propõe aproximar a Bece dos pesquisadores que, em algum momento, consultaram o seu acervo. 

21 DE JANEIRO  SEXTA-FEIRA

     
17H | LANÇAMENTO DO LIVRO (INFANTIL) “ JOÃO E MARIA DE (DRYCCA FREITAS)

 Youtube da BECE / Duração: 50 min / Classificação indicativa: Livre / Mediação: Marta Pinheiro 

Popular na versão contada pelos irmãos Grimm, em 1812, a história de “João e Maria” ganhou uma nova versão pelas mãos da escritora cearense Drycca Freitas, que recentemente lançou o livro “João e Maria, Uma Releitura de Paz”. O conto original aborda a história de dois irmãos abandonados pelos pais numa floresta por não terem condições de alimentar os filhos, no período em que a Europa foi alvo de uma grande crise de fome e canibalismo. A história de “aventura” voltada para o público infantil é pautada em abandono, mentira, roubo, sequestro, canibalismo e assassinato.“Por que continuamos a repassar essa história adiante e a ensinar nossos filhos e alunos, inconscientemente, que está tudo bem agir como os personagens”? questiona a autora, que contou com a consultoria da psicopedagoga Pri Austin para escrever o livro.

22 DE JANEIRO – SÁBADO

  • 10h | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS – “ININE”, COM EDIVALDO BATISTA E JULIANA ROZA

15H | CLUBE DE LEITURA DE LITERATURA FANTÁSTICA

Youtube da Bece / Duração: 3h

O Clube de Literatura Fantástica é uma ocasião para conversar, contar e ler trechos de livros de fantasia, horror, mistério, enfim, obras nacionais ou não que abordem  realidades fantásticas. Como mote da primeira parte do primeiro encontro, temos a obra “A Rainha do Ignoto”, livro de terror escrito em 1899 pela cearense Emília Freitas, pesquisado e comentado por Brenda Silva, da equipe da Bece. Traga um livro de literatura fantástica que você gosta pra ler um trechinho.

23 DE JANEIRO – DOMINGO

  • 10h | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS – “UM MUNDO DE HISTÓRIA”, COM GORETE COSTA 

 

24 DE JANEIRO – SEGUNDA-FEIRA

  • 10h | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS – “JOÃO CABEÇA DE BALÃO“ , COM O PROJETO CARAMBOLA

 

  • 19H | ABERTURA DA PRÉ-BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ

 

Trazendo como marca a Diversidade e a Bibliodiversidade da Literatura brasileiro, a abertura da Pré-Bienal será na segunda-feira, dia 24, às 19 horas, com a apresentação da Programação e um Bate-Papo com os Curadores, os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku, responsáveis pela curadoria dos dois eventos, Pré-Bienal e Bienal. O encontro será conduzido pelo Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará contará com Rodas de Conversa, Palestras e Mesas de Debates; com o projeto Bienal Escuta; com oficinas temáticas e lançamentos de livros; além de atividades de Leituras Públicas e espetáculos lítero-musicais, entre outras. As atividades e ações culturais serão realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e ampliando sua presença em outros locais fora do espaço físico da Bece, em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público, de acordo com as orientações sanitárias.

📌A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (@secultceara), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), e realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do @institutodragaodomar

25 DE JANEIRO – TERÇA-FEIRA

  • 09H | OFICINA DE “CONSTRUÇÃO DE TIRINHAS “ COM PJ BRANDÃO

Inscrições: 17 a 21 de janeiro / Faixa etária: a partir de 14 anos / Local: Espaço Multiuso / Duração: 4h       

A partir de uma série de exercícios criativos em sequência, os alunos devem colocar em prática direcionamentos que materializam algumas das teorias da linguagem dos quadrinhos, principalmente a partir da limitação espacial do formato tira. Cada exercício é um desafio que gera, no fim, uma tira entre 3 e 4 quadros. Conteúdos Trabalhados: Narrativa curta, Desenho Narrativo, Composição. PJ Brandão é professor universitário. Já ministrou oficinas em espaços como Porto Iracema das Artes, Vila das Artes, nas universidades federais do Ceará (UFC), do Cariri (UFCA), do Maranhão (UFMA), dentre outros. Atualmente se divide entre a pesquisa sobre quadrinhos no doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC) e a produção dos podcasts HQ Sem Roteiro, Sobre Fotografia e Podcast Nicolas.

  • 10H | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS -“CONTOS DE BICHOS E OUTROS SERES”, COM EDIVALDO BATISTA

https://youtu.be/zjGcAfKzpNA

  • 17H | LANÇAMENTO DO LIVRO (infantil) “JOÃO E JÚLIA” DE (LÉO MACKELLENE)

Youtube da BECE / Duração: 50 min/ classificação indicativa: Livre / Mediação: Marta Pinheiro

O livro narra momentos do cotidiano – a que geralmente dá-se pouca importância − em que se dão diálogos espontâneos entre pais e filhos sobre assuntos dos mais diversos e que revelam o quão profundos podem ser os aparentementes e mais simples questionamentos de uma criança, seja quando pergunta do significado de uma palavra banal (para os adultos), seja quando chama para brincar no quintal (no que os adultos costumam considerar como “perda de tempo”), seja quando se pergunta sobre a existência ou não de Deus ou mesmo quando fala de medos tão comuns na infância, como o medo do escuro, ou ainda de medos que perduram até a idade adulta, como o medo da morte; mesmo aí, nessas perguntas repetidas tantas vezes, reside o gérmen da mais profunda filosofia. É um livro, portanto, de filosofia de criança para criança (por Argentina Castro). Léo Mackellene – é escritor, poeta, músico e professor. Mestre em “Literatura e Práticas Sociais” pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando em “Educação” pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Em 2018, foi empossado membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE).

26 DE JANEIRO – QUARTA-FEIRA

  • 10H | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS -ESPETÁCULO “CONTOS AFRICANOS”, COM GORETE COSTA

 YouTube Bece / 50 minutos / Livre

 

17H | LANÇAMENTO DO LIVRO “AUTO DE INCINERAÇÃO” DO ESCRITOR DÉRCIO BRAÚNA

 YouTube Bece / 50 minutos / Livre / Mediação: Marta Pinheiro

Auto de incineração é uma obra poética que se escreve na linha de fronteira entre os gêneros literários, na busca por construir um pensamento poético sobre as linhas que enlaçam a experiência do tempo e da individualidade. Uma poética que se faz vorando todas diferentes matérias, diferentes registros da experiência humana para com eles pensar sobre “a mais absoluta penúria da poesibilidade”. Mais que um livro de poesias, é antes um livro poético (no sentido largo do termo), uma obra em que um pensamento poético se coloca diante de valores, ideias, imagens de um tempo e com eles tece a sua possibilidade. É cearense, de Limoeiro do Norte; bancário e historiador (mestre e doutorando em história social/UFC), com estudos sobre as relações entre história e literatura. Tem estudos acerca da obra do escritor moçambicano Mia Couto. Atualmente, desenvolve pesquisa acerca do pensamento sobre a história na obra do escritor José Saramago. É autor de diversas obras poéticas, de reunião de contos e de estudos historiográficos, além de obras coletivas (poesia, ensaios). Seu livro Esta solidão aberta que trago no punho, de 2019, foi selecionado entre os semifinalistas ao Prêmio Oceanos de Literatura/2020.

27 DE JANEIRO – QUINTA-FEIRA

  • 10H | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS -ESPETÁCULO “O LIVRO, MEU AMIGO”, COM O GRUPO RECONTAR

 YouTube Bece / 50 minutos / Livre

 

28 DE JANEIRO – SEXTA-FEIRA

  • 10H | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS – “SUDIKA – MBEMBI E A GRANDE CRIATURA”, COM EDIVALDO BATISTA E JOHN MORAIS

 YouTube Bece / 50 minutos / Livre

 

  • 15H ÀS 16H | PROGRAMA ACERVO EM EVIDÊNCIA: O CEARÁ E OS CEARENSES NAS PÁGINAS DA REVISTA “O CRUZEIRO” 

 YouTube Bece / 60 minutos / Livre / Comentários: Rodrigo Alves Ribeiro / Mediação: Carla Vieira

Release: O Projeto Acervo em Evidência propõe-se a dar destaque ao acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará através da apresentação e problematização de temas de análise relevantes à pesquisa em Cultura, História, Biblioteconomia, Sociologia, Antropologia e demais áreas das Ciências Humanas. O tema de abertura do Projeto Acervo em Evidência será: O Ceará e os Cearenses nas Páginas da Revista “O Cruzeiro”.

29 DE JANEIRO – SÁBADO

  • 10H | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS – “HORA DE CONTAR E ENCANTAR”, COM O GRUPO FORMOSURA

 YouTube Bece / 20 minutos / Livre

 

  • 10H30 | PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS -“HISTÓRIA DA BISAVÓ” COM O GRUPO FORMOSURA

 YouTube Bece / 30 minutos / Livre

31 DE JANEIRO – SEGUNDA-FEIRA

  • 17H | LANÇAMENDO DO LIVRO “ALÉM DO VÉU”, DO ESCRITOS IGOR GIRÃO. MEDIAÇÃO DE LÉO CASTILHOS

 YouTube Bece / 50 minutos / Livre

 

Depois de um evento sobrenatural no seio da floresta amazônica, o guarda-florestal Samuel se vê enredado no meio de acontecimentos que desafiam os pilares do que para ele, eram a realidade. “Além do Véu” apresenta um anjo que viveu como ateu e agora precisa acreditar que é um herói, mas será que ele é mesmo?
Nessa eletrizante narrativa, as percepções de bondade e maldade se misturam e se convergem sob as faces de uma história de amor e sacrifício, de auto conhecimento e superação, de aprendizado e perdão. É perigoso subestimar o papel de qualquer pessoa. Somos responsáveis pelo nosso destino, ou tudo já foi escrito?  Igor Girão, 33 anos, é natural de Fortaleza, Ceará. Cadeirante e pessoa com deficiência visual (baixa visão). Bibliotecário graduado pela UFC, Igor Girão tornou-se a primeira pessoa com deficiências múltiplas com mestrado em CI no Brasil. Atualmente integra a equipe da Biblioteca Estadual do Ceará como um dos bibliotecários do Setor de Leitura Acessível. Como autor, colabora com o canal “Conto um Conto”, onde escreve de forma independente contos para serem lidos, disseminando informação e incentivando a leitura para pessoas cegas e com baixa visão. A falta de canais e repositórios com ênfase nas pessoas com deficiência, eram um entrave a mais para desenvolver qualquer trabalho nesse sentido, divulgação e trocas de experiências com outros criadores, com outras histórias de vida e outras jornadas. Com essa barreira superada, novas criações verão a luz do lado de fora da gaveta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support