WhatsApp Image 2023 03 17 at 18.14.23

Lugar de memória, cultura, diversidade e conhecimento, Biblioteca Pública do Ceará completa 156 anos no próximo dia 25

Maratona de narradoras de histórias, encontro internacional de mulheres cordelistas, abertura de acervo de cordéis, clube de leitura, programação infantil, lançamento de livro e atividades culturais fazem parte da programação

O equipamento cultural mais longevo do Estado, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece), considerada um espaço-símbolo, completa 156 anos no mês de março. Para celebrar a data, a biblioteca-parque preparou uma programação diversificada, que ocorre entre os dias 18 e 26 de março, em diferentes formatos: na sede da biblioteca, em cinco cidades do Estado, em escola pública e virtual. Todas as atividades oferecem acesso gratuito.

“Partilhar o mundo todo para todo mundo”. A programação especial tem início com clube de leitura e a Maratona de Narradoras “Histórias de Contadores e Contadoras de lá e de cá”. A Maratona também comemora o Dia Internacional dos Contadores de Histórias (20) e ocorre do dia 18 ao dia 20 de março nas cidades de Iguatu, Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza. 

Já nos dias 21, 22 e 24, a Bece realiza o Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas, com rodas de conversa, homenagens e a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres — que somam 200 títulos de 12 autoras.

WhatsApp Image 2023 03 17 at 18.11.09

No dia 24, a Biblioteca Pública celebra os seus 156 anos com uma grande festa que contará com feira literárias, sarau, apresentações literárias e musicais, maracatu, batalha de rap e muito mais. 

Para a superintendente da Bece, Suzete Nunes, a Casa chega aos 156 anos com a consolidação de seu novo conceito, biblioteca-parque: “desde sua reabertura, a Bece, que é lugar de encontro e formação de gerações de leitores e pesquisadores, é também lugar de atividades culturais, educativas e formativas.”, afirma a superintendente, que completa: “o novo conceito da Biblioteca trilha caminhos de inclusão e cidadania ao se expandir e levar  atividades para diferentes bairros de Fortaleza e regiões do Estado. A nossa Biblioteca chega aos 156 anos moderna e construindo futuros.”.

Inaugurada em 25 de março de 1867, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — passou por uma ampla modernização e reabriu as portas em agosto de 2021 com novos espaços e acervo ampliado, cumprindo a missão de difundir o livro, a leitura e a informação, além de promover a fruição da arte, do lazer e da cultura. Com mais de um século e meio de atividade, a Biblioteca Pública é uma referência para a população cearense, como depositária do acervo bibliográfico do estado e como guardiã de um dos mais importantes acervos do país.

Ler, escrever, dialogar, pensar… Para Enide Vidal, a Bece tem uma relação profunda com o livro, o conhecimento, a Cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará. “A Bece é uma entidade guardiã da memória. Que a nossa Biblioteca Pública tenha muitos mais anos de vida pela frente, cumprindo seus propósitos e alimentando de informação e cultura as almas cearenses.”, comemora a Diretora. 

WhatsApp Image 2023 03 17 at 18.12.39 1

Maratona de Narradoras

A Bece realiza o “Histórias de Contadores e Contadoras de Cá e de Lá” em parceria com a Rede de Narradores de Histórias do Ceará. As apresentações serão realizadas por mulheres narradoras e acontecem nos dias 18 e 20 de março nas cidades de Iguatu, Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza. A cidade de Iguatu recebe a narradora Carlê Rodrigues no dia 18/3, às 15h, na Praça da Juventude, Ocupação Filadélfia. No dia 20/3 ocorre uma Maratona de Narradores nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Itaitinga e Pacajus. Às 10h, Claudia Machado, Deniz Machado e Lourene Pinheiro estarão na Biblioteca Comunitária Laura Barros de Lima, em Itaitinga. Já em Pacajús, Elzilene Nóbrega se apresenta às 15h, no Centro Cultural Maloca dos Brilhantes. A Escola de Saberes de Barbalha recebe Elisabete Pacheco, Conceição de Maria, Jerônimo Gonçalves, Aline Sousa, Regiane Rodrigues, Dasdores Santos e Rebeca Baía, também às 15h. Por fim, Nádia Aguiar, Luiza Torres e Ana Patrícia Moura se apresentarão, às 15h, no Espaço Popular de Artes, em Fortaleza.

WhatsApp Image 2023 03 17 at 18.13.19 3

Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas

Destaque na programação do mês, o Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas é realizado em parceria com a Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Xilógrafas, Cantadoras e Repentistas e ocorre em formato híbrido entre os dias 21 e 24 de março. A programação conta com duas mesas temáticas virtuais, com transmissão ao vivo pelo canal de youtube da Bece. 

A primeira mesa ocorre às 10h do dia 21, conta com a temática “Cantoria e poesia popular feminina no Brasil e em Portugal”, realiza uma homenagem à Mestra Josenir Lacerda e traz Fanka Santos (Brasil), Ria Lemaire (França), Josy Correia (Brasil/Portugal) e Milene Mendonça (Portugal).

A segunda mesa aborda a temática “Mulheres na poesia e na arte popular: os movimentos contemporâneos no cordel e na xilogravura”, ocorre às 10h do dia 22 e conta com a participação de Julie Oliveira (CE), Paola Torres (CE), Lucélia Borges (SP), Josy Correia e Luciana Costa (Brasil/Portugal).

no dia 24, às 15h, na sede da Biblioteca, é realizada a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres, uma coleção especial de folhetos e livros de poesia popular. O momento conta com a participação de Vânia Freitas, Ivonete Morais e Mariana de Lima.

Dia Internacional da Síndrome de Down 

No dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, a Bece, em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), realiza uma série de atividades para promover a inclusão e o empoderamento das pessoas com síndrome de Down. Como destaque, será exibido o filme “Expedição 21”, às 14h, no Auditório do CDMAC. Após a sessão, será realizada uma roda de conversa sobre o anticapacitismo, na qual os participantes discutirão as diferentes formas de preconceito e discriminação e as estratégias para combatê-las.

WhatsApp Image 2023 03 17 at 18.11.22 1

Uma festa para todas as idades

No dia 24, a partir das 16h, uma grande festa toma conta da Biblioteca Pública. Com uma programação diversificada a celebração dos 156 anos inicia com Abertura do Acervo de Mulheres Cordelistas da Bece, às 16h. Em seguida, acontece a Batalha Cururu Skate e Rap. O Coral da Bece se apresenta às 16h50. Já às 17h30, inicia o Sarau da Bece

Como parte da programação e em celebração do Dia do Maracatu Cearense (25), o Maracatu Vozes da África, um dos mais antigos da cidade, inicia sua apresentação às 18h30. Na sequência, Parahyba e a Cia. Bate Palmas apresenta um show vibrante e participativo, onde destacam-se os ritmos brasileiros, em especial os nordestinos. Ainda celebrando o nordeste, o cantor e compositor Juruviara encerra a programação com o Forró Manzape, a partir das 19h30. No show, o repertório do grupo irá transitar pela tradição festiva do Nordeste, trazendo o Forró em todas as suas vertentes: passeando pela tradição do Rei Luiz Gonzaga e do mestre Jackson do Pandeiro, até chegar ao forró contemporâneo dançante com muita personalidade e alegria. A celebração ocorre na Calçada da Bece, aberta a todos os públicos.

WhatsApp Image 2023 03 17 at 18.13.20

E mais

Uma festa para todas as idades. A Biblioteca Pública realiza, no dia 18, às 9h30, o Clube de Leitura “Meu Tempo é Hoje”. A programação voltada ao público infantil é realizada nos dias 18 e 26, sempre pela manhã e à tarde. O espetáculo “O Circo da Chapeuzinho Vermelho” com Cia Catavento acontece no dia 18, já o espetáculo “Três Histórias” com Gal Saldanha será realizado no dia 26. Já às 14h também do dia 26, acontece o RPG na Bece, com o tema “Jornada dos Guardiões da Biblioteca”. 

O Rolê da Bece será realizado na terça-feira (21) na Escola EEMTI Monsenhor Dourado: às 14h é realizada a roda de conversa “Há espaço para biblioteca em uma escola? A relação de adolescentes com a leitura e literatura” com Tuyra Andrade e Jessika Sousa. Na sequência, às 15h30, é realizado o Sarau com Pretarau.

Como atividade integrante do Temporada de Arte Cearense (TAC), a Biblioteca Pública recebe na quarta-feira (22), às 16h, a roda de conversaCirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia” com Tainara Eugenio, Matheus Santos, Pedro Capitango, Borboleta Raiely e Fernanda Damião. 

Na quinta-feira, dia 23, às 15h, a professora Dra. Virgínia Bentes participa do programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica onde discorrerá sobre o tema “Meninas e mulheres nordestina na ciência da Informação e Biblioteconomia“. A live acontece no Youtube da Bece e a mediação será feita por Valesca Dantas. 

Movimento pioneiro de luta abolicionista. Encerra a programação do dia 23, o escritor Vinicíus Ferraz com o lançamento do livro “O liberto e a revoada do dragão”, às 18h. O livro voltado para o público jovem trata das histórias de vida do ex-escravizado José Luís Napoleão (Liberto Napoleão) e de Chico da Matilde (Dragão do Mar) e de como mobilizaram a Greve dos Jangadeiros para o fechamento do porto de Fortaleza ao tráfico-interprovincial.

Serviço

Programação em alusão aos 156 anos da Biblioteca Pública do Ceará

Dia 18/03 (sábado)
9h30 • Clube de Leitura “Meu Tempo é Hoje”
Tema: Personagens de Livros Inesquecíveis
Local: Hall do -2 da Bece (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro)

10h e 15h • Programação infantil: O Circo da Chapeuzinho Vermelho, com Cia Catavento
Local: Alpendre da Bece (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro) 

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com a Carlê Rodrigues
Cidade: Iguatu
Local: Praça da Juventude, Ocupação Filadélfia (Rua Dr. Moacir Souza Rocha S/N)

Dia 20/03 (segunda-feira)

10h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Claudia Machado, Deniz Machado e Lourene Pinheiro
Cidade: Itaitinga
Local: Biblioteca Comunitária Laura Barros de Lima (Rodovia Edson Queiroz S/N – Carapió)

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Elzilene Nóbrega
Cidade: Pacajus
Local: Centro Cultural Maloca dos Brilhantes (Av. Lúcio José de Menezes, 1107)

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Elisabete Pacheco, Conceição de Maria, Jerônimo Gonçalves, Aline Sousa, Regiane Rodrigues, Dasdores Santos e Rebeca Baia
Cidade: Barbalha
Local: Escola de Saberes de Barbalha (Rua Senador Alencar, 368, Centro)

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Nádia Aguiar, Luisa Torres e Ana Patrícia
Cidade: Fortaleza
Local: Espaço Popular de Artes (Rua Maria Saraiva, 41, Bairro Dias Macedo)

Dia 21/03 (terça-feira)

10h • BECE Cordel: Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas
Mesa “Cantoria e poesia popular feminina no Brasil e em Portugal” (homenagem à Mestra Josenir Lacerda), com Fanka Santos, Ria Lemaire, Josy Correia e Milene Mendonça
Local: Youtube Bece

14h • Dia Internacional da Síndrome de Down 
Exibição do filme “Expedição 21”
No Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Após a sessão, será realizada uma roda de conversa sobre o anticapacitismo

Rolê da Bece
14h • Roda de Conversa “Há espaço para biblioteca em uma escola? A relação de adolescentes com a leitura e literatura”, com Tuyra Andrade e Jessika Sousa

15h30 • Sarau com Pretarau
Atividade voltada para os alunos da EEMTI Monsenhor Dourado
Local: EEMTI Monsenhor Dourado, Av. Sgt. Hermínio Sampaio, 4600 – Padre Andrade, Fortaleza – CE, 63475-075.

Dia 22/03 (quarta-feira)

BECE Cordel: Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas
10h • Mesa “Mulheres na poesia e na arte popular: os movimentos contemporâneos no cordel e na xilogravura”, com Julie Oliveira, Paola Torres, Lucelia Borges, Josy Correia e Luciana Costa
Local: Youtube Bece

16h • TAC – Roda de conversa “Cirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia”, com Tainara Eugenio, Matheus Santos, Pedro Capitango, Borboleta Raiely e Fernanda Damião. 
Local: Multiuso da Bece (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro)

Dia 23/03 (quinta-feira)

15h • Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “Meninas e mulheres nordestina na ciência da Informação e Biblioteconomia”, com Virginia Bentes e mediação de Valesca Dantas
Local: Youtube da Bece

18h • Lançamento de Livro “O liberto e a revoada do dragão” de Vinicíus Ferraz, com mediação de Kelliynhinha Farias
Local: Alpendre da Bece (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro)

Dia 24/03 (sexta-feira) | Programação especial Bece 156 anos

15h30 • BECE Cordel: Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas
Abertura do Acervo de Mulheres Cordelistas da Bece, com Vânia Freitas, Ivonete Morais e Mariana de Lima
Local: na Coleção Ceará da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro) 

Batalha Cururu Skate e Rap, Coral da Bece, Sarau da Bece, Maracatu Vozes da África, Parahyba e Cia. Bate Palmas, Juruviara e Forró Manzape
A partir das 16h
Local: Calçada da Bece (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro) 

Dia 26/03 (domingo)

Programação infantil: Três Histórias
Às 10h e 15h, com Gal Saldanha
Local: Alpendre da Bece (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro) 

RPG na Bece | Jornada dos Guardiões da Biblioteca
Às 14h
Local: Sala Multiuso da Bece (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro)

Leia também