Blenda Furtado
| |

FORMAÇÃO NOVEMBRO

Confira as oficinas que a Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza no mês de novembro. Inscreva-se!

FESTIVAL AFROCEARENSIDADES 

  • [CONVOCATÓRIA BECE] Curso “Protagonismo Negro na cultura pop – representatividade e ancestralidade” com Felipe Helói e Coletivo Black Heroes Ceará 

Dias: 18, 19, 24 e 25  de novembro
Horário: 14h às 17h
Carga horária:  20h
Faixa etária: Acima de 16 anos 
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará 
Público alvo: Jovens negros e negras, lgbtqia+, moradores de periferia e interessados
Período de inscrição: 9 a 17 de novembro 
Inscrição: https://forms.gle/XZ61NZmCQ2aVczTf6 
Vagas: 30 

Descrição: Este percurso formativo tem como objetivo, integrar debates de caráter étnico raciais através de elementos representativos para a comunidade negra. O curso oferece uma perspectiva leve e dinâmica, pelo olhar cultural do que é pop e que gera atravessamentos em nossa juventude, e nada melhor do que o universo geek para contribuir com essa jornada de saberes.

Sobre Felipe Helói: Ilustrador e quadrinista, nascido em Fortaleza/Ce. Desenhando e escrevendo desde criança começa a se profissionalizar com artes visuais ao iniciar o curso de Oficina de Quadrinhos em 2013 e em 2014 o percurso de artes visuais no Porto Iracema das Artes. Ao passar por esses cursos começa a trabalhar como freelancer de ilustração e a participar de feira de quadrinhos, como no SANA (2016-dias atuais) participando de todas edições desde então e de feiras fora do Ceará como HQPB (2018).

Sobre o Coletivo Black Heroes Ceará: Coletivo de gente preta, que é nerd, que é da cultura e que quer contribuir para que os eventos de cultura geek se tornem cada vez mais representativos e acessíveis. 

FESTIVAL AFROCEARENSIDADES 

  • [CONVOCATÓRIA BECE] Oficina “Poesia visual: Blackout nas ideias!”, com Lais Eutália

Dias: 11 e 12 de novembro (sábado e domingo) 
Horário: 09h às 12h e 14h às 16h
Carga horária:  10h
Faixa etária: Acima de 16 anos 
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará 
Público alvo: Jovens entre 16 e 29 anos e interessados no tema 
Período de inscrição:  01 a 10 de novembro 
Inscrição: https://forms.gle/xaRwG9FS7FwtmzmG7
Vagas: 20 

Descrição: A atividade será realizada a partir da exposição dialogada entre atividades práticas e de conteúdo (contextualização histórica da poesia blackout e nomes relevantes que utilizam essa técnica, possibilidades de uso dessa técnica em escolas e bibliotecas). A poesia blackout é uma técnica de escrita que foge do convencional, ao se utilizar de recursos visuais. O intuito é brincar com as palavras, criando novas possibilidades para a fruição artística e aguçando a sensibilidade e criatividade. O primeiro dia da oficina será voltado à teoria e o segundo para a realização das atividades práticas.

Sobre Lais Eutália: Aprecia livros, leitura e bibliotecas, escreve poemas e se sente realizada em sala de aula. Pensa memória, patrimônio, cotidiano e questões raciais. Publicou de maneira independente “um balaio só: 12 poemas” (2021).

  • [PARCERIA SESC] Oficina “Construindo Personagens De Mangá” com Blenda Furtado
Blenda Furtado

Dias: 21, 22 e 23 de novembro
Horário: 09h às 12h (dias 21 e 22) e 09h às 13h (dia 23)
Carga horária:  10h
Faixa etária: Acima de 14 anos 
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará 
Público alvo: A Oficina de Mangá será destinada a alunos a partir de 14 anos que gostem de Mangá e gostariam de aprender a desenhar personagens de Mangá no estilo mais realista ao mais fofinho/estilizado (chibi).
Período de inscrição: 07 a 17 de novembro
Inscrição:  https://forms.gle/C5iB7p2B2o2mLiLg9
Vagas: 30 

Descrição: A oficina apresentará, de uma forma lúdica e didática, os diversos e celebrados modelos de personagens das histórias em quadrinhos japoneses, mostrando como desenvolvê-los através do desenho.

Sobre Blenda Furtado: Ilustradora, arte finalista, trabalha com quadrinhos e comissions. Foi agraciada com o Prêmio Al Rio na categoria revelação em 2017. Com a produção de artes encomendadas, ilustração institucional e editorial, desde 2013 tem participado com desenhos publicados em livros relacionados à quadrinhos, ilustração, rpg e outros.  Suas últimas publicações foram como Arte Finalista do Selo Pagu Comics do Streaming de Quadrinhos Social Comics, além de ilustrações para livros de RPG publicados pela Editora Jambô. Atualmente publica semanalmente tirinhas da Nanda (personagem de sua autoria), que saem todas as sextas feiras no Jornal O Povo e exclusivamente no Estúdio como coordenadora, professora de Desenho e Mangá.

  • Oficina “Organização Básica de Acervo” com Aparecida Lavor, Lucileide Nascimento e Jéssika Sousa
Organizacao Basica de acervo

Dias: 21 e 22 de novembro
Horário: 09h às 12h 
Carga horária:  12h
Faixa etária: Acima de 18 anos 
Local: Google Meet da Bece
Período de inscrição:  07 de novembro a 17
Inscrição:  https://forms.gle/KqVi71zbJUhN3wjRA
Vagas: 40 

Descrição: Durante o curso será apresentado: os tipos de bibliotecas, história do livro, registro de obras, cadastro de usuário, empréstimo, classificação por cores, regulamento da biblioteca e conservação do acervo.

Sobre Jessika Sousa: É formada em Biblioteconomia pela UFC e pós graduada em Gestão Estratégica em Bibliotecas Públicas e Escolares pela FASEC. Já atuou como profissional de apoio em escola pública no município de Eusébio. Hoje atua como bibliotecária no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE).

Sobre Lucileide Nascimento: Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Administração Estratégica de Arquivos pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE. Tem Formação Pedagógica em Pedagogia pela Braz Cubas Educação.

Sobre Maria Aparecida de lavor: Bibliotecária especialista em bibliotecas públicas e escolares, gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará. Ministrante de vários capacitações na área.

FESTIVAL AFROCEARENSIDADES 

  • [CONVOCATÓRIA BECE] Oficina “Pensando relações raciais e branquitude no Brasil” com Izabel Accioly 
Foto 01 Izabel Accioly

Dias: 28, 29 e 30  de novembro
Horário: 14h às 17h (dias 28 e 29) | 14h às 18 (dia 30) 
Carga horária: 10h
Faixa etária: Acima de 18 anos 
Local: Google Meet da Bece 
Público alvo: Todos os interessados nessa temática 
Período de inscrição:  18 de novembro à 26 de novembro 
Inscrição: https://forms.gle/z2PT5HjuYYNcwvgu9
Vagas: 30 

Descrição: A proposta da oficina é apresentar alguns conceitos importantes como racismo, mito da democracia racial, mestiçagem, preconceito racial de marca e de origem, colorismo, lugar de fala, auto percepção e classificação racial. Tais conceitos serão exemplificados a partir de trechos da literatura brasileira. Além disso, refletir sobre branquitude, privilégio branco, fragilidade branca, excepcionalidade branca, pacto narcísico da branquitude, branquitude crítica e acrítica, suas características e as possibilidades e impossibilidades de pessoas brancas na luta antirracista. São momentos de aprendizado tanto em teoria quanto em experiências de vida entre nós.

Sobre Izabel Accioly:  Antropóloga e professora. Izabel Accioly é mestre em Antropologia Social pela UFSCar, graduada em Ciências Sociais pela UFC. Pesquisadora do Hybris, Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades da USP/UFSCar. Ministrante do curso Estudos interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, gênero e classe organizado pelo Paralaxe, Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC. Está engajada em pesquisar, debater e lecionar sobre Relações Raciais e a Branquitude no Brasil. Negra mulher, mãe do Vinícius e feminista interseccional.

Leia também