L00Pvr.WhatsApp Image 2023 04 13 at 12 17 14
|

Bece divulga a programação cultural entre 26 a 30 de abril

Na última semana de abril, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, segue oferecendo uma programação diversa e gratuita. Confira:

Nesta quarta-feira (26), às 19h, no canal do Youtube, a Bece recebe o ator, humorista e advogado Haroldo Guimarães no programa Papo Negro, que enfoca a temática da negritude atravessando vida e obra de personalidades e artistas. Nesta edição conheceremos a trajetória de Haroldo, uma das vozes negras que mais reverberam hoje em diversas mídias e espaços: telas, redes sociais, salas de aula e meio jurídico, ao mesmo tempo. A mediação da conversa será feita por Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Biblioteca Pública. A atividade contará com acessibilidade em Libras. 

Por que revisitar ‘Urupês’ mais de cem anos depois? Haveria futuro em um país de jecas?

Essas e outras perguntas serão debatidas no programa Acervo em Evidência, nesta quinta-feira (27), às 16h, no canal do Youtube Bece. Com o tema “Por que revisitar ‘Urupês’ mais de cem anos depois? Leituras possíveis dos contos de Monteiro Lobato“, o doutor em História Social, Daniel Alencar revisita os contos lobatianos,  numa discussão sobre a nacionalidade brasileira pautada na figura do Jeca Tatu, seria uma visão autêntica do homem do campo ou uma distorção da realidade pelos donos de terra? A mediação da conversa será feita por Ana Karinne Garcia, historiadora e coordenadora da Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Biblioteca Pública. A atividade contará com acessibilidade em Libras. 

Lançamento de Livro

A escritora Maria Cristiane Lopes da Silva lança no dia 27, às 18h, o livro “Círculos de Construção de Paz – Experiências e Olhares na Escola Pública”. A obra tem como objetivo compreender e identificar recursos metodológicos inspirados nas tradições dos povos indígenas da América e do Canadá e que se propagaram mundialmente como uma das principais vertentes das práticas restaurativas embasadas nos princípios e valores da justiça restaurativa. Dessa forma, os Círculos  de Construção de Paz chegam a algumas escolas públicas cearenses sendo desenvolvidos de acordo com as possibilidades e limites do contexto escolar. 

 Conectando práticas Acessíveis

No mês em que se celebra diversas datas alusivas à acessibilidade, o programa Diálogos Bece – Acessibilidade Cultural traz o tema “Equipamentos de cultura, conectando práticas acessíveis” para discussão no dia 28 de abril, às 10h, no setor de Leitura Acessível. Para conversar sobre os meios e modos da produção cultural acessível e o seu fazer no dia a dia, a Bece convidou representantes de equipamentos culturais da Secult Ce para o bate-papo, estarão presentes: Carlos Viana e Alana Oliveira (Museu da Cultura Cearense); Kenia Alice (Cinema do Dragão do Mar); Victória Sâmia (Centro Cultural Bom Jardim). A mediação será feita por Igor Girão, bibliotecário da Biblioteca Pública. A atividade contará com acessibilidade em Libras. 

Infantil

A programação infantil neste final de semana (29 e 30) ficará por conta do Grupo VemArt e da artista Fátima Muniz. O Grupo VemArt apresentará no sábado (29), às 10h, o espetáculo A Escolinha do Mar”, e no domingo (30), às 15h, o espetáculo “A Arca de Noé”. Já a contadora de história Fátima Muniz apresentará o espetáculo “À flor da pele” no sábado (29), às 15h, e no domingo (30), às 10h

Temporada de Artes Cearense

Entre os dias 26 e 30 de abril, a Bece recebe uma diversificada programação da Temporada de Artes Cearense, uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secult Ceará em parceria com o IDM. 

No dia 26/04, às 10h e 15h, acontece a leitura dramática “Relato sobre o tempo das redes”. O projeto tem texto, leitura e realização de Abdiel Anselmo, escritor e realizador audiovisual. O autor propõe uma leitura dramática seguida de uma roda de conversa sobre o processo de criação da obra e temas voltados à vida nas redes sociais.

Já no dia 28/04, às 14h, acontece a Roda de Conversa “Quando fui oráculo: Mar de mulheres“, com Priscila Machado e Carla Correia convidando Vitória Andrade. A instalação-poética propõe uma experiência imersiva na obra das jovens poetas independentes cearenses Carla Correia e Priscila Machado, assim como a promoção do livro de poesia Quando fui Oráculo, primeira publicação das autoras, com ilustrações da artista visual Luana Beatriz. A instalação conta com recursos visuais, sonoros e performances das autoras, além de debate sobre a escrita literária independente feminina com escritoras convidadas. Neste segundo encontro, o projeto contará com a participação de Vitória Andrade. 

No dia 29/04, às 16h, o projeto “Caminhos & Letras” realiza seu segundo encontro. A Rota 2 traz como tema “A Poesia da Cidade se Põe no Mar da Draga”, e contará com a mediação de  Talles Azigon. Partindo da Bece, às 16h, o percurso pensa como as paisagens de Fortaleza foram imaginadas por poetas e letristas Cearenses da Contemporaneidade, o que a Literatura revelou e escondeu de nossa cidade. Caminharemos por dentro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tomaremos a Rua dos Tabajaras e encerraremos na Praia da Ponte Velha com um sarau em que participantes poderão ler poemas sobre a cidade de autoria própria ou de outrens. Para participar da atividade é necessário se inscrever através dessa Ficha de Inscrição.

O que você está lendo agora?

No sábado (29/4), às 9h30, acontece mais um encontro do Clube de Leitura Meu Tempo é Hoje. Seu público é de pessoas com mais de 50 anos, com muito amor pela leitura e partilha de histórias. Cada participante, se possível, deve trazer o livro e ler um trecho com o grupo, garantindo um encontro dinâmico e acessível para quem chega.

No domingo (30/04), às 13h, acontece mais um encontro do RPG na Bece. O tema da edição de abril será: Estigma da fazenda. A atividade é realizada na Sala Multiuso da Bece e é voltada para o público jovem.

Serviço

Bece programação cultural – De 26 e 30 de abril de 2023 

Diversos horários e locais

Leia também