Centro de Criacao Galpao das Artes de Limoeiro PE
|

Bece realiza programação diversificada na última semana de janeiro

Encerrando o mês de férias, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM preparou uma programação diversificada com oficinas e cursos, contações de histórias, rodas de conversas e muito mais. 

A programação formativa inicia nesta terça-feira (24), com os Ciclos Formativos em Humanidades: Interfaces literárias, realidades imaginadas. Com apoio do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH/UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) através do seu Centro de Estudos Políticos e Sociais/Centelha – Ceará, as aulas acontecem nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de janeiro, das 18h às 20h, na Biblioteca Pública. Nos dias 26 e 27,  Gracy Kelly ministra a oficina “Jogos Teatrais: um diálogo entre teatro e Libras”. As inscrições dos Ciclos e da oficina estão encerradas. 

Na quarta-feira (25), Rui Boeira inicia o Curso Livre “Narrativas Sonoras: Introdução à produção de conteúdos literários acessíveis”. O curso livre tem o objetivo de desenvolver processos de aprendizagem de práticas de narração, gravação e edição de audiolivros e peças sonoras e acontece, presencialmente, nos dias 25, 26, 27 e 31/01 e  7, 8 ,9 e 14/02, das  18h às 21h. As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever através deste Formulário de Inscrição

perimetro urbano

Na terça-feira (24), às 18h, acontece o programa Travessias Literárias, no Youtube da Bece. Com mediação de Fernanda Meireles, a convidada Beatriz Caldas discorrerá acerca da obra “Livro sobre Nada”, uma das obras mais importantes do poeta Manoel de Barros. Na quinta-feira (26), às 18h, acontece o lançamento do livro “Vá me desculpando qualquer coisa” de Emrah Kartal. A atividade será realizada na Bece e terá Mediação de Glícia Gadelha. Ainda na quinta (26), a partir das 18h30, o grupo musical “PerimetrUrbano” participa do programa Repare na Letra. 

Janeiro Branco – Saúde mental e acessibilidade

O segundo encontro Diálogos Bece – Acessibilidade Cultural acontece na próxima sexta-feira (27), às 10h, com o tema “Saúde mental e acessibilidade: O trabalho da Psicologia em busca da equidade”. Em alusão ao Janeiro Branco, mês de atenção aos cuidados com a saúde mental, o encontro abordará a atuação de profissionais psicólogos e psiquiatras com deficiência e o atendimento e acompanhamento psicológico para com este público. Na mesa estarão presentes os psicólogos Adjanilson Moreira dos Santos e Estrela Rodrigues. O Diálogos Bece acontece no setor Leitura Acessível da Biblioteca.

Dia 29 RPG na Bece

No sábado (28), o Clube de Leitura Meu Tempo é Hoje se reúne, a partir das 9h30, para compartilhar experiências através da leitura de trechos de livros. Já no domingo (29), das 14h às 16h, acontece mais um encontro do RPG na Bece, esta edição terá o tema “Desvanecer de um Ceará distópico”. Os dois encontros acontecerão na Biblioteca. 

bece bibliotecaestadualdoceara hlpt br 325542193 499659505412971 6692713670467315453 n

Programação Infantil

A  Biblioteca Pública Estadual do Ceará encerra o mês de férias com  uma programação infantil repleta de atividades que contam com a estreia do espetáculo de Almir Mota e Júlia Barros; a comemoração dos 20 anos da Cia. Catirina; a apresentação do Centro de Criação Galpão das Artes de Limoeiro/PE; os artistas Paula Iemanjá e Rafael Limaverde e o grupo Grupo Me Conte do projeto Viva Palavra. Confira a programação:

Dia 24/01, às 18h – Rolê da Bece | Espetáculo “Jaci, a filha da Lua de Rosa Morena” com o Grupo Me conte do projeto Viva Palavra
Local: Biblioteca Comunitária Sabiá – Rua São José, n° 90, Sabiaguaba

Dias 27, 28 e 29/01, às 16h – TAC 2022 | “Ilustração” de Paula Iemanjá e Rafael Limaverde
Local: Setor Infantil da Bece

Dias 27/01, às 17h – Pequenas Grandes Histórias | “Contos e cantigas tradicionais” com as Trovadoras Itinerantes (Brasil-Portugal) em comemoração aos 20 anos da Cia. Catirina
Local: Setor Infantil da Bece

Dias 28/01, às 10h e 15h – Pequenas Grandes Histórias | Estreia do espetáculo “Histórias de Pachamama” de Almir Mota e Julia Barros
Local: Alpendre da Bece

Dias 29/01, às 10h e 15h – Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Histórias para Voar” com o Centro de Criação Galpão das Artes de Limoeiro/PE.
Local: Alpendre da Bece

Serviço
Programação da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Dias 24 e 29 de janeiro
Diversos horários
Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Praia de Iracema)
Mais informações no site da Bece: /bece.cultura.ce.gov.br/ 

Leia também