BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará abre agendamento para visitações de escolas e instituições
XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará abre agendamento para visitações de escolas e instituições

Um momento especial de contato com o livro e a leitura em um passeio cultural diferenciado, com a oportunidade de conhecer escritores e participar de diversas atividades. Essa é a Visita Guiada gratuita proporcionada pela XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM), que acontecerá de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará, sob o tema “De toda gente para todo mundo”. A Visita Guiada é voltada a escolas – públicas e particulares – e a instituições governamentais e não-governamentais interessadas em passear pelos corredores do maior evento literário do Estado e um dos maiores do País. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de novembro, por diferentes canais, a depender da natureza da instituição – confira a lista logo abaixo. Para o público em geral, a Bienal terá acesso livre a toda a programação.

Por meio da Visitação Guiada, alunos da Educação Básica e pessoas vinculadas a outras instituições poderão ter acesso à ampla programação da Bienal do Livro, que inclui apresentações e espetáculos de literatura oral, encontro com escritores, contações de história e mediações de leitura, além da feira de livros com presença de editoras, livreiros, distribuidores e autores independentes.

Para escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Fortaleza, o agendamento será realizado por meio do Sistema da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME); e para escolas públicas estaduais com sede em Fortaleza, por meio da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza. No caso das Escolas públicas estaduais sediadas nas macrorregiões do interior do Estado e Região Metropolitana, é preciso procurar as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Seguem os canais de inscrição:

Agendamento para Visita de escolas e instituições à Bienal Internacional do Livro do Ceará:

a) Escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – por meio do Sistema da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME);

b) Escolas públicas estaduais com sede em Fortaleza – pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza

c) Escolas públicas estaduais sediadas nas macrorregiões do interior do Estado e da Região Metropolitana – por meio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação

d) Escolas públicas municipais do Interior do Estado – por meio do linkhttps://forms.gle/S7kC65NZ6rZH8rPUA

e) Escolas da rede privada de ensino e outras instituições – por meio do linkhttps://forms.gle/S7kC65NZ6rZH8rPUA

f) Instituições Governamentais e Não-Governamentais – por meio do linkhttps://forms.gle/S7kC65NZ6rZH8rPUA

“A Visita Guiada propicia a participação de estudantes e professores de escolas públicas, particulares e instituições que desenvolvem atividades formativas”, resume Maura Isidório, Coordenadora da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará. “O contato com os livros, autores e autoras e com a mediação de leitura constituem uma importante estratégia para o desenvolvimento do gosto pela leitura, consequentemente do ensino, pois permite a vivência e experiência com a bibliodiversidade”, reforça.

A última edição da Bienal, realizada em 2019, recebeu 45 mil alunos e 950 escolas cadastrados previamente. Para este ano, a expectativa é de um número ainda maior. Além de crianças e adolescentes, outros públicos são esperados na visitação, como professores, cuidadores escolares, organizações e associações de bairros, gestores de bibliotecas e centros culturais comunitários, entre outros.

Para todos esses públicos, a Visitação Guiada constitui uma oportunidade importante, ao garantir uma logística que otimiza o tempo e torna a experiência dentro da Bienal mais produtiva. O recebimento e a circulação dessas centenas de pessoas com perfis tão diversos são organizados de maneira a assegurar conforto e o máximo de interação. O transporte dos grupos fica a cargo das instituições – no caso das escolas da rede pública de ensino, sob responsabilidade das Secretarias da Educação do Ceará (Seduc) e de Fortaleza (SME). A cada 20 pessoas no grupo, é necessário um responsável da instituição de origem. Proponentes devem aguardar retorno de confirmação, pois o dia e o horário serão analisados pela coordenação responsável pela visitação.

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará. O apoio é da RPS Eventos, Universidade de Fortaleza, TV Ceará e Café Santa Clara.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support