BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Programação da Biblioteca Pública Estadual do Ceará até 06 de novembro
Programação da Biblioteca Pública Estadual do Ceará até 06 de novembro

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) traz uma programação diversificada e gratuita até o dia 06 de novembro. Acontece de forma presencial e gratuita! Confira:

 LANÇAMENTO DE LIVRO

Nesta quinta-feira (3), às 18h, a Bece realiza o lançamento do livro “Como respirar acima d’água, diálogos” com Ana Martins Marques, da escritora cearense Beatriz Caldas. O livro mergulha nas profundezas do fazer poético e no curso da passagem do tempo e da vida da autora, por meio de metáforas com o mar. Em diálogo com a obra “A vida submarina” da poeta Ana Martins Marques, os poemas de Beatriz navegam por palavras alheias, na tentativa de buscar sua própria voz. A edição é artesanal e independente. 

Beatriz Caldas é autora do livro “Delírios” (2020) e da zine “Catálogo de Impermanências” (Aliás, 2022). Tem poemas e contos publicados em blogs, zines, revistas literárias e podcasts. Faz parte da equipe de poetas do portal Fazia Poesia, do Coletivo Escreviventes, do Time de Leitores 2022 da Companhia das Letras e é mediadora do Clube de Leitura Desvario. É coautora do livro “Procura-se a Mulher” (2020) e dos livros “Palavrear” (Aliás, 2020), “A carta que nunca chegou” (2021) e “Anoitecimentos” (2021). Participa do livro “Intervalo” (Nadifundio, 2021). Publica poemas no Instagram @palavrenia.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Na tarde do sábado (5), às 14h, acontecerá o 2º encontro do Clubinho de Leitura. A Bece convida crianças (alfabetizadas ou não) para mostrarem e/ou lerem um trechinho de seus livros mais queridos. No Clubinho a habilidade de ouvir e a de contar caminham juntas enquanto conhecemos novas histórias.

Encerrando a programação do sábado (5), às 15h,  o programa Pequenas Grandes Histórias, em parceria com o Sesc Fortaleza, recebe o espetáculo “A Luta”, com o Chaplin Cearense. Carlitos toma a cena como pugilista e com a sua desenvoltura cria expectativa da grande luta, monta o ring; prepara a cena para a peia. O espetáculo é inspirado em cenas do cinema mudo e elementos contemporâneos.

No domingo (6), às 10h, acontece o espetáculo “O barquinho e o seu pescador” com Evan Teixeira. O espetáculo teatral infantil conta a história de um pescador que veleja no mar com o seu barquinho, em seu rito costumeiro, na busca de alimento e sustento para a sua família, sem deixar de lado o respeito e a gratidão pelas as vidas das águas do oceano. A peça tem como fio condutor da encenação, um poema rimado e alinhavado com músicas lúdicas, ambos de criação e interpretação do diretor, ator e músico, Evan Teixeira. A apresentação é uma parceria com o Sesc Fortaleza.

CLUBE DE LEITURA 

Voltado para o público de leitores mais experientes, o Clube de Leitura Meu Tempo é Hoje acontece no sábado (05), às 9h30, no Tamarindeiro. Seu público é de pessoas com mais de 50 anos, com muito amor pela leitura e partilha de histórias. No encontro, cada participante, se possível, deve trazer o livro e ler um trechinho com o grupo, garantindo um encontro dinâmico e acessível para quem chega.

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

A mostra Galeria Folheada, “A Política de Estado e o estado da Política: o Bicentenário da Independência do Brasil e os silêncios da história”, aborda, as contradições dos regimes jurídico, político e institucional de nosso país em distintos períodos de sua formação sociocultural com o fim de refletirmos sobre os embates e circunstâncias da democracia que exercemos na atualidade. A Galeria Folheada ficará exposta até 27 de novembro, nos setores Atualidades, Iconografia, Coleção Ceará, Obras Gerais e Obras Raras. O horário de visitação das duas exposições é de terça a sexta, das 9h às 20h; e sábados e domingos, das 9h às 17h. 

Serviço: 

Programação Biblioteca Pública Estadual do Ceará até 06 de novembro

Horários diversos

Local: Programações presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Praia de Iracema)

Programação completa no site da Bece: /bece.cultura.ce.gov.br/ 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support