Programação Formativa Agosto
Confira a programação formativa que a Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza no mês de agosto. Inscreva-se!
- Oficina “Fotografia com Celular” com Jeny Gonçalves
Data: 26 e 27 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 06h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/Cwk9HjbzJNB7cLms6
Ementa: A Oficina de Fotografia com o celular tem por objetivo instigar jovens a pensar o processo criativo e prático da fotografia usando equipamentos mais acessíveis e democratizar o acesso à fotografia através do celular. A oficina vai abordar conceitos e técnicas básicas, resultando em exercícios práticos com a produção de fotografias produzidas pelos alunos no espaço da Bece.
Sobre a facilitadora: Jeny Gonçalves é fotógrafa da periferia de Fortaleza, militante do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, coordenadora da Juventude Fogo no Pavio, e moradora do Jangurussu. Aos 20 anos, utiliza a fotografia como forma de expressar a territorialidade, coletividade, cultura e luta dos espaços que constrói, focando principalmente no Residencial José Euclides, conjunto habitacional onde mora atualmente e que é a conquista da luta do MTST.
- Oficina “Noções Básicas de Organização e Conservação de Acervo em Bibliotecas Públicas e Comunitárias” com Isabela Correia, Jéssika Sousa, Verônica Batista e Lucileide Nascimento
Data: 29 e 30 de agosto
Horário: 09h às 17h
Local: Espaço Multiuso, Oficina do Fazer e Laboratório de Restauro – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 14h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 18 anos
Público alvo: Pessoas que atuam em bibliotecas municipais, comunitárias e escolares
Inscrições: https://forms.gle/vThjYMfGB74gFxhj9
Ementa: O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/CE), em parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), realiza o Curso de Noções Básicas de Organização e Conservação de Acervo em Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará. A atividade acontecerá na BECE nos dias 29 e 30 de agosto de 2023, das 9h às 17h. Durante o curso será apresentado: os tipos de bibliotecas, história do livro, registro de obras, cadastro de usuário, empréstimo, classificação por cores, regulamento da biblioteca e conservação do acervo.
Sobre as facilitadoras:
Lucileide Nascimento: Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Administração Estratégica de Arquivos pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE. Tem Formação Pedagógica em Pedagogia pela Braz Cubas Educação. Atualmente é Bibliotecária na Biblioteca Pública do Ceará, Governador Menezes Pimentel, atuando diretamente no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará.
Sobre Isabela Correia: Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA; Especialista em Metodologia do Trabalho Científico pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Atualmente, é Bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE; Representa a BECE na Rede de Bibliotecas Acessíveis da FEBAB; Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Acervos de Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE; Membro da Associação de Bibliotecários do Ceará – ABC/CE; Membro da Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação – CBBD e do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU.
Sobre Jessika Sousa: É formada em Biblioteconomia pela UFC e pós graduada em Gestão Estratégica em Bibliotecas Públicas e Escolares pela FASEC. Já atuou como profissional de apoio em escola pública no município de Eusébio. Hoje atua como bibliotecária no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE).
Verônica Batista: Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1985). Especialista em administração de bibliotecas públicas e escolares. Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular. Especialista em Tecnologia de conservação e Restauro de Documentação Gráfica (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – ABER/ Escola SENAI Theobaldo de Nígris – SP). Atualmente é bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) onde desenvolve trabalhos desde 1985.
- Oficina “Leitura e Escrita no Sistema Braille” com Marcos Rodrigues
Data: 30 e 31 de agosto
Horário: 13h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fortaleza – CE, 60020-180)
Carga horária: 8h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 16 anos
Público alvo: É destinado à bibliotecários e demais profissionais que trabalham com bibliotecas, livros, literatura e se interessem pelo tema
Inscrições: https://forms.gle/SrrQs2oqTvw9QrKdA
Ementa: Cultura acessível: como incluir sem ser capacitista? Deficiência e doença são as mesmas coisas? Porque incluir? Como tornar minha biblioteca um ambiente equitativo? A oficina terá como objetivo abordar conceitos básicos de acessibilidade e apresentar o Sistema de Leitura e Escrita para Pessoas com Deficiência Visual, a partir de um breve histórico, seu desenvolvimento, popularização e inserção no Brasil. Além disso, aborda o sistema braille, sua organização, técnica de leitura e escrita, como ferramenta de emancipação e protagonismo das pessoas com deficiência visual.
Sobre o facilitador: Marcos Rodrigues, homem negro com baixa visão. Bacharel em Serviço Social, Especialista em Políticas Públicas e Seguridade Social, pós-graduando em Psicopedagogia. Atualmente integra a equipe da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE) e atua no setor de Leitura Acessível.
- Oficina “Mediação de Leitura com Foco em Contação de Histórias” com Patrícia Bezerra
Data: 31 de agosto e 1 de setembro
Horário: 09h às 12h
Local: Google Meet
Carga horária: 6h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 16 anos
Público alvo: Pessoas que atuam em bibliotecas municipais, comunitárias e escolares
Inscrições: https://forms.gle/v4MBWbBgbrw2754A8
Ementa: Contar histórias e mediar leituras, são diferentes que se complementam. Ora, contamos, ora mediamos. O que não deve ser diferente é o modo como você vai dedicar-se à essas formas de levar histórias para pequenos e grandes. Dito isso, a oficina se propõe a mostrar quais caminhos podemos seguir para tornar esse momento da narração envolvente, uma vez que isso é algo que se aprimora através de prática e repetição. A oficina objetiva capacitar seus participantes a desenvolverem habilidades narrativas, essenciais para tornar tanto a contação de histórias, quanto a mediação de leitura uma experiência envolvente. No contexto das bibliotecas, a narração enriquece suas atividades e a experiência do leitor, atrai público e auxilia esse equipamento no que diz respeito a ser compreendido como espaço onde pulsa a vida, a interação, o aprendizado.
Sobre a facilitadora: Patrícia Bezerra é bibliotecária e contadora de histórias. Formada em biblioteconomia pela UFC (2012) e em contação de histórias pela Escola de Narradores (2020-2022), dentre outros cursos, oficinas e experiências que a vida lhe proporcionou. Possui pós-graduação em Gestão de Biblioteca Escolar (2016), Gestão de Unidades de Informação (2019) e Metodologias Ativas em Educação (2020). Atualmente trabalha com a oferta de cursos, oficinas e aulas particulares acerca da arte da narrativa oral, consultorias para bibliotecárias(os) escolares e é bibliotecária voluntária da Biblioteca Comunitária Sonho Azul. Idealizadora do perfil @uma_bibliotecaria.