FACHADA

BIBLIOTECA PÚBLICA COMPLETA 155 ANOS NO PRÓXIMO DIA 25 DE MARÇO

A celebração acontece até  27 de março

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), celebra os seus 155 anos com uma programação diversificada e gratuita ao longo da semana de seu aniversário. A programação acontece até 27 de março e conta com várias atividades como oficinas, colóquios, clubes de leitura, exposições, visitas guiadas, sarau, espetáculos infantis, grafite, cortejo, show e muito mais.

 

Inaugurada em 25 de março de 1867, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)  é uma das instituições culturais mais antigas do estado em atividade. Após passar por ampla modernização, a Bece reabriu as portas em agosto de 2021 com novos espaços e acervo ampliado, cumprindo a missão de difundir o livro, a leitura e a informação, além de promover a fruição da arte, do lazer e da cultura. Prestes a completar 155 anos, a Biblioteca Pública é uma referência para a população cearense como depositária e difusora do acervo bibliográfico do estado.

 

Para o secretário de cultura do estado, Fabiano Piúba, “falar sobre a Biblioteca Pública, é falar sobre direito à cultura e educação. O exercício pleno da cultura, da educação e do conhecimento passam por uma biblioteca. Atravessamos um século, agora atravessamos meio século e estamos nos 155 anos de uma biblioteca que é muito importante para o desenvolvimento do Ceará. É uma casa do povo!”.

 

O Eduardo Galeano, em um dos seus contos, diz que a ‘memória é um ponto de partida, existe um esplendoroso passado na nossa frente’, então esse passado na nossa frente é celebrar os 155 anos, o que temos de legado nesses 155 anos, mas pensar na biblioteca sempre no presente, no aqui e no agora, de como ela se fortalece institucionalmente, politicamente dentro de uma gestão pública, complementa Piúba.

 

Colóquio Bece

 

No dia 23/3, às 14h, a Biblioteca realiza o “Colóquio  Bece”, trazendo o tema “155 Anos da Biblioteca Pública Estadual do Ceará: Memórias, leituras e significados de sua história”. A primeira edição acontece no Youtube da Bece e abordará a “Histórias de uma biblioteca: seu passado, seu porvir”. Na ocasião, estarão presentes para debate: a diretora da Bece, Enide Vidal; a gestora executiva da Bece, Suzete Nunes; a coordenadora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Ceará, Goreth Albuquerque e o bibliotecário e pesquisador, Francisco Leandro Castro Lopes. O segundo do colóquio acontece dia 30/03.

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará é uma jovem senhora de mais de um século e meio de existência, prestando relevantes serviços à sociedade como promotora do livro, da leitura e difusora de conhecimento. A Biblioteca é um ícone para a cidade de Fortaleza como um lugar de encontro e formação de muitas gerações de leitores e pesquisadores. Sua história faz parte da memória afetiva do povo cearense.” destaca Suzete Nunes, gestora executiva da Bece. 

 

Encontro de Bordadeiras e o Estandarte da Bece 155 anos

 

Em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), a Bece está promovendo encontros de bordadeiras(os) para confeccionar um estandarte em celebração ao seu aniversário de 155 anos. A bordadeira e instrutora da EAOTPS, Iara Reis, coordenará a atividade que contará com a participação de ex-alunas da escola. Os encontros  seguem até 23 de março, das 14h às 17h, na própria Escola de Artes e Ofícios. O estandarte será utilizado em eventos culturais da Bece, cuja  estreia será  no  dia 24/03, às 17h, quando haverá um  cortejo nos arredores da Biblioteca, em comemoração ao aniversário. 

 

Cortejo com Maracatus 

 

O dia 25 de março não só celebra a Bece, mas também a Data Magna do Ceará, feriado estadual, e o Dia do Maracatu. Para celebrar as datas, a Bece realizará um grande cortejo, no dia 24/3 com a presença dos Maracatus “Vozes da África”, “Nação Axé de Oxossi” e “Nação Fortaleza”; além do “Batuque do Parahyba e Cia Bate Palmas”; Performances do “Bode Ioiô” com Evan Teixeira e da “Índia Iracema” com Yasmim Salvador, malabares, dentre outros. A concentração será na frente da Bece e o cortejo sai às 17h

“A Bece tem uma longa história na promoção da cultura, da educação e do conhecimento. Ela é um presente para a comunidade cearense. A emoção é muito grande ao celebrar os seus 155 anos. É gratificante ver pessoas entrando na Bece e saindo encantadas com o seu ambiente físico renovado e ainda mais acolhedor, ressalta Enide Vidal, diretora da Bece.

 

Volta Pra Ver – Visitas Educativas às Exposições 

 

A Bece, o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), realizam o “Volta Pra Ver”, programa de visitas educativas às exposições em cartaz nos três espaços.  As visitas acontecem nesta quarta (23) e quinta-feira (24), iniciando-se no piso térreo da Biblioteca Pública às 10h e às 15h. Os visitantes que desejarem participar da ação devem chegar com antecedência e preencher a lista de participantes que ficará disponível na recepção. Os grupos serão compostos por até 25 participantes por edição. Última oportunidade para conferir a exposição Leitura & Liberdade, da Bece.

 

A presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, destaca a importância da Bece: “Esta semana a Bece chega a seus 155 anos. E o que a gente vê é uma festa bonita, permeada de memória, de arte, leitura, releituras e encontros. Feita a muitas mãos e para todos os públicos. Uma biblioteca que conta seu século e meio de história e, ao mesmo tempo, vive uma fase de renascimento, sendo abraçada de forma tão viva e afetiva pela população cearense. Renovada, a Bece compõe a rede de equipamentos culturais da Secult, administrada pelo IDM, da qual é a primogênita. Vida longa à Bece.” 

 

Show com Jeffa, Má Dame e Nego Gallo

 

A programação do dia 24/3, às 20h, encerra com o show da multiartista Jeffa e as performances poéticas de Má Dame, com participação especial de Nego Gallo, no Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará, gerido pelo IDM. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. Serão distribuídos 200 ingressos, a partir das 18h. Localizado próximo a Bece, o Porto Dragão  fica na R.Boris 90, Praia de Iracema.

 

Protocolo Prevenção a Covid-19

 

Para as atividades presenciais, é necessário apresentar o passaporte sanitário a partir de 12 anos (com 3ª dose para todos com idade igual ou superior a 18 anos, de acordo com o Decreto Nº34.570, de 05 de março de 2022). O uso de máscara é obrigatório.

 

> PROGRAMAÇÃO 155 ANOS 

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ (BECE)

 

21 DE MARÇO | SEGUNDA-FEIRA

 

14h | Colorindo a Bece | Grafite Coletivo Pintura coletiva no muro da Bece com artistas visuais de Fortaleza 

Data: 21, 22,  23 e 24 de março

 

14h | Encontros de bordadeiras(os) para produzir o estandarte comemorativo dos 155 anos da Bece

Data: 21, 22 e 23 de março

Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga)

 

22 DE MARÇO | TERÇA-FEIRA

 

19h | Contos de Assombro e Mistérios com Paula Yemanjá

Local: Tamarineiro / Classificação: 16 anos

 

23 DE MARÇO | QUARTA-FEIRA

 

10h e 15h | Volta Pra Ver – Visitas Educativas às Exposições 

Local:  Bece e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 

 

14h | Colóquios Bece – 155 Anos: Memórias, Leituras e Significados de sua História  

Mesa 1: Histórias de Uma Biblioteca: Seu Passado, Seu Porvir 

Convidados: Francisco Leandro Castro Lopes, Goreth Albuquerque, Enide Vidal e Suzete Nunes 

Mediação: Rodrigo Ribeiro / Local: Youtube Bece

 

18h | Oficinas de Danças Africanas com Rubéns Lopes 

Duração: 2h / Classificação indicativa: Livre / Local: Pátio Externo da BECE

Ficha de inscrição: https://forms.gle/L2k2ZE6ZYPnxNrPNA / Vagas limitadas: 30

 

18h30 | Clubão dos Clubes de Leitura

Local:  Multiuso 1 e 2

Mediação: Fernanda Meireles

 

24 DE MARÇO | QUINTA-FEIRA

 

10h e 15h | Volta Pra Ver – Visitas Educativas às Exposições 

Performance com Marcelina Acácio 

Local:  Bece E Centro Dragão Do Mar De Arte E Cultura 

 

16h | Sarau com o Coletivo “Templo da Poesia” – Poemoteca do Ser (Tenda Poética e Varal de Poesias)

Local: Alpendre

 

16h30 | Coral da Cultura 

Local: Entrada Da Bece

 

17h | Cortejo Bece 155 Anos

Local: Entorno Da Bece

 

20h | Show de 155 Anos da Bece com Jeffa e as performances poéticas de Má Dame, participação de Nego Gallo

Local: Porto Dragão

 

26 DE MARÇO | SÁBADO 

 

10h e 15h | Espetáculo “Lobão e os três cachorrinhos” com o Grupo Calu Maravilha

Duração: 1h | Classificação: Livre  | Local: Alpendre

 

27 DE MARÇO | DOMINGO

 

10h e 15h | Espetáculo “As Alegrias de Mateus e a Dança do Boi Bumba” com o Grupo Calu Maravilha

Duração: 1h | Classificação: Livre  | Local: Alpendre

 

14h | Roda de conversa: Tecendo espaços de afeto e resistência com o coletivo Rede de Mulheres Negras do Ceará. Participação: Lilica Santos e Luciana Lindenmeyer.

Duração: 2h | Classificação: Livre | Local: Oficina do Fazer

 

16h | Clube de Leitura Fantástica: Livro “Mistérios” de Lygia Fagundes Telles

Mediação: Fernanda Meireles / Local:  Multiuso 1

 

Programação Pré-Bienal do Livro do Ceará

Semana dos 155 anos da Bece

 

21 DE MARÇO | SEGUNDA-FEIRA

 

19h | Roda de conversa “O Fazer Poético”

Convidados: Mailson Furtado e Iris Cavalcante

Modalidade: Virtual

Local: Youtube Bece

Mediação: Francélio Alencar

 

24 DE MARÇO | QUINTA-FEIRA

 

12h30 | Apresentação “Leituras públicas, poesia do Ceará”

Convidados: Goreth Albuquerque, Talles Azigon e Susy Almeida

Modalidade: Presencial

Local: Cineteatro São Luiz / Praça do Ferreira

 

26 DE MARÇO | SÁBADO

 

9h30 | Roda de conversa “Ana Miranda: a voz dos cronistas”

Convidada: Ana Miranda

Modalidade: Presencial

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)

Inscrições em www.sympla.com.br/xivbienaldolivroce

 

27 DE MARÇO | DOMINGO

 

9h30 | Roda de conversa “Dramaturgia comentada: as escritas revolucionárias”

Convidado: Lucas Madi

Modalidade: Presencial

Local: Foyer do Theatro José de Alencar

Inscrições em www.sympla.com.br/xivbienaldolivroce

Mediação: Pedro Domingues

 

Serviço

Aniversário da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – 155 anos

Dias 21 a 27 de março

Gratuito

Avenida Presidente Castelo Branco, 255 centro

Leia também