Narradores Cariri

Biblioteca Pública realiza Maratona de Contação de História em cinco cidades do Ceará

A programação celebra os 156 anos da Bece e o Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Em parceria com a Rede de Narradores de Histórias do Ceará, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece) realiza a Maratona de Contadores e Contadoras de Cá e de Lá, uma maratona com narradoras que teve início no último sábado (18/3) na cidade de Iguatu e chega a quatro diferentes Cidades nesta segunda-feira (20/3), dia internacional do contador de história. A atividade é uma ação especial do programa Rolê da Bece.

“Da trama feita de fios entrelaçados que compõem a rede de histórias, forma-se a tessitura de espetáculos narrativos que buscam embalar no aconchego da memória os sentidos e os afetos, para que, no tempo fora do tempo se possa coletivamente partilhar o mundo todo para todo mundo.”, afirma a Rede de Narradores de Histórias do Ceará, que deixa o recado: “convidamos o espectador a se balançar numa rede de sonhos e contos que iniciam o movimento aqui mesmo, na nossa gente, e são capazes de alcançar lugares e culturas distintas. Basta abrir bem os ouvidos e os olhos e dar espaço à imaginação!”.

As apresentações são realizadas por mulheres narradoras e acontecem nesta segunda (20/3) nas cidades de Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza. Com início às 10h, Claudia Machado, Deniz Machado e Lourene Pinheiro conduzem o momento na Biblioteca Comunitária Laura Barros de Lima, em Itaitinga.

Às 15h tem início a programação nas demais cidades: Elzilene Nóbrega se apresenta no Centro Cultural Maloca dos Brilhantes, em Pacajús. Elisabete Pacheco, Conceição de Maria, Jerônimo Gonçalves, Aline Sousa, Regiane Rodrigues, Dasdores Santos e Rebeca Baía são as atrações que se apresentam na Escola de Saberes de Barbalha. Por fim, o Espaço Popular de Artes, em Fortaleza, recebe Nádia Aguiar, Luiza Torres e Ana Patrícia Moura.

A Biblioteca Pública do Ceará (Bece) é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

LOURENE PINHEIRO
Lourene Pinheiro

20 de março: Dia Internacional do Contador de Histórias

A data coincide com o início do equinócio da primavera no hemisfério norte e equinócio de outono no hemisfério sul e foi criada, ao que tudo indica, na Suécia em 1991 com o objetivo de promover esta arte milenar. Aqui no Ceará, Estado fonte e gerador de narradores, a data é uma oportunidade para dar mais vizibilidade aos contadores de história.

DENIZ MACHADO
Deniz Machado

A Rede de Contadores de Histórias do Ceará

Com o intuito de fortalecer os debates e a luta por políticas culturais direcionadas às narrativas orais, deu-se início a Rede de Contadores de Histórias do Ceará. Mais de 70 contadores/narradores de diversos municípios participam da Rede que promove ações coletivas para fruição e salvaguarda das narrativas, literatura oral e valorização dos profissionais da área.

Os 156 anos da Bece

O equipamento cultural mais longevo do Estado, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece), considerada um espaço-símbolo, completa 156 anos no dia 25 de março. Para celebrar a data, a biblioteca-parque preparou uma programação diversificada, que ocorre entre os dias 18 e 26 de março, em diferentes formatos: na sede da biblioteca, em cinco cidades do Estado, em escola pública e virtual. Todas as atividades oferecem acesso gratuito.

IMG 7780
Elzilene Nóbrega

Serviço
Biblioteca Pública realiza Maratona de Narradoras em cinco cidades do Ceará

Dia 18/03 (sábado)

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com a Carlê Rodrigues
Cidade: Iguatu
Local: Praça da Juventude, Ocupação Filadélfia (Rua Dr. Moacir Souza Rocha S/N)

Dia 20/03 (segunda-feira)

10h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Claudia Machado, Deniz Machado e Lourene Pinheiro
Cidade: Itaitinga
Local: Biblioteca Comunitária Laura Barros de Lima (Rodovia Edson Queiroz S/N – Carapió)

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Elzilene Nóbrega
Cidade: Pacajus
Local: Centro Cultural Maloca dos Brilhantes (Av. Lúcio José de Menezes, 1107)

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Elisabete Pacheco, Conceição de Maria, Jerônimo Gonçalves, Aline Sousa, Regiane Rodrigues, Dasdores Santos e Rebeca Baia
Cidade: Barbalha
Local: Escola de Saberes de Barbalha (Rua Senador Alencar, 368, Centro)

15h • Maratona de Narradoras: histórias de Contadores e Contadoras do Cá e de Lá, com Nádia Aguiar, Luisa Torres e Ana Patrícia
Cidade: Fortaleza
Local: Espaço Popular de Artes (Rua Maria Saraiva, 41, Bairro Dias Macedo)

Leia também