PROGRAMACAO BECE MARCO 2025 FOTO GABRIEL SOUSA 002 1 Easy Resize.com

 II Seminário Bece – Conheça os participantes

Como tema o “Bibliotecas e Leitores em Formação: superando barreiras e construindo futuros” A segunda edição do Seminário Bece acontece nos dias 27 e 28 de março, com entrada gratuita. Com curadoria de Lídia Cavalcante, o seminário reunirá especialistas, educadores, bibliotecários, gestores culturais e representantes de projetos sociais do Ceará e de outras partes do Brasil para discutir a importância das bibliotecas públicas e dos projetos de incentivo à leitura como instrumentos essenciais na formação de leitores autônomos e críticos. A Bece emitirá certificado de participação para as pessoas inscritas que comparecerem ao Seminário. Para isso, basta realizar a inscrição gratuitamente no site https://bece.cultura.ce.gov.br/formacao-inscricoes.  Já as pessoas interessadas em participar dos Encontros Formativos devem se inscrever para garantir a vaga. Saiba mais sobre os convidados:

  • Performance Literária “Teu corpo é um casulo de infinitas sedas” – homenagem à Marina Colasanti com Daniele Amaral e Luiza PontesDia 27 de março | Quinta-Feira – 9h30

Daniele Amaral é atriz, produtora cultural, professora de teatro na Escola ENCENNA e professora de Ballet na Cia de Dança Sobre Rodas/Associação Elos da Vida. 

Luiza Pontes é atriz, diretora teatral e escritora atuante na cena cultural e literária de Fortaleza. 

  • Palestra de Abertura – As políticas públicas de Livro, Leitura e Bibliotecas no Governo lula com Fabiano Piúba (Secretário de Formação, livro e Leitura do Ministério da Cultura – Minc) – Dia 27 de março | Quinta-Feira – 10h15

Fabiano Piúba  é Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professor, escritor, historiador e gestor cultural, Fabiano Piúba foi secretário de Cultura do Estado Ceará, de 2016 a 2022; Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, entre 2017 e 2018; e presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, em 2021 e 2022, sendo coordenador da Câmara de Cultura do Consórcio Nordeste.

  • Palestra  “O Brasil que lê e a formação leitora” com Lúcia Fidalgo (RJ) e mediação de Lídia Cavalcante (CE)Dia 27 de março | Quinta-Feira – 11h

Lúcia Fidalgo é escritora, bibliotecária, contadora de histórias, pesquisadora da Cátedra Unesco/IIler-Puc Rio, professora da UFRJ e doutoranda da UFRGS Atualmente, integra o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq) do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, sob a coordenação de Eliana Yunes. Destacou-se no meio literário na área infantil e juvenil, com livros adotados por escolas em diversos municípios brasileiros. Ganhou o prêmio de autora revelação pela FNLIJ, com o livro “Menino Bom”. Tem mais de 30 livros publicados. Participou do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). É também uma das criadoras da página do Instagram Podcast Deixaqueeuteconto.

Lidia Cavalcante é doutora em Educação pela UFC, possui mestrado em História Social pela UFRJ e é graduada em Biblioteconomia pela UFC. Tem pós-doutorado em Ciência da Informação pela Université de Montréal (Canadá). É Professora titular da UFC, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. É líder do grupo de pesquisa Cultura, Mediação e Informação Social (CNPq) e faz parte da coordenação do projeto Pausa Literária.

  •  Mesa Redonda “Tem gente que nasce biblioteca” com Flávia Barros, Jardel Soárez, Tiaia Tavares, Angela de Abreu e Mediação de Isabela CorreiaDia 27 de março | Quinta-Feira – 14h

Flávia Barros é Mestranda em Ciências da Informação – UFC e bacharel em Biblioteconomia pela UFC, possui MBA em Tecnologias Educacionais e Gestão de Pessoas. Atualmente, atua como Bibliotecária Escolar na escola Marista Sagrado Coração, e como Coordenadora do Projeto MOBLIM (Monitores da Biblioteca Marista).

Jardel Soárez é bibliotecário graduado pela UFC com 13 anos de experiência e MBA em Gestão de Eventos. Especialista em criar e implementar ações culturais e iniciativas de promoção da leitura. Atualmente, atua no Centro Cultural M. Dias Branco, desenvolvendo projetos voltados para o fomento à cultura e à leitura, destinados, exclusivamente, aos colaboradores da Companhia.

Tiaia Tavares é bacharel e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo e especialista em Literatura para Crianças e Jovens pelo Instituto Vera Cruz. (SP). Atualmente é escritora, mediadora de leitura e co-gestora do Cabinhas Leitores, um coletivo e biblioteca comunitária fundado em julho de 2012, dedicado à formação de leitores e à promoção da cultura do livro, leitura e literatura. Atualmente desenvolve suas atividades no bairro Padre Andrade em Fortaleza, Ceará.

Ângela Abreu é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Leitura e Formação do Leitor (UFC/CETREDE), servidora pública da Prefeitura de Maranguape desde 2003, ocupante do cargo de Bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu e, atualmente, é Gerente do Departamento de Política e Ação Cultural, na Secretaria de Cultura e Turismo de Maranguape. Turismo de Maranguape.

Isabela Correia é Mestranda em Ciência da Informação pela UFC; Especialista em Metodologia do Trabalho Científico pela UECE; Graduada em Biblioteconomia pela  UFC; Bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE; Representa a BECE na Rede de Bibliotecas Acessíveis da FEBAB; Membro da Comissão Científica do 30° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação – CBBD; Conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e  do Adolescente – CEDCA-CE.

  • Roda de Conversa “Encontrando os livros que amamos: um passeio pelo acervo da Bece”Dia 27 de março | Quinta-Feira – 15h30

Francisco Lucênio – leitor integrante do Clube de Leitura Meu Tempo é Agora, da Bece. É escritor e contabilista aposentado. Nascido em Fortaleza Ceará no dia 08/04/1952. Publicou seu primeiro romance, “Alexandra”, no ano de 2023, tendo sido lançado na BECE. Amante dos livros desde criança, frequenta a Biblioteca Pública Estadual do Ceará duas vezes por semana. Leitor ávido, lendo em média 150 páginas diariamente. Tem 73 anos, bem vividos. Se considera uma pessoa feliz. 

Liliânia Soares – leitora integrante do Clube de Leitura Estranhas, da Bece.  É Psicóloga clínica, com formação em Ciências da Religião e Especialização em Psicologia Junguiana.

Brena Lima – Leitora integrante do Clube de Leitura Pausa para Prosa. É estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), atua como bolsista nos projetos Pausa Literária na Sala de Aula e Observa UFC, voltados para biblioterapia e divulgação científica. Também trabalha com colagem digital no perfil @pausaliteraria.ce, unindo criatividade e literatura.

Armando Lucas – Leitor integrante do Clube de Leitura da Bece “Meu Tempo é Agora”   Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é servidor público estadual desde 1998, Secretaria da Educação (SEDUC), lotado na E.E.M.T.I. Professor Plácido Aderaldo Castelo,  onde atua como professor da disciplina Português,  da Área de Linguagens e suas Tecnologias.  Desde 2014, está na função de professor regente do Centro de Multimeios, na biblioteca escolar.

Ana Karine Garcia tem pós-doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFC e Doutorado e Mestrado em História Social pela PUC-SP. Atualmente é Coordenadora de Acervo e Pesquisa da Bece e tem interesse em estudos na área de História, Literatura e acervos bibliográficos e documentais. É mediadora do Clube de Leituras Estranhas. 

  • Encontro formativo  Dia 28 de março | Sexta-Feira

9h às 10h30 – Aula 1 – “Marina Colasanti e seu tear encantado” com Rosa Morena

Rosa Morena é Graduada em Pedagogia pela UECE, . Especialista em Organização e Gestão da Educação Básica – UFC e Arteterapia e Arte-Educação – UNIFOR. Escritora com 10 livros publicados entre poemas, contos, literatura infantil e infantojuvenil. Em 2019, recebeu o 1° lugar no XXI Prêmio Ideal Clube de Literatura – Prêmio José Telles, com A Fragilidade dos Laços e teve o seu conto A Terceira Morte selecionado no Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza, na categoria Trabalhos Inéditos. .

10h30 às 12h | Aula 2 – Política e Paixão – A trajetória poético-crítica de Affonso Romano de Sant’Anna com Renato Pessoa 

Renato Pessoa é escritor, crítico literário e ativista cultural. Estudou Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza e na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Publicou, entre outros, os livros: O Corpo Arcaico (2011), Solidão Singular (2012), A Paisagem da Febre (2016), O Homem do Último dia do Mundo (2017) e Este que Nunca Soube dar Nome às Pedras (2022). É um dos criadores do Sarau O Corpo-Sem-Órgãos.

  • Palestra “A Biblioteca Pública e a formação de leitores: experiência da Biblioteca Sinhá Junqueira como espaço de encontro, arte e produção de autonomia” com Ciro Monteiro (Ribeirão Preto/SP) e mediação de Laiana FerreiraDia 28 de março | Sexta-Feira – 14h

Ciro Monteiro é Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP, quando defendeu a primeira tese no Brasil sobre biblioteca e projeto de incentivo à leitura no sistema prisional.  Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação e da Documentação pela USP e História. Atuou em projetos de incentivo à leitura para pessoas em situação de privação de liberdade e como  mediador de clubes de leitura, projetos de produção de poesia e arte no interior do cárcere. Há 5 anos é diretor da Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) em Ribeirão Preto.

Laiana Ferreira é professora da Universidade Federal do Ceará, tem mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Dentre os projetos que coordena destacam-se o Pausa Literária e o Clube de Leitura Pausa Para Prosa. Desenvolve estudos e realiza palestras e cursos sobre mediação de leitura, formação leitora e biblioterapia. É Editora Chefe da Revista Informação em Pauta da UFC.

  • Palestra “Mediação cultural, da informação e da leitura em bibliotecas” com Henriette Ferreira Gomes (BA) com mediação de Tadeu Feitosa (CE) Dia 28 de março | Sexta-Feira – 15h45

Henriette Ferreira Gomes é professora titular do Instituto de Ciência da Informação da  Universidade Federal da Bahia (UFBA) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação. Doutora e Mestre em Educação pela UFBA, graduada em Biblioteconomia. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) no Biênio 2016-2018 e  Vice-Diretora do Instituto da Ciência da Informação da UFBA no quadriênio 2014-2018. 

Tadeu Feitosa é professor titular da UFC, atuando como professor do Mestrado em Ciência da Informação e do curso de Biblioteconomia. Doutor em Sociologia pela UFC. Realizou pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociologia, Universidade do Minho, Braga – Portugal 2018/2019.  Pesquisa sobre Cultura e Mídia; mediação da informação e da comunicação; Sociologia da mídia e da informação; Comunicação, informação e cultura; mediações culturais e informacionais.

  • Sarau Poesia Falada, com a participação de Eduardo Africano, Rosa Moreno, Baticum Proletário, Reginaldo Figueiredo, Ynaiã e outros artistasDia 28 de março | Sexta-Feira -17h30

Eduardo Africano é poeta, empreendedor, palestrante e arte-educador. BBOY com EP lançado chamado“Eu mermo”, obra multifacetada que une música e literatura. É também escritor, com dois livros lançados: “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros” e “Eu Mermo”. É o intérprete-criador do espetáculo Observatório da Cidade e Território Fértil e idealizador do projeto “Botar a Mente Pra Pensar”. Integra o elenco permanente da SUL CLAN, crew voltada para competições da cultura hip hop. Atualmente trabalha na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) onde leva através da arte mensagem de esperança, motivação e transformação, para os adolescentes privados de liberdade. Em 2024 lançou as músicas Pedrin, Desordem e Estilo Cachorro.

Rosa Morena é natural de Itapipoca-CE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará,  com especialização em:  Organização e Gestão da Educação Básica- Universidade Federal do Ceará e em  Arteterapia e Arte-Educação-  Universidade de Fortaleza. Escritora, com onze livros publicados, e artista visual que transita pela collage e aquarela.

Baticum Proletário é pai da Tainá, Poeta, arte educador e coordenador da Okupação (Sarau Okupação, Biblioteca Comunitária Okupação, Sarau de Vida, É Sal Festival e Projeto Periferia Vive). Em 2024 lançou o álbum Salve com 6 músicas em todas as plataformas digitais e em 2025 está lançando o seu primeiro livro Estado de Poeta.

Reginaldo Figueiredo é poeta e arte-educador, autor dos livros Vida Contínua, Porta Estreita, Eu Vi o Invisível, Apaziguá-la, Arte Me Faz Forte e Inútil. Integra o Ponto de Cultura – Templo da Poesia Residência Artística, do Instituto Cultural de Maranguape.

  • Show de Encerramento com “Batuque do Dipas” com participação  de BelinhoDia 28 de março | Sexta-Feira – 18h30 

Artista e antropólogo, Felipe de Paula é um jovem atuante em Fortaleza desde 2003. Seu trabalho se caracteriza sobretudo por sua multidisciplinaridade que constrói  diálogos entre música, teatro,  cinema e a antropologia. Iniciou  sua carreira em uma banda de  amigos chamada Grupo Mesura, que algum tempo depois se tornaria uma das referências no segmento de pagode no Estado Participou de vários festivais e juntamente com o grupo Mesura lançou várias composições que transformaram-se em sucessos regionais. Se lançando como artista solo, sua trajetória na música é marcada pelo projeto “Filho de Manicure” que consiste no seu primeiro álbum, lançado em setembro de 2014. O disco possui a direção musical de Cainã Cavalcante e pode contar com a participação de importantes músicos da cena cearense tais como Miqueias dos Santos, Junior Finnis e Thiago Almeida. Em 2014, ano em que o disco foi lançado, Felipe de Paula foi um dos participantes do laboratório de música da Escola Porto Iracema das Artes e teve a felicidade de ter como tutor o renomado músico e produtor Davi Moraes. Seu mais novo trabalho vem representado pelo single “Tipo Chet Baker” que anuncia seu retorno a produções inéditas, influenciado pelas linguagens do trap ,rap, funk e pagode. De lá pra cá vem fortalecendo a sua identidade como artista, seu caminho autoral e abraçando recentemente o projeto Batuque do Dipas, no segmento de samba e pagode.

Sobre a Bece

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço:
II Seminário Bece – Conheça os participantes
Dias 27 e 28 de março, diversos horário
Entrada: gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Moura Brasil)

Leia também