Elzilene Nobrega foto de Bruna Maria 2 Easy Resize.com e1742828300327

Mês da mulher: Sobrado realiza roda de conversa com o tema “O fio que tece as mulheridades”

A atividade é totalmente gratuita e acontece na Biblioteca Pública do Ceará

Roda de conversa, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – discute a arte de tecer palavras com mulheres e suas existências, no dia 26 de março, às 15h30, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE.

Na ação, com o tema “O fio que tece as mulheridades” mediada pela contadeira de histórias, Elzilene Nóbrega, as mulheres fiandeiras de palavras participarão de um diálogo sobre a importância da cultura oral para a promoção de encontros com as próprias humanidades, a partir do alinhavo das escutas de histórias (bem)ditas por mulheres.

Entre linhas, agulhas e tecidos, as mulheres tecem também com palavras suas memórias e suas próprias (re)existências. Os fios dos tecidos, os fios dos cabelos e os fios das palavras constituem as tessituras das vidas das mulheres. A atividade é gratuita e tem classificação indicativa de 14 anos.

SOBRE A PALESTRANTE

Elzilene Nóbrega é educadora, escutadora e contadora de histórias. É mediadora do Clube de Leitura LerElas, um clube que se dedica a discutir obras escritas por mulheres. Também é pesquisadora de narrativas de tradição oral, memórias, trajetória de infâncias e histórias de vida, buscando ouvir vozes e narrativas de mulheres no Ceará. Também pesquisa literatura infantil, mediação de leitura e formação de novos leitores. Publicou pela editora Substânsia no final de 2020 o livro “Histórias da Rua Grande: Contos populares de uma Cidade” e em 2021, a obra infanto-juvenil, “A Luz Misteriosa no Céu do Sertão”. Mestra em Interdisciplinar em histórias e letras pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, possui especialização em educação infantil pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e graduação em pedagogia pela Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7. É integrante do grupo de estudos, pesquisas e partilhas com narrativas, Costureiras de Histórias e da Rede de Contadores de Histórias do Ceará.

SOBRE O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

SERVIÇO
Mês da mulher: Sobrado realiza roda de conversa com o tema “O fio que tece as mulheridades”
Dia(s): 26 de março de 2025 (quarta-feira)
Horário(s): 15h30
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE (Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil – Fortaleza/CE)
Classificação indicativa: 14 anos

Leia também