Bece faz 158 anos e realiza seminário sobre bibliotecas e leitores em formação
Em comemoração aos seus 158 anos, celebrados no dia 25 de março, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza o II Seminário Bece. Este ano, o evento traz o tema “Bibliotecas e Leitores em Formação: superando barreiras e construindo futuros“, reforçando o papel das bibliotecas na promoção do acesso à leitura e no desenvolvimento de novos leitores. Com entrada gratuita, o evento acontece nos dias 27 e 28 de março, reunindo uma programação diversificada com palestras, performances literárias, rodas de conversa, encontros formativos, sarau e show de encerramento.
Com curadoria de Lídia Cavalcante, o seminário reunirá especialistas, educadores, bibliotecários, gestores culturais e representantes de projetos sociais do Ceará e de outras partes do Brasil para discutir a importância das bibliotecas públicas e dos projetos de incentivo à leitura como instrumentos essenciais na formação de leitores autônomos e críticos. As pessoas interessadas em participar das Encontros Formativos podem se inscrever gratuitamente no site da Bece (https://bece.cultura.ce.gov.br/formacao-inscricoes). A Bece emitirá certificado de participação para as pessoas inscritas que comparecerem ao Seminário. Confira a programação abaixo:
Dia 27 de março | Quinta-Feira
9h30 – Performance Literária “Teu corpo é um casulo de infinitas sedas” – homenagem à Marina Colasanti com Daniele Amaral e Luiza Pontes
A poesia e a literatura de Marina Colasanti ganham vida através da performance “Teu Corpo é um Casulo de Infinitas Sedas”, uma proposta cênica que mergulha no universo da delicadeza e de imagens poéticas da escritora. Com direção e interpretação de Daniele Amaral e Luiza Pontes, a performance busca revelar a profundidade da obra de Colasanti, explorando suas crônicas e poesias, que transitam entre o fantástico e o real, o lúdico e o existencial. O corpo, a palavra e o imaginário se entrelaçam na performance As atrizes se entregam a uma imersão no universo literário da escritora que reflete a beleza, o mistério e a complexidade da experiência humana.
09h50 – Mesa de Abertura – Falas institucionais
Maura Isidório (orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura (Celiv); Rachel Gadelha (Diretora-Presidente do Instituto Dragão do Mar), Enide Vidal (Diretora da Biblioteca Pública Estadual do Ceará), Suzete Nunes (Superintendente da Biblioteca Pública Estadual do Ceará), Aparecida Lavor (Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará) e Lídia Cavalcante ( Professora da UFC e Curadora do Seminário) e demais convidadas
10h15 – Palestra de Abertura – As políticas públicas de Livro, Leitura e Bibliotecas no Governo lula com Fabiano Piúba (Secretário de Formação, livro e Leitura do Ministério da Cultura – MinC)
A contextualização das políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas no Governo Federal, no âmbito dos Ministérios da Cultura e da Educação, em torno da regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e a construção do novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL).
11h – Palestra “O Brasil que lê e a formação leitora” com Lúcia Fidalgo (RJ) e mediação de Lídia Cavalcante (CE)
A palestra apresentará um breve panorama sobre a leitura, destacando o papel da biblioteca pública na formação de leitores em um Brasil que ainda pouco lê, mas que tem um vasto universo de leitura a ser explorado. Serão ressaltadas as formas como bibliotecas e bibliotecários podem atuar nesse processo, por meio da mediação de leitura e da adoção de iniciativas bem-sucedidas em diferentes contextos.
14h – Mesa Redonda “Tem gente que nasce biblioteca” com Flávia Barros, Jardel Soárez, Tiaia Tavares, Angela de Abreu e Mediação de Isabela Correia
Entendendo que biblioteca e leitura devem fazer parte da vida das pessoas desde a infância, a mesa-redonda tem como objetivo fomentar a troca de experiências e práticas de formação leitora em diversos contextos, reunindo diferentes espaços e atores sociais. O debate destacará o papel estratégico das bibliotecas escolares, públicas, comunitárias e em empresas na promoção da leitura, explorando iniciativas inovadoras e abordagens que fortalecem o acesso ao livro, a mediação leitora e o desenvolvimento do ato de ler que se projeta ao longo da vida, contribuindo para a construção de uma sociedade mais crítica, autônoma e informada.
15h30 – Roda de Conversa “Encontrando os livros que amamos: um passeio pelo acervo da Bece”
Trata-se de um encontro entre pessoas leitoras para compartilhar leituras que amam em um espaço de troca e diálogo, onde apaixonados por livros se reúnem para discutir obras marcantes a partir do acervo da biblioteca. A iniciativa permite que os participantes expressem suas impressões, emoções e reflexões sobre o prazer da leitura, promovendo um ambiente acolhedor para celebrar a literatura, inspirar novas descobertas e fortalecer conexões entre leitores por meio do amor aos livros.
Convidados: Francisco Lucênio (Clube de Leitura Meu Tempo é Agora), Liliânia Soares (Clube Leituras Estranhas), Brena Lima (Clube de Leitura Pausa para Prosa) e Prof. Manduca (Clube de Leitura Meu Tempo é Agora), Ana Karine Garcia (mediação).
Dia 28 de março | Sexta-Feira
9h às 12h – Encontro formativo
9h às 10h30 – Aula 1 – “Marina Colasanti e seu tear encantado” com Rosa Morena
A escritora e mediadora de leitura Rosa Morena convida o público a conhecer e explorar, de forma sensorial e dialógica, o universo encantador da autora. Por meio dos contos “A moça tecelã” e “Com sua voz de mulher”, a experiência alia leitura e experimentação criativa, ressaltando as nuances do feminino, poético e político. Um painel interativo traça a trajetória literária de Marina Colasanti, enriquecendo a aula com perspectivas sobre sua obra. Essa aula aberta tem como objetivos criar espaço para expressão de sentimentos e emoções, abrangendo o feminino, o poético e o político presente nos textos de Marina Colasanti.
10h30 às 12h | Aula 2 – Política e Paixão – A trajetória poético-crítica de Affonso Romano de Sant’Anna com Renato Pessoa
O professor Renato Pessoa abordará aspectos da vida e da obra de Affonso Romano de Sant´Antanna, buscando elencar a sua trajetória intelectual que transita entre diversos gêneros como a poesia, o ensaio, a crítica de arte e a crônica, colocando-o como um dos intelectuais mais ativos da literatura brasileira da segunda metade do século XX. Renato Pessoa analisará poemas, crônica e textos críticos que sintetizam a obra literária de Affonso Romano de Sant´Antanna. Por fim, haverá a produção de um texto (crônica) tendo como referência o poema Que País é Este?
14h – Palestra “A Biblioteca Pública e a formação de leitores: experiência da Biblioteca Sinhá Junqueira como espaço de encontro, arte e produção de autonomia” com Ciro Monteiro (Ribeirão Preto/SP) e mediação de Laiana Ferreira
Como formar leitores em um mundo cada vez mais complexo? O que é possível fazer em uma biblioteca pública para atrair leitores? De que maneira a biblioteca pode ser um espaço que conecta todos os públicos? A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 2024, recebeu mais de 181 mil visitas, emprestou mais de 18 mil livros e recebeu 24 mil pessoas em atividades culturais. Se destaca como um dos dispositivos culturais mais importantes da cidade e região. Para saber mais dessa experiência impactante na cidade, vamos conversar com Ciro Monteiro, bibliotecário e diretor da BSJ, que vai nos contar o que tem sido feito por lá para que a biblioteca entre no rol dos importantes espaços de fomento à leitura.
15h45 – Palestra “Mediação cultural, da informação e da leitura em bibliotecas” com Henriette Ferreira Gomes (BA) com mediação de Tadeu Feitosa (CE)
Sinopse: Mediação cultural, da informação e da leitura em bibliotecas abordará as características da mediação cultural, da mediação da informação e da mediação da leitura, apontando as particularidades e pontos de aproximação entre elas, destacando a ocorrência de interligação em favor do processo de apropriação por parte dos sujeitos sociais e situando a biblioteca enquanto um dispositivo de mediação, cuja responsabilidade social é a de assegurar o acesso, uso e apropriação da informação e da cultura como um contributo ao processo de desenvolvimento do protagonismo social.
17h30 – Sarau Poesia Falada, com a participação de Eduardo Africano, Rosa Moreno, Baticum Proletário, Reginaldo Figueiredo, Ynaiã e outros artistas
O Sarau de Poesia Falada é um evento que celebra a expressão artística literária através de declamações de textos autorais e obras de renomadas escritoras negras. Aqui, a poesia encontra diversas formas de expressão: seja declamada, cantada e interpretada, artistas de diferentes áreas e vivências trazem suas histórias para o palco. Este projeto reúne talentos da poesia marginal, do teatro e da performance, criando um ambiente inspirador onde gerações se encontram. Artistas clássicos e jovens se conectam, trocando experiências e inovando na forma de apresentar a arte poética.
18h30 – Show de Encerramento com “Batuque do Dipas com participação Belinho”
O projeto “Batuque do Dipas” do artista Felipe de Paula teve início no ano de 2018 e consiste na experimentação e pesquisa de um repertório em samba, que caminha entre sambas tradicionais, sambas modernos e seu trabalho autoral. Tendo este gênero como alicerce criativo, Felipe trabalha com uma formação composta por cavaquinho, violão e 4 percussionistas. Seu intuito com tal formação além de contemplar uma forma estética das tradicionais rodas de samba, traz consigo uma ênfase percussiva, um samba com bastante harmonia porém bem marcado pelo protagonismo de sua percussão.
Sobre a Bece
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço:
Bece faz 158 anos e realiza seminário sobre bibliotecas e leitores em formação
Dias 27 e 28 de março, diversos horário
Entrada: gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Moura Brasil)