Férias na Bece traz diversas atividades culturais gratuitas
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar, apresenta sua programação cultural para a semana de 11 a 14 de julho. A agenda inclui uma variedade de eventos, dentre eles: lançamento de livros, contações de histórias, performances literárias e espetáculos infantis. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Confira:
Na quinta-feira, dia 11, às 16h, o programa Rolê da Bece, juntamente com o Sesc, leva a Performance Chapliniana com o Chaplin Cearense para a sede do Projeto Estrelas do Campo (Rua Maronildo de Queiroz, nº 270 – Bairro Jangurussu). O Rolê da Bece é um programa da Biblioteca Pública que visa promover e potencializar as políticas de democratização da leitura, literatura e cultura dentro e fora da instituição.
As crianças da comunidade Graviola e Poço da Draga participarão na sexta-feira, dia 12, às 9h30, do projeto “O Lixo que Faz Brilhar a Imaginação” com o artista plástico Carlos Careca. Utilizando a metodologia RECICLARTE, Careca ensina a importância da reciclagem e do consumo sustentável através de vivências lúdicas. Fundador do Coletivo Nossa Iracema, ele transforma lixo reciclável em arte e promove a conscientização ecológica. A atividade acontecerá na Bece.
Lançamento de Livro
No dia 11, às 18h, será lançado o livro “A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará-Harvard-Ceará” de Eduardo Vasconcelos e mediação de Lucino Klein Filho. A obra apresenta a formação acadêmica do primeiro brasileiro formado em medicina pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1853, e as atividades científicas feitas por ele ao retornar ao Brasil (Fortaleza-Ceará), na segunda metade do século XIX. O livro expõe a constituição do primeiro Museu de História Natural no Ceará, a criação do periódico médico-científico “A Lanceta”, e a introdução de equipamentos e técnicas de anestesia utilizando éter.
Performance Literária
Na sexta-feira, dia 12, às 18h30, a artista Jupyra Carvalho e a escritora Anum Costa se unem para uma performance literária única, onde emprestam suas vozes e corpos para dar vida às histórias do livro “O Parque das Irmãs Magníficas” (Las Malas), da escritora argentina Camila Sosa Villada. Com classificação indicativa de 14 anos e em parceria com o Sesc, o evento “As malditas escrevem: uma leitura de Camila Sosa Villada”, esta leitura-gesto-cena celebra as travestis que escrevem suas histórias malditas, inspirando e sendo lidas por tantas outras, num abraço poético que sempre recomeça
Iniciando a programação do sábado, dia 13, a Bece realizará mais um encontro do Clube de Leitura Meu Tempo É Agora a partir das 9h30.
Programação Infantil
O final de semana está repleto de atividades para o público infantil na Biblioteca Pública. Na sexta-feira, dia 12, o programa “A Hora da História” inicia as atividades com contação de histórias às 15h30 com Rosa Cristina, técnica em biblioteconomia do Setor Infantil da Bece.
No sábado e domingo, dias 13 e 14, a diversão continua com o programa Pequenas Grandes Histórias, às 10h e às 15h. No sábado, o Grupo Carroça de Mamulengos apresenta a contação de histórias com o espetáculo “Mari Ana” e no domingo o artista Orlângelo Leal apresentará o espetáculo “Autômato Programado para Divertir“.
Encerrando a semana, no domingo, dia 14, às 14h30, o Bece Ambiental – Projeto Viva Natureza convida todos a refletirem sobre a importância da preservação ambiental, promovendo a conscientização e o cuidado com o meio ambiente desde cedo. As atividades serão conduzidas pela idealizadora e autora Patrícia Veloso, com a participação do fotógrafo Gentil Barreira e da artista indígena Byya Kanindé, e o acompanhamento da arte-educadora Sabrina Moura, da psicopedagoga Ana Victória Anselmo e do músico Mateus Mascarenhas.
PASTA COM FOTOS: [FÉRIAS NA BECE] 11 A 14 DE JULHO
Serviço
Bece Programação Semanal – 11 a 14 de julho
Datas: 11 a 14 de julho, diversos horários
Entrada Gratuita
Na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro)