Formacao dos Agentes de Leituras

Biblioteca Pública Estadual do Ceará abre inscrições para oficinas gratuitas

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, oferta durante o mês de janeiro quatro oficinas: “Construção de Personagens 2D, com Saulo Tiago (19/01, às 09h); “Zine”, com Janaína Esmeraldo (19/01, às 13h); “Construção de Tirinhas com PJ Brandão (25/01, às 9h) e ”Sashiko Bordado”, com Virginia, (26/01, às 13h). Os interessados podem se inscrever via formulário online disponibilizado no site bece.cultura.ce.gov.br. As vagas são limitadas e as aulas acontecem no Espaço Multiuso da Bece.

 

Na oficina “Construção de Personagens 2D”, os participantes conhecerão alguns dos princípios básicos para criação de personagem e algumas dicas e exercícios de como conseguir expressar a personalidade da sua figura através do desenho. Ministrada pelo artista visual, Saulo Tiago, a oficina acontecerá no dia 19/01, das 09h às 11h. Segundo, Saulo, “não é necessário saber desenhar para participar. O único pré-requisito é ter uma ideia, e disposição para rabiscar e imaginar!” Serão ofertadas 25 vagas para pessoas acima de 12 anos, as inscrições estão abertas até o dia 17 de janeiro. Link do Formulário de Inscrição.

 

Ainda no dia 19/01, a quadrinista Janaína Esmeraldo ministrará a Oficina de Zine”, das 13h às 16h. Os participantes da oficina vão poder criar suas próprias zines, inspiradas em uma vivência pessoal ou como uma apresentação de si mesmas, a partir de um dos modelos apresentados. Também serão ofertadas 25 vagas, as inscrições estão abertas até o dia 17 de janeiro. Pré-requisito: a partir de 12 anos. Link do Formulário de Inscrição.

 

Já no dia 25/01, das 9h às 13h, acontece a oficina “Construção De Tirinhas“, com o professor universitário PJ Brandão. A partir de uma série de exercícios criativos em sequência, os alunos colocarão em prática direcionamentos que materializam algumas das teorias da linguagem dos quadrinhos, principalmente a partir da limitação espacial do formato tira. O período de inscrição acontece de 17 a 21 de janeiro e serão ofertadas 25 vagas. Pré-requisito: a partir de 14 anos. 

 

Encerrando a programação formativa de janeiro, a Biblioteca Pública oferece a oficina Sashiko  de Bordado” com Virginia Fukuda no dia 26/01, das 13h às 16h. Os participantes aprenderão uma forma de costura de reforço decorativa (ou bordado funcional) do Japão. Tradicionalmente era usada para reforçar áreas de desgaste ou reparar locais desgastados ou rasgados com remendos, tornando a peça mais forte e mais quente, essa técnica de costura é frequentemente usada para fins puramente decorativos no quilting e no bordado. O período de inscrição acontece de 17 a 21 de janeiro e serão ofertadas 20 vagas. Pré-requisito: a partir de 15 anos. 

 

PROTOCOLO COVID

Ressaltamos que, para as atividades presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento oficial com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório. Orientamos que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço:

Férias na Bece – Programação Janeiro – Oficinas

“Construção de Personagens 2D”, com Saulo Tiago (19/01, às 09h);

 “Zine”, com Janaína Esmeraldo (19/01, às 13h); 

“Construção de Tirinhas” com PJ Brandão (25/01, às 9h) e

”Sashiko Bordado”, com Virginia, (26/01, às 13h).

Local: Espaço Multiuso da Bece (Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE)

Confira a programação completa em:  bece.cultura.ce.gov.br.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *