Baile da Conceicao

Baile da Conceição: Bece homenageia às escritoras negras com poesia, música e feira de artesanato

Celebração da vida e obra de Conceição Evaristo e outras escritoras negras, com poesia, ritmos contagiantes e arte feita na periferia.

No dia 17 de janeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) reunirá artistas locais para uma homenagem à vida e à obra da icônica escritora Conceição Evaristo, além de celebrar outras importantes escritoras negras do Brasil e do mundo. Com início às 17h30, o evento contará com apresentações do grupo Mais Melanina, Reggae do Passinho, DJ Lolost, Izabela Wégila, Ana Marlene, Flamel, Rafaely Santos, Dona Iolanda e Edson Júnior, além da Feira Negra. A atividade contará com intérprete de Libras e acontecerá na calçada da Bece, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

O Baile da Conceição é uma celebração afrocentrada que exalta a força, a pluralidade e a ancestralidade das mulheres negras. A homenagem a Conceição Evaristo, uma das vozes mais importantes da literatura afro-brasileira, tem como objetivo fortalecer as vozes da periferia, promover a resistência e valorizar histórias que ecoam por todos os cantos do Brasil e do mundo. Durante o evento, também serão celebradas obras de autoras como Carolina Maria de Jesus e Geni Guimarães.

A programação começa com a apresentação da DJ Lolost, que traz um set repleto de ritmos inspirados em suas vivências como cria de Fortaleza. Em seguida, a “Dama dos Saraus” e guardiã de memórias do Poço da Draga, Dona Iolanda, junta-se a Flamel, um dos organizadores da Cururu Skate e Rap e idealizador da Batalha do Half, para o primeiro bloco de apresentações do Sarau Poesia Falada.

O Reggae do Passinho marca presença na programação do baile a partir das 19h. O DJ Tandinho levará à Bece a dança do ritmo jamaicano, criada em Fortaleza em 2012. Às 19h45, sobem ao palco para mais um bloco do Sarau Poesia Falada: o artista surdo e licenciado em Letras-Libras, Edson Júnior; a artista-pesquisadora Rafaely Santos; e a atriz, diretora e fundadora da Trupe “Caba de Chegar”, Ana Marlene.

A programação se encerra com a apresentação do grupo de samba +Melanina, às 20h10. Em suas composições e performances, o grupo celebra a força e a diversidade cultural, destacando histórias e experiências que dialogam com o legado de Conceição Evaristo e outras escritoras negras. Formado por musicistas das periferias de Fortaleza e de outras regiões do Ceará, o grupo combina talento e representatividade em sua arte.

Sobre Conceição Evaristo

Conceição Evaristo, (Maria da Conceição Evaristo de Brito) professora aposentada do Município do RJ, escritora e ensaísta, nasceu em Belo Horizonte, em 29/11/46. Reside desde 1973 no Rio de Janeiro. Doutora em Literatura Comparada pela UFF, Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio, e graduada em Literatura Brasileira pela UFRJ. Foi Curadora da Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2022. Estreou na literatura em 1990, na série Cadernos Negros – antologia editada anualmente pelo grupo Quilombhoje, de São Paulo, um coletivo de escritores afro-brasileiros reunidos, desde 1978. A partir de então, seus textos vêm obtendo cada vez mais leitores nacionais e estrangeiros. A produção de Conceição Evaristo abarca poesia, contos, romances e ensaios literários, abordando assuntos relacionados à educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. Além de participar de eventos propostos acadêmicos, Conceição Evaristo ao longo de sua carreira tem marcado a presença nos movimentos sociais negros e de mulheres negras.

SERVIÇO
Baile da Conceição
Data: 17 de janeiro
Horário: 17h30
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)

Leia também