Rolê da Bece: Biblioteca Pública realiza atividades em instituições sociais e escolas públicas
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, realizará, em fevereiro, diversas atividades em instituições sociais e escolas públicas. O Rolê da Bece, programa que visa promover e potencializar as políticas de democratização da leitura, literatura e cultura dentro e fora da Biblioteca Pública, levará intervenções artísticas para um público diversificado. As atividades acontecerão fora na Biblioteca.
A programação é composta por projetos aprovados na I Convocatória Bece de Programação Cultural 2023/2024 e em parceria com o Sesc Fortaleza. Confira:
15 e 16 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
15h | Espetáculo “Corporificar”, com Rafaela Mota de Lima.
Dia 15: Lar Francisco de Assis (Av. Rogaciano Leite, 1650 – Guararapes, Fortaleza – CE).
Dia 16: Associação Beneficente Tancredo Neves (R. Vera Cruz, 1044 – Parque Potira, Caucaia).
Chamamos no terreiro cênico a Etnografia dos ritos indígenas femininos da aldeia indígena Tremembé da barra do Mundaú-CE. Evocamos entidades femininas como a Cobra Branca, entidade encantada da aldeia Tremembé, e realizamos um cruzo das nossas experiências da infância e dos ofícios ancestrais de “corpas” indígenas, ruralistas e interioranas. Geramos “oralidanças” dissidentes que corporificam a sabedoria ancestral feminina e reconhecem nossas identidades originárias.
16 de fevereiro (sexta-feira)
15h30 | Espetáculo “As Aventuras de Mara: descobrindo o planeta das bocas”, com Lyvia Cruz e Gracy Kelly.
Local: Instituto Doutor Rocha Lima de Proteção e Assistência à Infância (R. Eretides Martins, 977 – São Gerardo, Fortaleza – CE)
A peça conta a história de Mara, que mora no Planeta das Mãos, onde todas as pessoas são surdas, conversam em Libras e são felizes. A apresentação visa ensinar o público ouvinte, de forma lúdica, sobre as relações interpessoais, a cultura e o universo das pessoas surdas. O espetáculo encena três contos: “Mara, a menina do leite”, “Mara e o peixinho” e a clássica “Os Três Porquinhos”, sendo que nessa versão, o lobo é surdo.
17h | Espetáculo “Histórias que a vovó contava”, com Jeane Pinho.
Local: Poço da Draga – Pavilhão Atlântico (R. Viaduto Moreira da Rocha – Centro, Fortaleza-CE)
O espetáculo narra a história de uma avó e sua neta que constroem sua relação através da contação de história e de seus saberes populares. Nesse conto, a vovó colore a imaginação de sua querida neta, tirando da memória uma história que fala sobre aceitação das diferenças entre as pessoas e a importância da amizade.
18h | Espetáculo “O romance de Creusa e Evangelista”, com a Cia Epidemia de Bonecos.
Local: Biblioteca Comunitária Marighellas Literários (R. Álvaro de Alencar, 351a – Jacarecanga, Fortaleza – CE)
Creuza, uma jovem donzela, vive isolada de tudo e de todos, prisioneira de seu próprio pai. Até que, na sua festa de aniversário, ela conhece Evangelista e muda o rumo da sua vida. Eles se apaixonam e enfrentam difíceis situações para ficarem juntos. Os dois questionam as relações de poder, insurgindo-se contra o maniqueísmo da vida e criando outro mundo onde o centro é o amor.
20 de fevereiro (terça-feira)
14h | É S.A.L: “Na sombra da Jurema: Sarau de poesia indígena por indígenas”, com o grupo Tamain.
Local: EEFM Clóvis Beviláqua (Av. Dom Manuel, 511 – Centro, Fortaleza – CE)
Esse é um convite a todos que desejam sentir a energia do que é estar na sombra de uma Jurema, sentir a energia que os poemas feitos pelos indígenas nos fazem vivenciar e pensar. Venham entrar na grande árvore da Jurema. Ergueremos nossa oca e kalembre sagrado e traremos a vocês a lírica ancestral de nossos parentes através de nossas vozes.
Dias 21 e 22 de fevereiro
8h às 12h | Oficina de Encadernação com Talita Késsia
Local: EEMTI CAIC Maria Alves Carioca (R. Srg. Barbosa, 851 – Granja Lisboa, Fortaleza-CE)
Carga horária: 8h / Público alvo: alunos do ensino médio
Dobras e costuras: construindo o meu primeiro caderno. Nesta oficina, serão apresentadas técnicas de iniciação ao universo da encadernação, para que o público conheça sua importância e possa explorar algumas possibilidades e diversos usos. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio, pois a oficina oferece a oportunidade de começar do básico, fazendo costuras simples e a partir de diversas dobraduras de papel.
22 e 23 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
14h | Contação “Conto de Ananse”, com Edivaldo Batista.
Dia 22: EMEIEF Alba Frota (Av. Dom Manuel, 914 – Centro, Fortaleza – CE)
Dia 23: Escola Municipal São Rafael (Rua dos Tabajaras, 244 – Centro)
A aranha Ananse é esperta, engenhosa e cheia de histórias. Por isso mesmo, vive se metendo nas mais diversas situações para conseguir o que quer ou talvez se safar de algum problema. Como conseguir o título de “Criatura mais esperta”? O que fazer para não pagar o que deve ao Porco? Como ir até a festa nas Nuvens? Essas e outras aventuras a gente vai descobrindo ao conhecer os Contos de Ananse.
23 de fevereiro (sexta-feira)
17h | Espetáculo “O circo de Chaplin”, com o Chaplin Cearense.
Local: NUPAC – Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (R. do Trilho, 1214 – Moura Brasil / Fortaleza – CE)
O circo do Chaplin abrilhanta as peripécias de Carlitos na apresentação do seu Circo das Pulgas e faz uso da mímica chapliniana para construir um enredo de uma apresentação circense protagonizada pela Pulga. Ao se deparar com o fim trágico da Pulga, Chaplin (Carlitos) assume o espetáculo e, com a ajuda do público, dá continuidade ao show.
29 de fevereiro (quinta-feira)
18h | Espetáculo “Guerra de Cup&Cake” com K’os Coletivo
Local: Biblioteca Comunitária Nelson Mandela (R. Medelim, 3311 – Granja Lisboa Fortaleza – CE, 60540-000)
O espetáculo conta a história de dois mestres cucas experts em doces que lutam por um mesmo objetivo: o prêmio de maior e melhor confeiteiro da cidade de Mascavo. Um se chama Cup e o outro Cake. O que eles não esperavam é que nessa briga, juntos, iriam criar um doce que passaria a ser conhecido em todo mundo: o Cupcake.
SERVIÇO
Programação de programa Rolê da Bece
Data: 9 a 29 de janeiro de 2023
Horário: diversos horários
Entrada: para o público da instituição/escola
Local: diversos locais