Programação gratuita: abertura da exposição “Entre Vazios e Paralelos” acontece nesta terça-feira (30) na Bece
A exposição é fruto de duas linhas de pesquisas que envolvem memória e inovação da Kuya – Centro de Design do Ceará.
Uma nova perspectiva sobre o design gráfico no Ceará será apresentada na exposição “Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará”, que inaugura na próxima terça-feira (30), às 17h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). A mostra é uma iniciativa da Kuya – Centro de Design do Ceará – um equipamento cultural da Secult Ceará, administrado em parceria com o Instituto Mirante – e apresenta peças editoriais encontradas no acervo da Bece, do Plebeu Gabinete de Leitura e da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
A exposição, que ocupa o Setor de Atualidades da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), é resultado do Programa de Pesquisa Sankofa 2023 da Kuya – Centro de Design do Ceará, um programa lançado por edital em 2023 que visa estabelecer conexões entre a pesquisa, a formação e a difusão, contribuindo para o reconhecimento dos saberes e fazeres envolvidos na produção do Design Gráfico no Estado.
“O Programa de Pesquisa Sankofa 2023 parte das memórias gráficas que fundamentam a cultura do design e a produção contemporânea, por isso buscamos revisitar o diálogo entre memória e inovação, duas linhas de pesquisa que alicerçam à exposição.” destaca Delano Pessoa, coordenador de pesquisa da Kuya.
A exposição “Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará”, reúne o trabalho de dos bolsistas do Programa de Pesquisa Sankofa 2023. A mostra apresenta os resultados das pesquisas realizadas nas linhas de memória e inovação, que trazem à tona publicações gráficas localizadas em acervos públicos e privados do estado e as experiências de cocriação nos territórios cearenses.
Os bolsistas Camila Barros e Lucas Borges, da linha de pesquisa Design e Memória, selecionaram peças editoriais encontradas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), no Plebeu Gabinete de Leitura e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, buscando traçar um panorama do design gráfico local. Já os bolsistas Alessandra Pereira e Bergson Dias, da linha de pesquisa Design e Inovação, apresentam como o design pode ser feito de forma colaborativa e contextualizada, a partir das demandas e dos recursos dos próprios territórios, sem depender de ferramentas externas.
A exposição “Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará” será aberta ao público nesta terça-feira (30), às 17h, no Setor Atualidades da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e ficará em exibição até o dia 29 de fevereiro de 2024.
Parceria entre equipamentos da Secult Ceará
A história do design gráfico no Ceará é o tema de uma exposição realizada pela Kuya – Centro de Design do Ceará em parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A mostra apresenta uma seleção de peças editoriais e uma ação cocriativa em design periférico, que revelam a diversidade e a criatividade dos designers cearenses.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre os dois equipamentos culturais, que pertencem à Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (RECE). A proposta é incentivar a interação e a cooperação entre os espaços culturais da RECE, ampliando as oportunidades de produção, divulgação e apreciação artística no estado.
O diretor da Kuya, Rodrigo Costa Lima, destacou a relevância de fomentar conversas entre os equipamentos culturais do Estado. De acordo com ele, “a parceria busca fortalecer e aproximar vínculos que são muito importantes para a cultura do nosso Estado. Ampliando possibilidades de pesquisa pensamos juntos vários aspectos da cultura do design no Ceará.”
A exposição conjunta é uma chance para divulgar fontes de pesquisa, acervos que ajudam a refletir sobre fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará. Além disso, é uma maneira de valorizar e consolidar os equipamentos culturais da RECE, que são espaços de promoção da cidadania, da educação e da cultura.
A superintendente da Bece, Suzete Nunes, também destaca a importância da iniciativa: “A exposição evidencia aspectos do design gráfico cearense ainda pouco explorados no campo da pesquisa. A iniciativa da Kuya, em parceria com a Bece, busca dar visibilidade ao tema, ampliando as possibilidades de acesso e diálogo entre a nova geração de criadores e esses acervos. A parceria também se insere na política de ações em rede entre os equipamentos culturais do estado.”
SERVIÇO
Abertura da exposição “Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará”
Dia: 30 de janeiro de 2024 (Terça-feira)
Horário: 17h
Local: Térreo | Setor de Atualidades – Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro, CEP: 60010-000.
“Entre vazios e paralelos: fragmentos para uma história do design gráfico no Ceará”
Período: 30 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024.
Horário: Ter. a Sex., das 9h às 20h, e Sáb. e Dom., das 9h às 17h.
Local: Térreo | Setor de Atualidades – Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro, CEP: 60010-000.
ENTRADA GRATUITA E ABERTA AO PÚBLICO