WhatsApp Image 2024 07 08 at 10.10.11

Projeto Viva Natureza é apresentado na Bece em uma tarde com atividades artísticas e culturais para crianças

O Projeto Viva Natureza foi elaborado com o desejo de expandirmos a compreensão de que somos parte integrante e indissociável da Natureza. Tem como eixo norteador incentivar a construção de vínculos duradouros e a interação mais curiosa e cuidadosa com o mundo ao nosso redor, utilizando-se da criatividade numa experiência instigante, divertida e plural.

O evento de apresentação do Projeto contará com vivências, rodas de conversa e musicalização ao vivo. Será um momento de conexão e aprendizagem sobre como cuidar do Planeta e preservar a Natureza. As atividades serão conduzidas pela idealizadora e autora Patricia Veloso, com a participação do fotógrafo Gentil Barreira e da artista indígena Byya Kanindé, e o acompanhamento da arte-educadora Sabrina Moura, da psicopedagoga Ana Victória Anselmo e do músico Mateus Mascarenhas.

Essa proposta de sensibilização socioambiental, elaborada pela Terra da Luz Editorial, agrega a Coleção Viva Natureza, composta por três livros infantis, guias de mediação para educadores/as, dois cadernos de ações sustentáveis e iniciativas verdes, ampliando-se com vivências culturais e artísticas para crianças e jovens. As temáticas e narrativas das obras estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e com os ODS da Unesco (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Alguns títulos já estão sendo adotados em escolas para estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Apesar da condição de emergência climática e de vulnerabilidade da vida na Terra, a linguagem utilizada não foca no alarmismo ou nas condições limites de uma catástrofe. Utilizando-se de múltiplas percepções, os conteúdos foram pensados para que as crianças possam se expressar, interagir e apreciar o ambiente em seu entorno, ampliando laços de encantamento e afeto com a Natureza de forma singular.

Patricia Veloso:

Mestra em Administração de Empresas (Unifor) e mestra em Comunicação Social (UFC). Cursando programa de especialização em Educação Ambiental. Produtora cultural, curadora e editora, desde 1985 atua no segmento artístico-cultural. Idealizadora do Projeto Viva Natureza e da Coleção Ler é Divertido, tem se dedicado, nos últimos seis anos, a organizar edições de livros de literatura infantil e infantojuvenil, agregando diversos autores. É membro da Câmara Cearense do Livro (CCL), do Movimento Pró-Árvore (MPA) e do conselho de curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza.

Gentil Barreira:

Fotógrafo cearense, desde os anos 1970 realiza documentação iconográfica de práticas e celebrações de manifestações populares com ênfase na cultura e na paisagem do Ceará, especialmente os sertões. É também reconhecido nacionalmente pelas inovações, pesquisas e experimentações que utilizam a imaginação a favor da técnica fotográfica. Possui diversos livros publicados e participações em exposições em todo o país. Influenciou e ainda influencia um grande número de jovens fotógrafos com suas imagens e sua lógica de perceber o mundo.

Byya Kanindé:
Artista visual indígena do povo Kanindé de Aratuba, desde cedo buscou expressar sua arte em diversas linguagens. Seus trabalhos são usados por ela como uma ferramenta para divulgar a realidade e o dia a dia dos povos originários. Além disso, também atua como comunicadora e realiza formações de audiovisual com indígenas e moradores de aldeias. Apesar de jovem, tem um vasto currículo com participações em coletivos, exposições e publicações.

Terra da Luz Editorial:

A Terra da Luz Editorial tem elaborado seus livros como instrumentos de acesso ao conhecimento e à interpretação do mundo, utilizando linguagens diversificadas, apoiadas na arte e na cultura. Se antes a produção tinha um viés direcionado ao público adulto, desde 2018, ampliou a sua forma de atuar e, com isso, passou a organizar obras voltadas também para crianças e jovens. A editora pensa a palavra e a imagem como veículos que se complementam, com o propósito de incentivar o hábito e a apreciação da leitura, associados à educação visual e à consciência da necessidade de preservação patrimonial e ambiental.

Serviço:
Apresentação do Projeto Viva Natureza