Janeiro na Bece: confira os lançamentos de livros
Em janeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lançará mais recentes obras de Íris Cavalcante, Karla Karenina, Anna Vinci, Márcio Catunda, Jorge Ventura, Jorge Alfredo Furtado e Cibele Cortez.
No dia 9, Iris Cavalcante lança a obra Estrangeira na Casa que Habito. Karla Karenina lança o livro Como Dantes no dia 16, e Anna Vinci apresenta As Aventuras de Cricri e Sebas no Mundo do Dinossauro Ubirajara Jubatus no dia 19, em um evento que ocorrerá às 16h.
Já no dia 23, a Bece promove três lançamentos de livros: Sinfonia Italiana – Uma História da Arte na Itália de Márcio Catunda, Outras Urbanas de Jorge Ventura e Crepúsculo de Mim de Jorge Alfredo Furtado. Encerrando a programação, no dia 30, Cibele Cortez lança Eu Não Quero Falar Sobre Isso. Com exceção do evento do dia 19, todos os lançamentos ocorrem às 18h, no espaço multiuso da Biblioteca (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil). A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Conheça as obras:
- “Estrangeira na Casa que Habito” de Íris Cavalcante
Mediação: Lilian Martins
Dia 9 de janeiro, 18h
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa: livre
“Estrangeira na casa que habito” é um livro de poemas com temática feminina, que transporta o(a) leitor(a) com lirismo e questionamentos para o universo feminino e, dessa forma, habita o imaginário de muitas mulheres. No livro, esse tema perpassa por instituições de forte teor masculino e opressivo, como o Estado, a sociedade, o matrimônio e a própria casa, um substantivo feminino que também agrega elementos do machismo arcaico. A casa está sempre presente. E a personagem que a habita é uma estrangeira. As personagens que transitam no livro sofrem o quinhão das desventuras causadas pelo patriarcado. Mistérios, opressões, loucuras, tragédias, maternidade, nascimentos e renascimentos, mutilações e mortes rondam as mulheres do livro.
Sobre Iris Cavalcante
Iris Cavalcante, escritora cearense nascida em Baturité, é especialista em Escrita Literária. Estreou na literatura em 2003 com publicações independentes. Em 2018 foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia. Em 2021, lançou o romance “Por quem elas se curvam”, organizou a antologia “Crônicas de uma Fortaleza obscena”, reunindo textos de autores de Brasil, Portugal, Alemanha e Itália. Estreou no gênero crônicas com o livro “De olhos vendados”, editado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – Inesp. Em 2022, lançou o livro de poesia “Se te pareço noturna” e esteve entre os dez autores contemplados no Prêmio Ideal Clube de Literatura.
- “Como Dantes” de Karla Karenina
Mediação: Priscila Austin
Dia 16 de janeiro, 18h
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa: livre
O fechar de olhos de Karla Karenina nos convida a ser platéia da epopéia de uma jovem em busca de sua libertação, assim como a da autora e do leitor. O livro apresenta a jornada de Sophie, uma jovem que, ao perder sua criança interior, encontra refúgio no palco e inicia um processo de autodescoberta. A História é permeada por afetos, dramas, paixões e termina em uma espécie de realismo fantástico onde Karla descobre, transforma e carrega o sublime, como que pelo vento, até os dias de hoje.
Sobre Karla Karenina
Uma artista multifacetada. Além de atriz de teatro, cinema e TV de projeção nacional também canta, é terapeuta e escritora. Na área da literatura, lançou seu primeiro livro de poemas “Era uma Vez” pelas Edições UFC em 1999. Participou de coletâneas do Instituto Horácio Dídimo e do Coletivo Mulherio das Letras. Participa de inúmeros saraus e lançamentos de livros aliando a arte da poesia, do teatro e da música em suas performances de valor cênico inigualáveis.
- “As aventuras de Cricri e Sebas no mundo do dinossauro Ubirajara Jubatus” de Anna Vinci
Mediador: Ludmila Prado
Dia 19 de janeiro, 16h
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa: livre
Um paleontólogo e seu filho enveredam na Chapada do Araripe em busca de fósseis de dinossauros. Nessa jornada, conhecem Cricri, uma menina curiosa. Após descobrirem um mundo subterrâneo, onde dinossauros e pterossauros vivem incógnitos, a amizade se desenvolve, mostrando que aprender pode ser muito divertido. Esta é uma envolvente história, onde fantasia e ciência coexistem. Ela nos lembra que, em uma sociedade que se torna cada vez mais tecnológica, reencontrar as essências é fundamental.
Sobre Anna Vinci
Especialista em Filosofia, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo -USP. Além de ser membro da comissão científica do Congresso Internacional Movimentos Docentes (CMD). Autora de Otoño de Eva, Poder y resistencia en la educación, Circo Zumbi.
- Livros que serão lançados no dia 23 de dezembro, às 18h
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa: livre
“Sinfonia Italiana – Uma história da Arte na Itália” de Márcio Catunda
Mediação: Jorge Ventura
A obra é o relato de sete viagens ao país da arte, em que Márcio Catunda estuda e comenta, criteriosamente, as obras expostas nos principais museus, igrejas e praças de Veneza, Florença, Milão, Bérgamo, Bolonha, Roma e Nápoles. Além de descrever, em linguagem poética, os monumentos, as pinturas e as estátuas de todos os períodos da história da Itália, o autor do livro apresenta sínteses biográficas dos grandes mestres da pintura, da arquitetura, da música e da literatura italiana. Sinfonia Italiana é uma viagem pelos meandros luminosos da cultura do país que é ainda a maior potência cultural do Planeta.
Sobre Márcio Catunda
Cearense, natural de Fortaleza. Escritor, diplomata e compositor. Com vasta produção literária, Márcio registra mais de 50 títulos publicados entre poesia, ensaio e romance. Em Fortaleza, presidiu o Clube dos Poetas Cearenses e participou de diversas entidades literárias no Brasil e no mundo. Atualmente é membro da Academia de Letras do Distrito Federal. Na carreira diplomática atuou em Lima, no Peru, e Genebra, na Suíça e foi cônsul adjunto da Embaixada do Brasil na República Dominicana.
“Outras Urbanas ” de Jorge Ventura
Mediação: Márcio Catunda
Em Outras Urbanas – o escritor Jorge Ventura, no auge de sua maturidade poética, trata da relação do homem consigo mesmo e com a sociedade que o cerca nas grandes cidades. Os poemas jogam luz sobre o que há de mais prazeroso, alucinante e, ao mesmo tempo, caótico e decadente nos centros urbanos. A característica primordial desta obra está na junção do signo verbal ao icônico (desenhos, fotos, imagens, alternância do preto e branco no fundo da página e/ou na mancha do texto), num belo projeto editorial da Ventura Editora, com execução/montagem do designer Gustavo Gama e desenhos de Val Mello, fazendo o leitor transitar entre o poético e a realidade.
Sobre Jorge Ventura
É escritor, roteirista, editor, ator, jornalista e publicitário. Tem pós-graduação em Marketing e Didática do Ensino Superior. Possui dez livros publicados e participação em dezenas de coletâneas e antologias nacionais e estrangeiras. É presidente da APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro), vice-presidente da ABLAP (Academia Brasileira de Letras e Artes pela Paz), titular do Pen Clube do Brasil, membro diretor da UBE–RJ (União Brasileira de Escritores) e um dos integrantes do grupo Poesia Simplesmente. Recebeu diversos prêmios, em nível nacional e internacional, como autor e intérprete. Tem poemas vertidos para o inglês, o francês, o espanhol, o italiano e o grego. É sócio-proprietário da Ventura Editora e da Editora Iniciatta.
“Crepúsculo de Mim” de Jorge Alfredo Furtado
Mediação: Márcio Catunda
Nesta obra, os poemas transmitem ao leitor a preocupação do poeta com os sofredores e os oprimidos deste mundo. Essa literatura da fraternidade é exemplificada pelo autor do livro, que expressa sua filosofia de vida dividindo o pouco que tem com os que têm menos e assim se aproxima da doutrina dos santos e dos profetas. A mensagem principal do livro é declarar à humanidade que a missão de cada ser humano é plantar a fraternidade nos áridos terrenos deste mundo.
Sobre Jorge Alfredo de Oliveira Furtado
É Poeta e tem publicados: Casulo de Esperanças (2000), O Sertão dos Lampiões e a Capitá dos Apagões (2001), Poemas para quem crê no Amor (2004), Lamentos de um Candidato (2008), Romance e Martírio da Bela Inês de Castro – em parceria com Klévisson Viana (2014), Patativa do Assaré – Pássaro Eterno (2010), Paulo Freire, o Pedagogo dos Oprimidos (2012), Binho, o Menino que Aprendeu a Amar os Passarinhos (2013), Sublimação – em parceria com o Poeta de Meia Tijela (2015), Espelhos (2016), O Menino e o Ukulelê e outros poemas (2018). Foi laureado com o segundo lugar no certame literário Prêmio Gerardo Dimas Mateus, com o cordel Lamentos da Natureza – certame realizado na cidade de Russas – Ceará (2011), e recebeu Menção Honrosa na Antologia Poética do Ideal Clube de Fortaleza, com o poema “Balada ao forasteiro” – (2010).
- “Eu não quero falar sobre isso” de Cibele Cortez
Mediação: Rose Lira
Dia 30 de janeiro, 18h
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa: livre
A obra explora o universo feminino em 39 contos divididos em quatro partes. A obra costura histórias e memórias da autora, conectando ancestralidade, arquétipos femininos e vivências de dor e superação. Os contos abordam questões como abuso, violência e autoabandono, provocando reflexões sobre o feminino e a importância do autoacolhimento e do amor próprio. Com um tom terapêutico, o livro convida as leitoras a olharem para si mesmas por meio das histórias das personagens, despertando um olhar acolhedor e amoroso para suas próprias jornadas.
Sobre Cibele Cortez dos Santos
É educadora física e escritora, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em ambas as áreas. Também é bailarina, unindo arte e ciência em uma abordagem holística que enriquece sua prática terapêutica. Psicoterapeuta de adultos, casais e adolescentes, possui formações em Psicodrama, Terapia de Casal e Orientação Profissional, além de facilitar o grupo Rosas do Deserto, um círculo voltado ao acolhimento e à valorização do sagrado feminino. Como escritora, contribuiu com o capítulo de um livro sobre transformações durante a pandemia, refletindo sua dedicação ao autoconhecimento e à saúde emocional.
SERVIÇO
Lançamentos de Livros de Janeiro
Data: 9, 16, 19, 23 e 30 de dezembro
Horário: 18h, com exceção do dia 9 que será às 16h
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)