BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Obra do artista plástico Leonilson é tema de programa da Biblioteca Pública
Obra do artista plástico Leonilson é tema de programa da Biblioteca Pública

Live será transmitida pelo Youtube da Bece no dia 29 de setembro

O programa “Travessias Literárias”, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), revisita a relevante obra do artista cearense Leonilson (1957-1993), no dia 29/9, às 15h. O equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, recebe o professor e pesquisador Lúcio Flávio, que irá comentar o primeiro catálogo raisonné de um artista contemporâneo falecido a ser lançado no Brasil.

Lúcio Flávio, professor e pesquisador

 

Disponível para consulta no setor Atualidades da Bece, o catálogo raisonné de Leonilson é composto por 3 volumes, com 3.400 registros entre obras, estudos e projetos realizados pelo artista, dispostos em ordem cronológica, acondicionados em uma linda caixa luva. A publicação é bilíngue (português/inglês), traz textos técnicos e críticos, além de listas de exposições, eventos e referências bibliográficas. Uma ferramenta única para apreciadores, curadores, pesquisadores, profissionais do mercado de arte e instituições culturais.

A faixa de programação “Travessias Literárias” será transmitida pelo Youtube da Bece e contará com a mediação de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Biblioteca Pública. 

Exposição Leitura e Liberdade

A obra “Estigmas Curiositas Exvagos”, 1989, de Leonilson, pode ser conferida na exposição “Leitura e Liberdade”. Cedida pelo Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC/CDMAC), a obra foi desenhada como um diário íntimo. Depois de o artista ter sido diagnosticado com HIV, seus últimos trabalhos adquiriram um sentido espiritual, referindo-se à efemeridade e à impermanência. A exposição “Leitura e Liberdade”, que tem curadoria de Rosely Nakagawa e que marca a reabertura física da Bece, revela ao público outras possibilidades de interpretação do que é um livro no contexto das artes e da cultura e pode ser visitada de segunda a domingo, das 9h às 16h, mediante agendamento no site bece.cultura.ce.gov.br

 

José Leonilson

Natural de Fortaleza (CE), Leonilson Bezerra Dias constituiu uma extensa produção, predominantemente autobiográfica, que expõe as angústias e os dramas do homem contemporâneo. Com uma carreira curta e intensa, é reconhecido como um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil. Sua obra, marcada por uma refinada escrita poética, bordados frágeis, traços e cores delicadas, está concentrada nos últimos dez anos de sua vida. Recebeu, em 1994, homenagem póstuma e prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

 

Serviço

Programa “Travessias Literárias – Leonilson comentado por Lúcio Flávio”.

Dia 29 de setembro, às 15h

Curadoria: Fernanda Meireles

Youtube da Bece

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support