Biblioteca Pública Estadual do Ceará anuncia programação de lançamentos de livros em setembro
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza, durante o mês de setembro, uma série de lançamentos literários e debates culturais que exploram poesia, música, inclusão e vivências periféricas. Todas as atividades são gratuitas e acontecem às quintas-feiras, às 18h.
O calendário começa no dia 4 de setembro, com o Seminário de Inclusão e Acessibilidade, que propõe debate sobre práticas e desafios na promoção da inclusão social.
No dia 11 de setembro, será lançado o livro Esperança, de Cidinha Fonseca. A obra mistura poesia e artes visuais para transformar experiências de perda e superação em arte. A mediação ficará a cargo de Dimas Macedo. Cidinha Fonseca, mestra em Artes pela UFC, trabalha com memória, fé e resistência, explorando a relação entre experiência pessoal e expressão artística.
No dia 18 de setembro, é a vez de George Frizzo apresentar Fortaleza SÔNICA – 50 Anos de Rock em Fortaleza. O livro reúne depoimentos de músicos e registros da cena local entre 1960 e 2000, mostrando a evolução do rock e sua relação com a juventude e a cidade.
Já em 25 de setembro, será lançado Escada sem Degraus – Escrevivências de uma mulher negra periférica, de Elayne Telés. A obra transforma vivências em denúncia, abordando racismo, gênero e marginalização, ao mesmo tempo em que propõe reflexões sobre ancestralidade e resistência. A mediação será feita por Jeane Sampaio.
Encerrando a programação, dia 26 de setembro, Pingo de Fortaleza lança publicação virtual “Loas aos Orixás – O Xirê de Pingo de Fortaleza”. No livro, Pingo de Fortaleza revela o processo criativo de suas composições dedicadas às entidades das religiões afro-brasileiras, organizadas em forma de Xirê. A obra une reflexão, letras, partituras e QR Codes com as gravações originais, traçando paralelos com o Maracatu Cearense.
Serviço:
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Todos os eventos às quintas-feiras e sexta (26), às 18h
Entrada gratuita