BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Bece: confira a programação de 13 a 21 de novembro
Bece: confira a programação de 13 a 21 de novembro

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza neste final de semana (13 e 14/11) a programação infantil “Contação de Histórias: Espetáculo “Se Cajueiro Falassé” com Zepelim Arte Para Infância. Nos dias 20 e 21/11 a contação fica por conta da artista Sâmia Bittencourt com o espetáculo “Contos e Cantos”. A entrada é gratuita e para ter acesso é necessário agendamento prévio no site bece.cultura.ce.gov.br/servicos.

No dia 16/11 (terça-feira), o artista visual e educador Samuel em Transe é o convidado do programa Histórias de Quem Lê. Já no dia 17/11, o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, realiza a II Oficina “Desdobre e Dobre – Oficina De Origami” com Uirá Oliveira.

O professor doutor Segone Cossa abordará as especificidades da pesquisa acadêmica em antropologia e decolonização no programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica no dia 18/11.

CONFIRA O RESUMO DA PROGRAMAÇÃO:

Presencial*:

Dias 13 e 14, às 10h30 e às 14h30 – Contação de Histórias: “Se Cajueiro Falasse” com Zepelim Arte Para Infância

Dia 17, às 13h30 e às 14h30 – II Oficina “Desdobre e Dobre – Oficina De Origami” com Uirá Oliveira

Dias 20 e 21, às 10h30 e às 14h30 – Contação de Histórias: “Contos e Cantos” com Sâmia Bittencourt

Virtual:

Dia 16, às 18h – Programa “Histórias de Quem Lê recebe Samuel em Transe”, artista visual e educador.

Dia 18, às 15h – Descobertas da Pesquisa Acadêmica: “Antropologia Nos Estudos Africanos: Uma Proposta de Etnografia do Retorno” com Segone Cossa

*Para as atividades presenciais faz-se necessário o uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social, de acordo com os protocolos recomendados no combate ao Covid-19.

PROGRAMAÇÃO POR ORDEM CRONOLÓGICA

DIA 13 e 14/11 – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 | Contação de Histórias: Espetáculo “Se Cajueiro Falasse” com Zepelim Arte Para a Infância

Setor Infantil / Uso obrigatório de máscara.

Mediante agendamento: Cada família pode agendar no máximo quatro pessoas, entre adultos e crianças, por agendamento. https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/

Um cajueiro como testemunha e uma ruma de histórias e confusões são os principais ingredientes dessa divertida contação de histórias do grupo Zepelim Arte Para a Infância. Uma obra criada a partir das vivências dos integrantes do grupo nos diversos espaços de educação e diversão e as experiências com a música, o teatro e a arte de contar histórias na cidade de Fortaleza e de Pacajus- Ce. Zepelim Arte Para a Infância é um grupo de profissionais da cultura dedicados na criação e difusão de conteúdos artísticos para a infância.

DIA 16/11 – TERÇA-FEIRA

18h – Programa “Histórias de Quem Lê recebe Samuel em Transe”, artista visual e educador.

Youtube Bece / 50 min / Classificação indicativa: Livre

O programa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) propõe conversar com pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra, a biblioteca e a literatura. Colagista há 10 anos, Samuel já ministrou oficinas na maioria das bibliotecas comunitárias da periferia de Fortaleza. Cria colagens digitais e manuais.

DIA 17/11 – QUARTA-FEIRA

13h30 e 14h30 – II Oficina “Desdobre e Dobre – Oficina De Origami” com Uirá Oliveira

Espaço Multiuso da Biblioteca Pública

Inscrições até o dia 16/11: Link da Inscrição.

Uso obrigatório de máscara.

Origami é uma arte tradicional da cultura japonesa que consiste em fazer dobraduras com pequenos pedaços de papel. Na oficina serão ensinadas as peças: tsuru, flor de lótus, piano, porta-retratos, pássaros, baleia, gato, pato, morcego, mesa, caixa de porta-jóias, dentre muitas outras peças. A classificação indicativa é a partir de 10 anos acompanhadas dos pais.

DIA 18/11 – QUINTA-FEIRA

15H – Descobertas da Pesquisa Acadêmica: “Antropologia Nos Estudos Africanos: Uma Proposta de Etnografia do Retorno” com Segone Cossa

Youtube Bece / 50 min/ Classificação indicativa: Livre / Mediação: Rodrigo Ribeiro

O programa conta com a participação de professores com larga experiência no trato com a pesquisa e seus procedimentos teóricos e metodológicos, buscando, assim, esmiuçar os pormenores do trabalho acadêmico de investigação e análise de um determinado tema de estudo nas distintas áreas das Ciências Humanas. O Descobertas… propõe aproximar a Bece dos pesquisadores que, em algum momento, consultaram o seu acervo. Em novembro, contaremos com a presença do Prof. Dr. Segone Cossa, da UNILAB, que abordará as especificidades da pesquisa acadêmica em antropologia e os estudos da decolonização.

DIA 20 e 21/11 – SÁBADO E DOMINGO

10h e 14h | Contação de Histórias: “Contos e Cantos” com Sâmia Bittencourt

Setor Infantil / Uso obrigatório de máscara.

Mediante agendamento: Cada família pode agendar no máximo quatro pessoas, entre adultos e crianças, por agendamento. https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/

A artista Sâmia Bittencourt vem apresentando em seus trabalhos a fusão entre as linguagens do teatro e da música no universo da criação artística voltada para o público infantil. Estreou com “O Romance de Cotinha e Pedro Marinheiro”, com o qual circulou por diversos espaços culturais na cidade de Fortaleza e fora dela. Fruto de uma trajetória de vivências com a tradição popular, difundindo e reinventando a identidade cultural nordestina enquanto importante patrimônio artístico capaz de fortalecer o vínculo com nossas raízes. Nessa Contação de histórias estão: “O menino bulino” e “O Romance de Cotinha e Pedro Marinheiro”, de autoria de Daniel Albuquerque.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support