BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará veio parar na Bienal e está presente também no mundo virtual
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará veio parar na Bienal e está presente também no mundo virtual

A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará conta com a participação da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) em um espaço próprio dentro do evento, a Arena Bece, com uma ampla programação durante os dez dias da Bienal, com rodas de conversa, contações de histórias, lançamentos de livros, laboratórios e oficinas, entre outras atividades, todas gratuitas. A Bece é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Desde o sábado, dia 12, o site oficial da Bece (https://bece.cultura.ce.gov.br/) passou a trazer um tour virtual interativo pela Biblioteca, possibilitando aos internautas uma exploração à distância de todos os espaços do equipamento cultural de forma contínua. O tour foi criado e disponibilizado com acessibilidade para pessoas cegas, graças à audiodescrição feita pela equipe da Bece de todos os espaços do prédio. Visitantes da Arena Bece na Bienal podem fazer um tour ainda mais especial, com óculos de realidade virtual disponíveis para propiciar uma visão imersiva da Biblioteca.⁠

E na segunda-feira, 14, às 18h, na Arena Bece, a Biblioteca vai dar um novo passo em sua presença no mundo virtual, com o lançamento de uma exposição da Biblioteca na plataforma virtual Google Arts and Culture, que poderá ser acessada gratuitamente de qualquer lugar do mundo. A iniciativa faz parte de uma parceria da gigante da tecnologia Google com o Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), que gere a Bece em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará).

Rachel Gadelha, diretora-Presidenta do IDM, é efusiva em sua explicação do que isso pode significar para a Biblioteca Pública. “Estarmos no universo digital com a chancela da Google, o que amplia muito as possibilidades e o alcance dos espaços públicos: para o turismo, para a pesquisa, para a fruição, para outras parcerias e para a ampliação de visibilidade. Fomos os primeiros, no Nordeste, a ter esse espaço na plataforma que já exibe, por exemplo, os acervos da Pinacoteca de São Paulo e do Masp. Ainda devem entrar no projeto o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, na região do Cariri, sul do Ceará, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).”

O tema da exposição que abre a galeria da Bece no Google Arts and Culture é “As mulheres cearenses e o modo de fazer literatura” e conta com fotos do acervo de obras raras da Bece. A página da Bece na plataforma Google Arts and Culture ficará disponível no site bece.cultura.ce.gov.br a partir de segunda (14). Com isso, a Bece se juntará na plataforma ao Cineteatro São Luiz, presente desde maio, e ao Theatro José de Alencar (TJA), presente desde junho.

As atividades da Arena Bece dos demais dias estão disponíveis no site www.bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Mais informações/entrevistas – Equipe Secult

ASCOM – (85) 3101.6761 / imprensasecultce@gmail.com

Ivna Girão (Secult) (85) 9.8817-5149

Lucas Benedecti – (85) 9.9693-7303

Paula Candice – (85) 9.8848-4987

Thais Martins – (85) 9.9928-9998

Mais informações para a Imprensa/entrevistas – Equipe AD2M:

AD2M Comunicação – (85) 3258.1001

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br – (85) 9.8879.8474

Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br – (85) 9. 9669-5790

Gabriela Ramos – gabriela@ad2m.com.br – (85) 9. 9961-8025

Maurício Xavier – mauricio@ad2m.com.br – (85) 9.8782-2119

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support