Biblioteca Pública Estadual do Ceará viaja para a Bienal do Livro e oferece ao público uma ampla programação na Arena Bece

A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará conta com a participação da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) em um espaço próprio dentro do evento, a Arena Bece, com uma ampla programação durante os dez dias da Bienal, com rodas de conversa, contações de histórias, lançamentos de livros, laboratórios e oficinas, entre outras atividades, todas gratuitas. A Bece é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

“A Arena Bece é uma das grandes novidades desta edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. Como a Biblioteca Pública é um espaço muito relevante para as políticas públicas do livro e da leitura do Estado, ela está aqui representada para colaborar com uma programação rica, seguindo o objetivo da Bienal de ser marcada pela diversidade e de atingir todos os públicos”, comenta Suzete Nunes, diretora da Bece e uma das coordenadoras da Arena Bece. ⁠

O primeiro final de semana de Bienal terá uma série de atividades na Arena Bece. Neste sábado (12), a programação começa às 10h, com o espetáculo “Casarão dos Livros”, apresentado pelo K’os Coletivo em parceria com o Sesc Fortaleza, seguido, às 11 horas, da contação de histórias, com o grupo Cia. Criando Arte. No período da tarde, será a vez de duas Rodas de Conversa, às 14 horas, com o tema “Ancestralidades Literárias: narrativas escritas, oralidade e representatividades indígenas e quilombolas”, e às 16 horas, com o tema “Literatura Fantástica no Ceará: dos Precursores aos Dias de Hoje”,

Na manhã de domingo (13), as atividades iniciam novamente às 10 horas, com o espetáculo “Para que serve um livro”, do Grupo Teatralizar Histórias, e às 11 horas, será a vez do Clubinho de Leitura focado nos pequeninos entrar em ação, com o tema “Meu Livro Favorito”. Os fotolivros serão destaque no período da tarde, com Roda de Conversa “Produção e edição de Fotolivros no Ceará”, às 14 horas, seguido do lançamento dos fotolivros: “Lágrimas”, “Praias Periféricas”; “Atlas Drag” e “Santo Sertão”, de Fernando Jorge, Joyce Vidal, Régis Amora e Sérgio Carvalho.

As atividades da Arena Bece dos demais dias estão disponíveis no site www.bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Mais informações/entrevistas – Equipe Secult

ASCOM – (85) 3101.6761 / imprensasecultce@gmail.com

Ivna Girão (Secult) (85) 9.8817-5149

Lucas Benedecti – (85) 9.9693-7303