52502313751 20881c2b88 c 768x432 1

Bienal do Livro: X Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará teve sua abertura nesta terça (15)

O X Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará teve início nesta terça (15) na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, uma ação importante da Secretaria da Cultura do Ceará, que segue com programação até o dia 17/11. Com o objetivo fomentar discussões, socializar práticas e propor melhorias para a qualidade dos serviços das bibliotecas, o evento contou em sua abertura com a participação do secretário da Cultura, Fabiano Piúba; da gerente do Sistema Estadual, Aparecida Lavor; da Coordenadora da Bienal Maura Isidório; da Diretora da Biblioteca Estadual do Ceará, Enide Vidal; da superintendente da Bece, Suzete Nunes; do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Julio Duarte; do Conselheiro do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fernando Braga; e da cogestora da Rede de Leitura Jangada Literária, Alilian Gradela.

“Com uma trajetória forte, o X Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará já traz mais de uma década de ação na Bienal Internacional do Livro promovendo o fortalecimento da Política Pública de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no estado, fortalecendo a política de democratização do acesso à informação, ao livro, a formação de leitores, fomentando a cadeia criativa e produtiva, e a mediação de leitura. A cada Bienal que se realiza este encontro aumenta também a nossa esperança, e traz à tona debates que colaboram para a formação do público leitor, das políticas de livro, leitura e bibliotecas públicas e comunitárias. A atividade será realizada de 15 a 17 de novembro, com a participação de mais de 500 bibliotecários, gestores, estudantes, secretários de cultura e educação, além de mediadores de leitura de todo o Ceará”, destacou o Secretário da Cultura, Fabiano Piúba.

Promover o encontro dentro da Bienal tem um significado forte para o Sistema. “Pretendemos um alcance muito maior que nas edições anteriores. Trazer aqueles que trabalham com livros e leitura no interior do estado, para um espaço de convivência repleto de livros e leitores, onde o mais importante não é simplesmente o livro, mas sim o ato de ler para se chegar à outra margem, é nosso objetivo” , ressaltou Aparecida Lavor, gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará.

52502784405 e6ccca8e30 c 768x432 1
(Fotos: Txai Costa)

“O Sistema Estadual de Bibliotecas é uma instância muito importante para dar capilaridade às políticas públicas na área do livro e da leitura do estado. É uma instância que articula e mobiliza uma grande rede entre bibliotecários, agentes de leituras, mediadores, gestores… E o Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas permite a reunião de todos esses atores para trocarem experiência, atualizarem as demandas dos setor, somarem experiências exitosas que fazem parte da dinâmica e do cotidiano das bibliotecas públicas e comunitárias”, frisou por sua vez a superintendente da Bece, Suzete Nunes.

52502587194 30ced350b4 c 768x432 1
(Fotos: Txai Costa)

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).