Mulheres escritoras são destaque em programação especial realizada pela Biblioteca Pública na próxima sexta-feira (21)
Com foco na valorização das mulheres escritoras, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma programação especial no dia 21 de março, a partir das 15h. A programação que conta com uma exposição e uma roda de conversa celebra o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A atividade faz parte da programação de aniversário da Bece, que completa 158 anos em 25 de março
A exposição Galeria Folheada chega à sua décima quarta edição com o tema Mulheres que Contam e que são Contadas: escritoras, pesquisadoras e personagens femininas na literatura. “O título da mostra reflete a tríade de papéis femininos na literatura, ao conectar a produção literária das escritoras, o trabalho investigativo das pesquisadoras e a representatividade das personagens femininas nas obras literárias”, explica a bibliotecária responsável pelo setor Obras Gerais, Isabela Correia.
O tema da 14ª edição da Galeria Folheada celebra dois marcos literários: os 170 anos de nascimento da cearense Emília de Freitas (1855) e os 160 anos da publicação de Iracema (1865). Suas histórias e legados serão destacados ao longo da exposição, que segue até o final do ano. O lançamento da exposição acontecerá às 15h, e o público poderá participar de uma visita mediada por bibliotecários, percorrendo todos os setores da Bece e conferindo a mostra em diferentes espaços.
Idealizado pela Coordenação de Acervo e Pesquisa da Bece, o projeto Galeria Folheada tem como objetivo aproximar o público do acervo da biblioteca por meio de exposições temáticas que destacam livros, documentos e outros materiais. O projeto contou com a colaboração de bibliotecários(as) e professores(as) na seleção das obras e na estruturação das mostras.
Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará
Ainda no dia 21, às 17h, a Bece realizará o 4º Colóquio Bece, que traz o tema Mulheres em Cena: das páginas escritas às que vivem nelas. Com a participação de Aline Bei, Luana Antunes e Bárbara Kariri, e mediação de Lilian Martins de Abreu, o colóquio propõe uma reflexão sobre a presença multifacetada das mulheres na literatura. A discussão abordará tanto a figura da escritora, que molda histórias com suas perspectivas únicas, quanto a das personagens femininas, que refletem, desafiam e ampliam os limites do imaginário literário.
Para a coordenadora de Acervo e Pesquisa da Bece, Ana Karine Garcia, “o diálogo entre quem escreve e quem vive nas páginas revela a força das narrativas femininas como instrumento de mudança, representatividade e construção de novos futuros”.
O evento integra a programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará, uma série de encontros realizados desde fevereiro para preparar o público para a tão aguardada Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 4 a 13 de abril no Centro de Eventos.
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço:
Mulheres escritoras são destaque em programação especial na Bece
Data: 21 de março (sexta-feira)
Horário: 15h
Entrada: gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)