Junho na Bece: confira os lançamentos de livros

Em junho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a realizará lançamentos de diversos títulos, entre eles as obras mais recentes de Charles Ribeiro; Frederico Brito e Thais Evangelista e Meire Viana

No dia 6, o escritor Charles Ribeiro lança o livro, intitulado “Rodolfo Teófilo – Romancista”. Já no dia 12 (Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil),  Frederico Brito e Thais Evangelista lançam a obra “Lauro e o menino sem chuteiras”. E encerrando o livro “Palabirinto: experimentos poéticos”, de Meire Viana, será lançado no dia 27. Todos os lançamentos de livros têm entrada gratuita e acontecem sempre às 18h, no espaço multiuso da Biblioteca, com exceção do dia 12, que acontecerá às 09h30.

• Livro “Rodolfo Teófilo – Romancista“ de Charles Ribeiro
    Dia 06 de junho, às 18h
    Mediação: Carlos Vazconcelos

Fruto de uma pesquisa sobre a formação intelectual e literária do escritor cearense Rodolfo Teófilo (1853-1932), em paralelo à análise de seus romances publicados na década de 1890. O professor Charles Ribeiro Pinheiro amplia os estudos sobre Rodolfo Teófilo a partir de sua figura como romancista: as referências, os estudos, as vivências e os temas, no objetivo de investigar e traduzir o lado do prisma de uma intensa vida entre as ciências e as artes. Rodolfo Teófilo – Romancista é um livro tanto para os que desejam saber mais sobre a vida deste grande autor, quanto para aqueles que querem entender os meandros de sua prolífica produção. Este é um projeto que tem apoio cultural do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura, XII Edital Ceará de Incentivo às Artes 2022, Lei nº 18.012, de 1º de abril de 2022, e da FUNCAP.

Sobre Charles Ribeiro

Pesquisador de Pós-doutorado e Coordenador do grupo de pesquisa “Literatura Cearense Comparada” pela Universidade Federal do Ceará. Professor graduado em Letras pela UFC (2008). Mestre (2011) e Doutor em Literatura Comparada (2019), pela UFC, com pesquisas sobre o escritor Rodolfo Teófilo. Roteirista de quadrinhos e autor de livros didáticos de Literatura. Autor do projeto Padaria Espiritual HQ.

• Livro “Lauro e o menino sem chuteiras“ de Frederico Brito e Thais Evangelista
    Dia 12 de junho, às 09h30
    Mediação: Jamille Ipiranga

Lauro é um garoto que adora brincar de futebol com seus amigos e irmãos. Um dia, ele notou algo perto do campinho do seu bairro que o deixou intrigado: levando um carrinho de mão, um menino passava atarefado e cansado. Lauro então começa uma jornada para ajudar o menino sem chuteiras a deixar o trabalho infantil e a brincar com ele. A narrativa é contada em estilo de prosa rimada, voltada para o público infanto-juvenil. Com 48 páginas, amplamente ilustrado, o livro ainda traz informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas sobre estratégias para mediação de leitura e curiosidades do futebol.

• Lançamento do “Palabirinto: experimentos poéticos“ de Meire Viana
    Dia 27 de junho, às 18h
    Mediação: Alan Mendonça

Palavras são assombrosas sílabas pré-anunciando ideias e sentimentos sentidos. Quando metafóricas, ecoam ressoam tilintam bradam deglutem aglutinam… Criam labirintos imaginários na nossa cabeça, provocando várias sensações. Experimento a palavrartefato. Provoco imagens aparentemente desordenadas na tentativa lúcida e alucinada de sentidos. Tenho gosto pelas assonâncias, sinestesias, neologismos. O resultado pode ser um poema quase surreal. Quase neoconcreto. Quase marginal. Quase pós-tudo. Gosto de fazer da poesia manifesto a favor da palavra circundante espiral mutante intrusa. E gosto de pensar no leitor desvelando possíveis portas e janelas e vias atalhos sem saída. Essa perda vale a viagem. A palavra é labirinto é labirintravenosa intrusa-se, se possível.

Sobre Meire Viana

Meire Viana tem mestrado em Letras (literatura UFC) e doutorado em língua e literatura (Universidade de Murcia/Espanha). É professora do ensino médio na rede pública estadual do Ceará; promove saraus na escola para leitores adolescentes; teve experiência com teatro; faz leituras performáticas e é pesquisadora da obra poética de Jim Morrison, líder da banda The Doors. Sua poesia tem influências bastante diretas do concretismo, da poesia marginal dos anos 70 e de toda proposta estética da pós-modernidade.