TAC Oraculo de mulheres 1 1

Temporada de Artes Cearense é destaque na programação da Bece esta semana

As atividades são gratuitas. 

Entre os dias 12 e 16 de abril, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), recebe a programação diversificada da Temporada de Artes Cearense, uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM. As atividades são gratuitas. Confira a programação:

12 de Abril (Quarta-Feira)

14h às 18h | Oficina “Ocup(ação) Dramática: Monólogos Coletivos”, com Escola Itinerante de Dramaturgia 
Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 4h
Número de vagas: 15
Faixa etária: Acima de 14 anos
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/BnYBA6oGj117z1pD7 

A Escola Itinerante de Dramaturgia traz para a leitura colaborativa a peça “Coração de Bananeira” de Pipe Nascimento, Marcos Alexandre e Soraya Martins. A peça, repleta de escrevivências, conta a história de Gonsalina Ferreira do Nascimento, uma mulher preta, mãe e avó, que tece recordações e reconstrói lembranças de sua vida marcada pelo Mal de Alzheimer. A história real de uma família não tradicional, que mistura fé e resistência, em uma dramaturgia do corpo, das memórias e dos afetos. 

14 de Abril (Sexta-Feira)

14h | Roda de Conversa “Quando fui Oráculo: Mar de Mulheres” com Priscila Machado e Carla Correia convidando Nádia Camurça.

Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Classificação Indicativa: Livre

A instalação-poética propõe uma experiência imersiva na obra das jovens poetas independentes cearenses Carla Correia e Priscila Machado, assim como a promoção do livro de poesia Quando fui Oráculo, primeira publicação das autoras, com ilustrações da artista visual Luana Beatriz. A instalação conta com recursos visuais, sonoros e performances das autoras, além de debate sobre a escrita literária independente feminina com escritoras convidadas. Neste segundo encontro, o projeto contará com a participação da escritora Nádia Camurça. 

16h às 18h | Cirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia com participação de Tainara Eugênio 

Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Classificação Indicativa: Acima de 14 anos

A iniciativa tem como objetivo promover a diversidade artística e cultural por meio da participação de grupos e artistas afro-cearense, periféricos e luso-africanos, possibilitando intercâmbio cultural entre Brasil e países da África lusófona, proporcionando visibilidade a esses artistas, valorizando suas produções a partir de suas realidades, contextos, sentimentos e questões importantes para esses corpos.

15 de Abril (Sábado)

16h | Caminhos & Letras: As letras ancestrais do Ceará, com mediação de Tércia Montenegro
Entrada: Gratuita / 20 vagas / Necessita de inscrição, ficha de inscrição
Local: Ponto de encontro será na Academia Cearense de Letras
Classificação Indicativa: Livre

Criamos rotas de turismo cultural, associado a Literatura, Arquitetura, História e Gastronomia, com relações transversais ao Turismo e ao patrimônio material e imaterial dos espaços visitados. Neste primeiro encontro com mediação da escritora Tércia Montenegro, o ponto de encontro será na Academia Cearense de Letras. A visita passará pelos(as) principais escritores(as) cearenses, como Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Rachel de Queiroz e Moreira  Campos, dentre outras(os); o Plebeu Gabinete de Leitura também fará parte do passeio. A atividade encerra na Praça do Ferreira, onde se originou o movimento da Padaria Espiritual. Concluindo o trajeto, uma visita à Pastelaria Leão do Sul, com degustação de pastel e caldo de cana, discutindo memória e história de espaços do Centro da Cidade e como eles se relacionam com a Literatura.

Serviço
Temporada de Artes Cearense é destaque na programação da Bece esta semana
Entre 12 e 15 de abril de 2023
Diversos horários e locais

Leia também