Edição Especial do Programa “Relatos Biográficos” homenageia Ana Miranda na Bienal do Livro do Ceará
Celebração da literatura feminina é um dos pilares desta edição e, em razão disso, no próximo sábado, dia 12 de abril, às 19h, a Arena Bece apresenta uma edição especial do programa “Relatos Biográficos”, dedicada à escritora cearense Ana Miranda. A autora, que já recebeu prêmios literários prestigiados, como o Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras, compartilha com o público sua trajetória, sua arte e sua contribuição para a literatura brasileira
O evento contará com a participação da homenageada e também de Maria Helena P, além das participações virtuais de: Frei Betto (MG) e Marco Lucchesi (RJ). A mediação será feita por Ana Karine Garcia.
Ana Maria Nóbrega Miranda é uma escritora, poeta, atriz e roteirista brasileira nascida em 1951, em Fortaleza, Ceará. Formada em Artes Plásticas pelo Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília, Ana Miranda é conhecida por sua linguagem poética e evocativa em obras como “Anjos e Demônios” (1978), “Boca do Inferno” (1989), “O Retrato do Rei” (1991) e “Dias & Dias” (2002).
Sua obra foi traduzida para mais de 20 idiomas e recebeu vários prêmios literários, incluindo o Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras. Além de sua carreira literária, Ana Miranda também se destacou como atriz, roteirista e diretora, participando de projetos cinematográficos e teatrais. Dirigiu o Instituto de Artes da Funarte e foi editora chefe da instituição entre 1977 e 1983. Foi escritora visitante em universidades como Stanford e Yale, nos Estados Unidos, e representou o Brasil perante a União Latina, em Roma. Sua contribuição à cultura brasileira é inestimável, e sua obra continua a inspirar e influenciar novas gerações de leitores e escritores.
Sobre o programa Relatos Biográficos
O programa enfatiza a importância do reconhecimento das pessoas que contribuíram e continuam contribuindo em diversos campos de atuação no Ceará. Seu objetivo é apresentar e homenagear escritores, pensadores, mestres da cultura, educadores, artistas e outros que tiveram uma participação significativa na produção, difusão da cultura, educação, ciência e tecnologia em nosso Estado, por meio de suas memórias e narrativas orais.
As atividades da Arena Bece dos demais dias estão disponíveis nos sites: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br e bece.cultura.ce.gov.br.
Sobre a Bienal Internacional do Livro do Ceará
A Bienal Internacional do Livro do Ceará, que tem como tema “Das Fogueiras ao Fogo das Palavras: Mulheres, Resistência e Literatura”, é um convite para quem deseja mergulhar nas narrativas que moldam nossa história, com foco na diversidade de vozes femininas e na valorização da literatura como ferramenta de transformação. De 4 a 13 de abril, o Centro de Eventos do Ceará se tornará o ponto de encontro para todos que buscam vivenciar a verdadeira força da cultura, da literatura e da resistência feminina. A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará apresenta uma programação recheada de arte, reflexão e manifestações culturais que prometem emocionar e inspirar.
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço:
Onde: Arena BECE – Centro de Eventos do Ceará
Quando: 12 de abril
Horário: 19h
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre