BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Biblioteca Pública realiza webinário sobre Afrofuturismos nos dias 24 e 25 de novembro
Biblioteca Pública realiza webinário sobre Afrofuturismos nos dias 24 e 25 de novembro

A atividade faz parte da programação alusiva ao Mês da Consciência Negra 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove, através do webinário “Afrofuturismos: Ficcões Científicas, Movimentos Sociais e Protagonismo Negro”, o debate em torno do movimento cultural e estético de amplo espectro no campo das artes. Transmitido ao vivo pelo Youtube da Bece, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, o evento acontece nos dias 24 e 25 de novembro, a partir das 10h, e contará, por sua vez, com a participação de profissionais da área da comunicação, das políticas públicas afirmativas e de promoção da cidadania e de artistas de diferentes linguagens. 

 

“O afrofuturismo tem na sua gênese uma feição social e um pendor político claro no que tange à valorização da ancestralidade, mas apontando, criticamente, para uma perspectiva na qual o negro ainda não havia sido apresentado pelas narrativas europeizantes: a de um futuro do presente de protagonismo e de autoafirmação identitária”, afirma Rodrigo Ribeiro, Coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece.

 

A programação do webinário inicia no dia 24/11, com o tema “Escritas Decoloniais: comunicação, igualdade racial e cidadania”, que visa a debater a partir do afrofuturismo, como a ancestralidade afro-brasileira passou a figurar como um instrumento de força política? Como as escritas decoloniais, em especial a literatura, atribuem centralidade e protagonismo aos jovens negros e periféricos? E mais: que iniciativas da sociedade civil organizada têm contribuído com a busca por reconhecimento da igualdade racial de jovens negros no Brasil? Para este rico debate, o webinário conta com a participação de: Bruno de Castro (jornalista e escritor), Kinaya Black (escritora) e mediação de Helena Barbosa (Gerente Executiva do Centro Cultural Porto Dragão).

 

“O poder da narrativa define lugares, identidades, estruturas. Ao se asfixiar o conhecimento, a arte e a ciência de uma determinada cultura, você aplica com esse ato um movimento de dominação sobre quem pode está narrando e quem será invisibilizado nesse processo. O afrofuturismo, portanto, aciona o nosso poder de contar nossa história e, com isso, apresentar outros modelos e perspectivas de protagonismos que fogem ao modo dos pactos da branquitude. Envolvido numa temporalidade cíclica, o afrofuturismo valoriza o passado, na medida que percebemos que é na nossa ancestralidade que reside nossa força criativa, ao mesmo tempo que é a partir dessas referências que alimentamos nossa esperança de encarar o futuro de pé, vivos e prontos para conduzir nossos destinos”, destaca Helena Barbosa, Gerente Executiva do Centro Cultural Porto Dragão. 

 

Ainda no dia 24/11, antes do debate com os convidados, o Bibliotecário do Setor de Obras Gerais, Lucas Corrêa, falará sobre o acervo bibliográfico da Bece referente aos artistas, escritores e pensadores negros dedicados às mais distintas áreas do conhecimento.

 

O segundo e último dia do webinário, dia 25/11, abordará o “Afrofuturismo como proposição estética nas artes visuais”. Que técnicas e linguagens as artes visuais têm-se apropriado como recurso de reivindicação de direitos sociais de jovens negros no Brasil? O que caracteriza o afrofuturismo como proposição estética? Que futuro o afrofuturismo propõe? O webinário recebe Felipe Heloi (ilustrador e cientista social), Tatiana Nascimento (poetisa) e a mediação de Helena Vieira (Assessora para a Cultura da Diversidade do Instituto Dragão do Mar).

 

SERVIÇO:

Webinário “Afrofuturismos: Ficcões Científicas, Movimentos Sociais e Protagonismo Negro”

Dias 24 e 25 de novembro, das 10h às 12h

Mesas: “Escritas Decoloniais: Comunicação, Igualdade Racial e Cidadania” (24) e “Afrofuturismo Como Proposição Estética Nas Artes Visuais” (25)

Youtube da BECE 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support