247921987 2499623496836512 1997527544261491257 n

Inclusão cultural e acessibilidade é tema de webinário promovido pela Bece

O webinário volta as atenções ao mês dedicado às pessoas com deficiência.

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o webinário “Inclusão cultural e acessibilidade: artistas com deficiência e artes para a cidadania” nos dias 14 e 15 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Bece no YouTube. 

 

Compreendendo a relevância do tema abordado e tomando por base o dia 3/12, reconhecido pela UNESCO como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e o dia 13/12, o Dia Nacional do Cego, as reflexões abordarão possibilidades de atuação das pessoas com deficiência nas diferentes linguagens artísticas, como na música e nas artes plásticas e visuais, por exemplo. Também é objetivo do encontro promover o debate em torno da política e dos processos editoriais acessíveis para escritores e leitores com deficiência visual.

 

O acesso ao livro e à leitura está na pauta da mesa de abertura do webinário, no dia 14/12, das 10h às 12h. Intitulada “Escritas acessíveis e políticas editoriais”, trará discussões concernentes às políticas editoriais e seus processos adquirem relevância no que tange aos aspectos do direito à informação, à produção do conhecimento e da garantia do pleno exercício à cidadania. Para discutir esse assunto, estarão presentes: Gustavo Martins (professor e advogado), Sarah Bentes (atriz, escritora e compositora) e Larissa Mundim (escritora e editora). A mediação fica por conta de Igor Peixoto (escritor, bibliotecário da Bece e homem com deficiência múltipla). 

A pauta do nosso webinário é a cidadania cultural. Isto é: a cidadania cultural para as pessoas com deficiência. Como equipamento público, dedicado à promoção e à difusão da cultura no mais amplo sentido do termo, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará tem-se dedicado a construir pontes e ações voltadas a incluir os mais distintos sujeitos sociais que reclamam e buscam o reconhecimento da cidadania plena.” Rodrigo Ribeiro 

 

O segundo encontro do webinário acontece no dia 15/12, das 10h às 12h, e traz o tema “Arte cearense no catálogo de artistas com deficiência“. A mesa, composta por Clemilda dos Santos (bibliotecária e mestra em políticas públicas e gestão da educação superior pela UFC), Geilson de Sousa (estudante de Pedagogia da UFC), Giordana de Freitas (bibliotecária e mestra em ciência da informação  pela UFC) e mediação de Thamyle Vieira (mulher cega e pedagoga da Bece), objetiva formalizar e publicizar a compilação de informações referentes aos artistas, de diferentes expressões, com deficiências. O referido catálogo pretende, inclusive, contribuir com as discussões acerca do capacitismo e da inclusão social. 

 

Dentro da programação do Webinário Inclusão cultural e acessibilidade: Artistas com deficiência e artes para a cidadania está previsto o Momento Jovem Pesquisador, cujo objetivo é escutar os relatos de pesquisadores que estudam temas voltados à inclusão cultural e acessibilidade. A estagiária da Biblioteca Pública, Ralú Nunes, falará sobre a sua experiência como estagiária no setor de Leitura Acessível da Bece, no dia 14/12. Já no dia 15/12, a estagiária da Biblioteca de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, Cainã Viana, explicará o processo de elaboração do catálogo de artistas com deficiência da UFC.

SERVIÇO:

Webinário “Inclusão cultural e acessibilidade: Artistas com deficiência e artes para a cidadania” 

Dias 14 e 15 de dezembro, das 10h às 12h

Mesas: “Escritas acessíveis e políticas editoriais” (14) e “Arte cearense no catálogo de artistas com deficiência” (15)

Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.

Youtube da BECE 

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *