BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Inclusão cultural e acessibilidade é tema de webinário promovido pela Bece
Inclusão cultural e acessibilidade é tema de webinário promovido pela Bece

O webinário volta as atenções ao mês dedicado às pessoas com deficiência.

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o webinário “Inclusão cultural e acessibilidade: artistas com deficiência e artes para a cidadania” nos dias 14 e 15 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Bece no YouTube. 

 

Compreendendo a relevância do tema abordado e tomando por base o dia 3/12, reconhecido pela UNESCO como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e o dia 13/12, o Dia Nacional do Cego, as reflexões abordarão possibilidades de atuação das pessoas com deficiência nas diferentes linguagens artísticas, como na música e nas artes plásticas e visuais, por exemplo. Também é objetivo do encontro promover o debate em torno da política e dos processos editoriais acessíveis para escritores e leitores com deficiência visual.

 

O acesso ao livro e à leitura está na pauta da mesa de abertura do webinário, no dia 14/12, das 10h às 12h. Intitulada “Escritas acessíveis e políticas editoriais”, trará discussões concernentes às políticas editoriais e seus processos adquirem relevância no que tange aos aspectos do direito à informação, à produção do conhecimento e da garantia do pleno exercício à cidadania. Para discutir esse assunto, estarão presentes: Gustavo Martins (professor e advogado), Sarah Bentes (atriz, escritora e compositora) e Larissa Mundim (escritora e editora). A mediação fica por conta de Igor Peixoto (escritor, bibliotecário da Bece e homem com deficiência múltipla). 

A pauta do nosso webinário é a cidadania cultural. Isto é: a cidadania cultural para as pessoas com deficiência. Como equipamento público, dedicado à promoção e à difusão da cultura no mais amplo sentido do termo, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará tem-se dedicado a construir pontes e ações voltadas a incluir os mais distintos sujeitos sociais que reclamam e buscam o reconhecimento da cidadania plena.” Rodrigo Ribeiro 

 

O segundo encontro do webinário acontece no dia 15/12, das 10h às 12h, e traz o tema “Arte cearense no catálogo de artistas com deficiência“. A mesa, composta por Clemilda dos Santos (bibliotecária e mestra em políticas públicas e gestão da educação superior pela UFC), Geilson de Sousa (estudante de Pedagogia da UFC), Giordana de Freitas (bibliotecária e mestra em ciência da informação  pela UFC) e mediação de Thamyle Vieira (mulher cega e pedagoga da Bece), objetiva formalizar e publicizar a compilação de informações referentes aos artistas, de diferentes expressões, com deficiências. O referido catálogo pretende, inclusive, contribuir com as discussões acerca do capacitismo e da inclusão social. 

 

Dentro da programação do Webinário Inclusão cultural e acessibilidade: Artistas com deficiência e artes para a cidadania está previsto o Momento Jovem Pesquisador, cujo objetivo é escutar os relatos de pesquisadores que estudam temas voltados à inclusão cultural e acessibilidade. A estagiária da Biblioteca Pública, Ralú Nunes, falará sobre a sua experiência como estagiária no setor de Leitura Acessível da Bece, no dia 14/12. Já no dia 15/12, a estagiária da Biblioteca de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, Cainã Viana, explicará o processo de elaboração do catálogo de artistas com deficiência da UFC.

SERVIÇO:

Webinário “Inclusão cultural e acessibilidade: Artistas com deficiência e artes para a cidadania” 

Dias 14 e 15 de dezembro, das 10h às 12h

Mesas: “Escritas acessíveis e políticas editoriais” (14) e “Arte cearense no catálogo de artistas com deficiência” (15)

Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.

Youtube da BECE 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support