CaLeminskianas – Melodias de Calé Alencar & Poemas de Paulo Leminski acontece no dia 23 de agosto
Evento celebra os 70 anos de Calé Alencar e 80 de Paulo Leminski
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), receberá o recital musical e poético em homenagem ao poeta paranaense Paulo Leminski no dia 23 de agosto. Com início às 18h e entrada gratuita, o repertório será interpretado por Calé Alencar e Clara Dourado e contará com intérprete em Libras.
O recital CaLeminskianas – Melodias de Calé Alencar & Poemas de Paulo Leminski reunirá a versatilidade do cantor e compositor cearense Calé Alencar com a poética única de Paulo Leminski. O evento celebra os 80 anos que Leminski completaria no dia 24 de agosto, se estivesse vivo, e marca também os 70 anos de Calé Alencar.
Na ocasião, Calé e Clara apresentarão 16 poemas musicados por Calé e uma canção feita pelo cearense inspirada na poética leminskiana. O repertório, que é resultado de melodias criadas por Calé, oferece um passeio pelo universo poético de Leminski, explorando uma diversidade de gêneros musicais. “As canções revelam o imenso talento de um dos mais conceituados poetas da geração que despontou na década de 1970”, afirma Calé.
Paulo Leminski (1944 – 1989), nascido em Curitiba, destacou-se por sua refinada sensibilidade poética, que harmoniza aparentes contradições: rigor e emoção, erudição e leveza, vanguarda e pop. Não por acaso, Leminski, que surgiu na década de 1970, continua a influenciar poetas e letristas das novas gerações.
Calé Alencar, cantor e compositor, se consolidou no cenário da música cearense na década de 1970, destacando-se por sua participação no evento multicultural Massafeira Livre. Brincante do carnaval de rua, com 30 anos de participação ininterrupta, Calé é também idealizador e um dos fundadores do Maracatu Nação Fortaleza. Entre seus parceiros musicais estão nomes como Ângela Linhares, Climério Ferreira, Dora de Paula, Ednardo e Rogério Franco.
Clara Dourado, cantora e compositora, possui formação em Comunicação Social e atua como consultora de moda e marketing em redes sociais. Como autora e intérprete, lançou o single “Mantra do Mar” nas plataformas de streaming. Além disso, Clara participa de shows, oficinas e palestras em diversos espaços culturais de Fortaleza.
Serviço
CaLeminskianas – Melodias de Calé Alencar & Poemas de Paulo Leminski
Com Calé Alencar e Clara Dourado
Dia 23 de agosto, às 18h
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)