Mestre Joao Pedro

Mestre João Pedro de Juazeiro lança livro nesta quinta-feira (4)

Em comemoração aos 60 anos do mestre da xilogravura, João Pedro do Juazeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realizará na próxima quinta-feira, 4 de julho (18h), o lançamento do livro “DEDA Cão e Mestre de Reisado“, de sua autoria. Com mediação de Hildebrando Maciel, o evento tem entrada gratuita e acontecerá na Bece, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

O livro, resultado das experiências, curiosidade, inquietação e reflexões de Mestre João Pedro, não só revela a trajetória de um homem que por muito tempo representou um papel central no reisado – conhecido como “o Cão” – e que agora lidera um grupo seguindo os passos de seus pais. Também nos convida a desenvolver um olhar mais sensível para os “excluídos da história”: indivíduos ocultados pela historiografia dominante e pela memória hegemônica, mas que foram verdadeiros líderes – Reis, Rainhas e Mestres – em suas comunidades.

Sobre Mestre João Pedro de Juazeiro

Nascido em Ipaumirim, no ano de 1964, João Pedro de Juazeiro foi criado na cidade de Juazeiro do Norte. Iniciou-se no campo das artes primeiramente como poeta-cordelista e há cerca de 25 anos trabalha com xilogravura. Em 2019, foi reconhecido como Mestre da Cultura em Xilogravura e Literatura de Cordel pela Lei Estadual Nº 18.232, de 06 de novembro de 2022. A Lei, também conhecida como Tesouros Vivos da Cultura, é uma política do Governo do Ceará. Suas obras são inspiradas em aspectos do imaginário popular, das raízes culturais e da religiosidade. O artista popular veio morar em Fortaleza no ano 2000, e atuou durante 12 anos no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), ensinando sua arte para alunos e professores. Hoje, João Pedro planeja sua volta a Juazeiro, para de lá seguir enchendo nossos olhos de beleza com sua arte.

Serviço
Lançamento do Livro “DEDA Cão e Mestre de Reisado”, de Mestre João Pedro de Juazeiro
Data: 04 de julho, 18h
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza – CE)

Leia também