Formação Julho! Faça a sua inscrição agora!
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, oferece gratuitamente durante o mês de julho às seguintes formações:
- OFICINA “SLAM EM LIBRAS” COM LYVIA CRUZ
Data: 25, 26 e 28 de julho
Horário: 15h às 18h (dias 25 e 26) e 18h às 20h (dia 28)
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 08h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/zMt132s6rAHdCQkR6
Descrição: O Slam é uma modalidade poética em que os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas próprias poesias, performances e histórias. Essa oficina proporcionará uma oportunidade única para que os participantes desenvolvam suas habilidades poéticas, aprofundem seu conhecimento sobre a cultura surda e se conectem com outros entusiastas de Slam em Libras.
Sobre o faciltadora: É professora, tradutora e contadora de histórias em Libras. Graduada em Letras – Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ministra palestras e oficinas em eventos científicos, técnicos e culturais focados na Cultura Surda.
- OFICINA “DIREITOS AUTORAIS, CONTRATOS DE PUBLICAÇÃO E MERCADO EDITORIAL”, COM MATEUS LINS
Data: 27 e 28 de Julho
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 06h/a
Número de vagas: 20
Faixa etária: A partir de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/5CQYqaSMJLSBPm6D6
Descrição: A presente oficina objetiva apresentar, um panorama geral, dos direitos autorais sobre as obras artísticas e literárias, de modo que os participantes possam compreender seus direitos enquanto autores, como proteger as suas criações e se precaver de qualquer violação. A oficina se divide em dois encontros. No primeiro encontro serão abordados: conceito de direitos autorais; direitos morais de autor; direitos patrimoniais de autor. No segundo encontro serão abordados: contratos sobre direitos de autores, direitos autorais e mercado editorial.
Sobre o facilitador: Mateus Lins é escritor, professor universitário e advogado. Mestre em Direito, com pesquisa em Direitos Autorais. Escritor de ficção. Mentor de projetos e líder criativo da Clinton Global Initiative University, um programa de desenvolvimento de lideranças da Fundação Clinton (Estados Unidos).
- OFICINA “ACESSIBILIDADE ATITUDINAL” COM MARCOS RODRIGUES
Data: 05 e 07 de julho
Horário: 14h às 18h
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 08h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/hEk7GZ144aiBYmRv8
Descrição: O ato de se relacionar com o outro é essencial para a função de recepção, informação e mediação. Compreender as especificidades e atuar de forma dialógica é primordial para alcançar a empatia com o outro/ outra. Por estes pontos que se torna primordial o conhecimento em acessibilidade atitudinal, pois esta se trata de reconhecer na pessoa não apenas a diferença, mas o conjunto de papéis sociais aos quais ela ocupa no mundo e uma biblioteca , para além de ser composta por diferentes formatos de livros, deve ter em seu corpo de profissionais, pessoas qualificadas para atender ao público que é diverso, singular e complexo, pois a mediação é fundamental para a dignidade do usuário ou usuária deste equipamento.
Sobre o faciltador: Marcos Rodrigues, homem negro com baixa visão. Bacharel em Serviço Social, Especialista em Políticas Públicas e Seguridade Social, pós-graduando em Psicopedagogia. Atualmente, trabalha como atendente no setor Braille da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).
- OFICINA “FOTOZINE – VIDA E OBRA”, COM CARLIANE DE MENEZES
Data: 11, 12, 13 e 14 de Julho
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 12h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/3dThDRH46dTuTdPU6
Descrição: O que acontece se juntarmos narrativas biográficas, fotografia, xerox e escrita poética? Nasce uma fotozine! Com a prática do faça você mesmo, produziremos colagens manuais com fotografias autorais e diversos materiais acessíveis, tais como: tecidos, folhas de árvores e outros recursos que podemos colar no papel. Estes recursos ilustram os textos criados e cada participante produzirá um molde da zine que ficará exposta no varal. A zine é uma obra de arte que será multiplicada para distribuição. Vamos experimentar coletivamente as artes visuais através de fotozines?
Sobre a facilitadora: Carliane Capitu é filósofa, artista do audiovisual, educadora, performer e pesquisadora. É co-fundadora do coletivo de literatura “Transfabuladores“; integra o coletivo de artistas visuais e fotógrafas “Sol para mulheres“; é produtora e poeta do “Sarau da Taíba”. Recentemente aprovada em 1o lugar no Edital Incentivo às Artes na categoria Artes Visuais com o projeto: “Fotozine: nós mulheres ao mar.” Há 10 anos é zineira.
- OFICINA “PERCURSO FORMATIVO DE EDIÇÃO DE ORIGINAIS LITERÁRIOS”, COM LETÍCIA BAILANTE
Data: 15 e 16 de Julho
Horário: 13h às 17h
Local: Espaço Multiuso – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária: 08h/a
Número de vagas: 25
Faixa etária: A partir de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/JB6FRuiPfTwE6TPi8
Descrição: Como sei que meu original está pronto? Qual a melhor mancha de página para a minha obra? Com quais elementos visuais posso compor as páginas? O que é uma epígrafe? Que tipo de texto posso usar na quarta capa? O que são blurbs e quando devo usá-los? Do arquivo ao livro – Percurso formativo em edição de originais literários, visa o empoderamento de mulheres e pessoas LGBTQIAP+ que escrevem e desejam publicar e ao fortalecimento da percepção do livro enquanto obra de arte. O curso contribui, ainda, para a difusão do trabalho das autoras brasileiras contemporâneas Conceição Evaristo, Nina Rizzi, Kah Dantas, Lisiane Forte, Socorro Acioli, Lorena Portela, Beatriz Caldas, Mel Bevacqua, Tatiana Nascimento e Marina Vergueiro, cujos livros serão analisados junto à turma.
Sobre a facilitadora: Letícia Bailante é artista, poeta, mediadora de leituras, editora e fotógrafa cearense. De raízes paraguaias, nasceu e vive em Fortaleza e cresceu na Parangaba. Formada em Jornalismo e Escrita Criativa, atua há mais de 5 anos como editora de livros didáticos para a educação básica, sua pesquisa atual une múltiplas linguagens para investigar corpoesias cotidiano-espirituais, dissidência e desmaquinização. É autora dos livros Que a comunicação se pinte de povo: retratos da mídia comunitária cearense (2016) e Aprendi a gostar de estar em casa (2021) e co-autora de Amores e lendas (2022). Está em processo de publicação do seu segundo livro solo, Rio-mulher.
- CURSO BÁSICO EM PEQUENOS RESTAUROS E ENCADERNAÇÃO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO, COM LUIZ EVI DOS SANTOS BRAGA
Data: 19, 20, 21, 25 ,26, 27 e 28 de Julho e 01, 02, 03, 04, 08 e 09 de Agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de Restauração e Conservação – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Carga horária total: 40h/a
Número de vagas: 10
Faixa etária: A partir de 18 anos
Inscrições: https://forms.gle/JHpqLuc7aPrP1Juq6
Descrição: O curso caracteriza-se como introdução a higienização, preservação e conservação de acervos bibliográficos. Busca oportunizar informações básicas para a adoção de uma política preservacionista. Aliadas a um conjunto de ações práticas eficazes na higienização, conservação e pequenos reparos de acervo bibliográfico. Através dessas ações pretende-se prolongar a vida útil do acervo, assim como salvaguardar a memória bibliográfica de forma íntegra e com suas características originais.
Sobre o facilitador: Luiz Evi Dos Santos Braga, pedagogo em formação, restaurador, encadernador e artísta. atua na área há 14 anos com diversas artes e ofícios. experiências; técnico em conservação e restauração em papel na unifor, conservação e acondicionamento no Arquivo Público do Ceará, encadernação e conservação na UFC, conservação e encadernação na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e professor de encadernação no Sobrado Doutor José Lourenço.