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Inscrições para oficinas e cursos gratuitos

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, oferta durante o mês de fevereiro oficinas e cursos formativos. Confira as informações abaixo: 

Oficina LGBTQIAP

OFICINA DE ESCRITAS | “LGBTQIAP+: NARRATIVAS PARA ALÉM DO ÓDIO” COM LUCIVÂNIA SOUSA

Dias: 11 e 25 de fevereiro, das 9h às 13h30
Local: dia 11.02Casa Transformar (R. José Maurício, 527 – Siqueira) e dia 25.02 Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro)
Carga horária: 9h
Número de Vagas: 25
Faixa etária: A partir de 18 anos 
Público-alvo: Pessoas LGBTQIAP+
Ficha de Inscrição:  https://forms.gle/xH5Tbvf238G4RUDG6 

Ementa: O curso tem como objetivo fomentar inicialmente um resgate da história da população LGBTQIAP+ brasileira, com foco na população trans, haja vista o apagamento e extermínio dessa população ao longo de décadas. Atrizes e atores que dedicaram suas vidas ou parte delas à luta pelos direitos das existências LGBTQIAP+. Serão revisados capítulos nos quais os direitos dessa população foram sistematicamente violados, como na Ditadura Militar (1964), na pandemia da Covid-19 (2020), são pontos enfocados. Histórias serão criadas com personagens (protagonistas ou coadjuvantes LGBTQIAP+), com foco numa realidade transformada. Chegaremos no desenvolvimento do enredo, cenários e a inclusão dessas histórias no mercado editorial para além de editoras que publicam literatura LGBTQIAP+.

Minibio: Lucivânia Sousa é uma mulher transexual, Militante de Direitos Humanos, Pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC (2022). É pós-graduada em Docência e Metodologia do Ensino Superior (2018), realizou grandes feitos, como, por exemplo, o I Workshop da Empregabilidade das Pessoas Trans no Mercado de Trabalho Formal: Possibilidades de Inclusão e Respeito (2020), o 1º protótipo da I Pesquisa Estadual Sobre a População LGBT+ Cearense (2021), e a 1º Capacitação sobre Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas LGBT+: Caminhos de Empatia, Inclusão e Justiça Social na Rede de Proteção. Em 2021, ministrou, em 4 encontros, a formação denominada: Capacitação para Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBTQIA + nas Bibliotecas da Vida: Folheando Empatia, Inclusão, Equidade e Justiça Social.


POMAR – CICLOS FORMATIVOS EM ESCRITAS E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Dias:  14, 15, 16, 24 E 25 de fevereiro, diversos horários
Carga horária: 10h
Número de Vagas Presenciais: 50 
Faixa etária: Livre
Ficha de Inscrições: https://forms.gle/guzgp8icC28mzipg6

Ementa: Entrelaçando temporalidades (passado, presente e futuro) com os três temas norteadores do Pomar: Infância, Ancestralidade e Cidadania, estes cinco encontros previstos abrem espaço para conhecermos caminhos comuns que ampliam o conhecimento sobre o poder da palavra e fabulação na transformação da sociedade. Indo além da literatura canônica, mas sem ignorá-la, os temas norteadores do Pomar nos convidam a exercitar o olhar em três diferentes temporalidades cujas fronteiras se tornam borradas. Passado, presente e futuro estão em cada um de nós, já que somos feitos dos que vieram antes, dos que ainda virão e de como vivemos juntos enquanto parte da natureza. Refletir sobre como crianças narram e apreendem histórias, sobre como nossos velhos são histórias vivas e quais as histórias urgentes de serem contadas hoje é evocar o aspecto transformador da memória social enquanto matéria prima para quem vive e trabalha com a palavra partilhada. Com o convite de reunir as turmas do Pomar em seus dois laboratórios, assim mesclá-las ao público em geral interessado nos temas, apresentamos as cinco aulas abertas que compõem o programa do Pomar: Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura.

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Dia 14/02 | Aula 1: “Histórias de vida que mudam vidas”, com Karen Worcman (SP) e Pablito Aguiar (RS)
19h às 21h | Youtube da Bece

A escrita autobiográfica, as biografias e a escuta das histórias de vida criam um tipo específico de literatura e são capazes de influenciar realidades. Como reconhecemos o impacto das vidas escritas e quais vidas se apresentam dignas de registro na literatura brasileira? Através das narrativas de quem trabalha com a matéria viva que são os relatos de vidas, revela-se o elemento comum da condição humana: a necessidade de contar de si, partilhar histórias e seus efeitos transformadores.

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Dia 15/02 | Aula 2: “A leitura do mundo antes da escrita dos livros”, com Sarah Diva Ipiranga e Vinícios Ferraz
19h às 21h | Youtube da Bece

Através do olhar de Paulo Freire, quais experiências de mediação de leitura trazem em si a capacidade de inclusão junto a pessoas não-alfabetizadas ou em fase de letramento? Buscando cruzamentos entre os saberes acadêmicos e saberes adquiridos em movimentos sociais e/ou iniciativas populares, enfocamos abordagens mescladas e fecundas para os horizontes das práticas em mediação de leitura.  

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Dia 16/02 | Aula 3: “Crianças narradoras transformando realidades”, com Tatiane Sousa e Tino Freitas
19h às 21h | Sala Multiuso da Bece

Ao observar a força infantil da fabulação e da recepção das histórias, abre-se diante de nós um caminho para a liberdade da invenção, elemento fundamental enquanto construção e reconstrução da dignidade humana e social. Aguçar o olhar e expandir o conhecimento sobre a criança leitora e autora são estratégias que devem ser compartilhadas em busca de situações que  promovam a autonomia criativa e criticidade dos leitores, mesmo na fase inicial de letramento.

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Dia 24/02 | Aula 4: “A velhice como reinvenção de si na literatura”, com Stênio Gardel e Socorro Acioli
19h às 21h | Sala Multiuso da Bece

Qual o lugar dos velhos nas narrativas publicadas e premiadas atualmente? Ressaltar o valor das longas trajetórias de experiências e conseguir fazê-las material de ficção é também recriar o mundo comum. Vamos conhecer quais representações da velhice se deslindam no projeto poético de dois grandes nomes da nova literatura brasileira. 

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Dia 25/02 | Aula 5: “A cidade enquanto espaço de leitura e escrita”, com Emi Teixeira e Laura Daviña (SP)
10h às 12h (teórica ) Sala Multiuso da Bece e 14h às 18h (prática)  | Sala Multiuso da Bece

Quando a literatura se expande para além do objeto livro e toma a cidade enquanto página, tema e ateliê, temos a evocação da ideia que a literatura é também uma forma de arte visual. Ler as cidades enquanto publicações mutantes e efêmeras através da arte urbana (com foco em cartazes, lambe-lambes e murais de papel) é uma maneira de mapear escritas coletivas e celebrar sua diversidade.


TAC

TEMPORADA DE ARTE CEARENSE (TAC) | OFICINA: “TEMPORADA DE CORDEL” COM ROXINOL DO RINARÉ 

Dias: Turma 1 – 25  de fevereiro – 14h às 16h / Turma 2 – 28  de fevereiro – 18h às 20h
Local: Espaço Multiuso (Biblioteca Pública Estadual do Ceará)
Carga horária: 2h
Número de Vagas: 20
Faixa etária: Acima de 16 anos
Inscrições: https://forms.gle/gperposyufD98KK77 

Ementa: Nesta oficina serão propostas vivências com o poeta Rouxinol do Rinaré, um renomado autor do gênero com mais de 100 títulos publicados, reconhecido nacional e internacionalmente, e que pretende aproximar o público da literatura de cordel, essa rica manifestação cultural brasileira. Nela, o público conhecerá as técnicas básicas de composição de um texto em cordel, a partir de exemplos práticos, declamações e toda a vivência de mais de 30 anos de carreira do ministrante, além de, conhecer acerca dos usos educacionais desta literatura. Certamente, uma oportunidade para estimular a criatividade, e reacender a veia poética de muitos. 

Professor: Poeta cordelista, com mais de 80 títulos publicados, entre cordéis e livros. Premiado várias vezes, já teve seu trabalho citado nos principais jornais e revistas do Brasil, e também na França, nas revistas Latitudes, Quadrant e Infos Brèsil.

Dúvidas ou informações: programacao.bece@idm.org.br  

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