Foto do engenheiro da construcao do predio Jose Alberto Cesar Cabral

50 Anos do prédio da Bece: Uma viagem ao Brutalismo e à Arquitetura Modernista Cearense

Para celebrar os 50 anos do icônico prédio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, acontece neste sábado (5), às 15h, a roda de conversa “50 anos do prédio da Bece – O Brutalismo e a Arquitetura Modernista Cearense” com Carolyna Cabral (CE), Prof. Dr. Romeu Duarte (CE) e Prof. Dr. Ricardo Paiva (CE), e mediação de Ana Karine Garcia (CE). Especialistas em arquitetura, história e cultura se reunirão para discutir o impacto desta obra que se tornou um verdadeiro marco na cidade de Fortaleza na Arena Bece, espaço da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. A entrada é gratuita. 

A conversa vai explorar como a construção da Bece, um exemplo notável do brutalismo no Brasil, ajudou a moldar a paisagem arquitetônica de Fortaleza.“Comemoramos 50 anos do icônico prédio da Bece, um marco da arquitetura modernista cearense e do estilo brutalista, que se destacou na década de 70 do século XX. Esta roda de conversa é uma celebração da riqueza cultural e arquitetônica do Ceará, e uma homenagem ao patrimônio que nos conecta ao passado e inspira o futuro.”, destacou a coordenadora de Acervo e Pesquisa da Biblioteca Pública Estadual, Ana Karine Garcia.

A roda de conversa promete oferecer aos participantes uma verdadeira imersão na história dessa obra-prima da arquitetura, revelando suas nuances, significados e desafios de construção. Uma chance única de compreender a importância desse espaço que, ao longo de cinco décadas, tem sido um centro de cultura e conhecimento na cidade.

As atividades da Arena Bece dos demais dias estão disponíveis nos sites: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br e bece.cultura.ce.gov.br.

Sobre a Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal Internacional do Livro do Ceará, que tem como tema “Das Fogueiras ao Fogo das Palavras: Mulheres, Resistência e Literatura”, é um convite para quem deseja mergulhar nas narrativas que moldam nossa história, com foco na diversidade de vozes femininas e na valorização da literatura como ferramenta de transformação. De 4 a 13 de abril, o Centro de Eventos do Ceará se tornará o ponto de encontro para todos que buscam vivenciar a verdadeira força da cultura, da literatura e da resistência feminina. A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará apresenta uma programação recheada de arte, reflexão e manifestações culturais que prometem emocionar e inspirar.

Serviço:
Arena Bece – Roda de conversa “50 anos do prédio da Bece – O Brutalismo e a Arquitetura Modernista Cearense”

Onde: Centro de Eventos do Ceará
Quando: 5 de abril, às 15h
Entrada: Gratuita

Leia também