Design sem nome 2 Easy Resize.com

3º Colóquio Bece discute a importância da literatura feita por mulheres

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza o Colóquio Bece – “O mundo escrito por mulheres: a importância da literatura feita por elas” no dia 8 de março (sexta-feira),  às 15h. O evento, que integra a programação especial da Bece em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, contará com a participação das escritoras convidadas Amara Moira (SP), Vanessa Passos (CE) e Patrícia Cacau (RN).

O 3º Colóquio Bece tem como objetivo aprofundar a reflexão e o debate sobre o papel feminino no campo do fazer e saber literário, entendendo como as mulheres em sua diversidade ocupam e resistem nos espaços de escrita e nas dinâmicas da produção editorial. Com mediação de Lilian Martins e apresentação de Isabela Correia, a atividade acontece na Sala Multiuso da Bece e tem entrada gratuita.

Mulheres que escrevem o Ceará

A programação inclui, além das falas das convidadas, um encerramento com foto coletiva com as mulheres presentes no Colóquio, sessão de autógrafos das escritoras e assinatura do livro “Mulheres que escrevem o Ceará – Letra, Canto & Arte”, que está sendo produzido artesanalmente no Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis da Bece, para que as mulheres que passarem pela Biblioteca Pública neste mês possam assinar.

“A importância da literatura feita por elas”

Na contemporaneidade, as mulheres resistem, publicam e conquistam mais espaço no campo do saber, do atuar e do fazer literário, mas ainda lutam para descerrar o véu histórico do anonimato e da invisibilidade. O anônimo vai aos poucos se dissipando, pois, por meio de muitos enfrentamentos, foi possível acessar os espaços formativos formais e, a partir daí, publicar suas criações não apenas utilizando pseudônimos masculinos.

Até aqui, as mulheres já mostraram lutas árduas sobre gênero, educação, criação e poder. Agora, elas imprimem sua marca como escritoras, editoras, consultoras literárias e outras modalidades, que trazem uma maior visibilidade à sua atuação e participação nessa área. É nesse contexto que, no 3º Colóquio Bece, a laboração feminina na literatura brasileira do século XXI será abordada, tendo por base a cultura do Ceará.

Sobre as convidadas

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora dos livros “E se eu fosse puta” (2023) e “Neca + 20 Poemetos Travessos” (O Sexo da Palavra, 2021). Além disso, ela é colunista do UOL Esporte e da plataforma Fatal Model. Atualmente, atua como Coordenadora de Programação e Exposição Cultural no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.

Vanessa Passos é escritora, pós-doutora em Escrita Criativa pela PUCRS e idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Como CEO da Vanessa Passos Voz, lidera uma comunidade de escritoras em mais de 9 países. Autora do volume de contos “A mulher mais amada do mundo” e do romance “A filha primitiva”, que recebeu diversos prêmios e será adaptado para o cinema. Vanessa também é colunista do Jornal O POVO e do PublishNews.

Patricia Cacau é escritora, poeta, cordelista, artista plástica, antologista, produtora cultural, empreendedora social, articuladora do coletivo Mulherio das Letras Ceará e co-organizadora do projeto “Enluaradas”. Escreve desde a adolescência, fortalecendo sua escrita por meio das oficinas de escrita terapêutica da Central de Escritores em Fortaleza-CE e no coletivo Mulherio das Letras Europa. Autora do livro de poesias “Quintais”, recentemente publicou a 1ª Coletânea Mulherio das Letras Ceará e de Saraus literários, Feiras e oficinas. A literatura poética é seu hobby e paixão.

Lilian Martins é jornalista, educadora, designer instrucional, tradutora e pesquisadora literária.  É repórter da Rádio FM Assembleia e responsável pela apresentação e produção do programa literário semanal “Autores e Ideias”. É coordenadora de conteúdo do curso de extensão em Literatura Cearense da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Atua como roteirista para TV, Rádio e Projetos Transmídias.

Serviço

Data: 8 de março (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro)