BECE - Biblioteca Estadual do Ceará BECE - Biblioteca Estadual do Ceará

Webinário sobre bibliotecas e mediação cultural é promovido pela Biblioteca Pública
Webinário sobre bibliotecas e mediação cultural é promovido pela Biblioteca Pública

Será transmitido ao vivo pelo Youtube

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, promove o Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural” nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2021, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal do YouTube da Bece. O evento pretende contribuir com as proposições de fruição de leitura e de reflexão acerca das causas sociais concernentes à literatura e à diversidade, como parte das comemorações à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto n° 84.631, de 1980.  

O webinário visa à análise acerca das práticas de leitura em bibliotecas cujas ações de mediação têm a cidadania como ponto de inflexão nas literaturas infantil e juvenil. O evento  conta com a participação de mediadores de leitura, escritores e pesquisadores que desenvolvem ações de acesso à literatura para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em bibliotecas públicas e comunitárias.

Com o tema “Mediação cultural e de leitura em bibliotecas comunitárias”, o webinário inicia sua programação no dia 25/10, às 10h, debatendo sobre o papel das bibliotecas comunitárias: como constituem os seus acervos, as relações com o poder público, e de que forma as literaturas infantil e juvenil são abordadas nas suas atividades de mediação cultural e de leitura. A mesa conta com a participação de Raphael Montag (professor e tradutor, Biblioteca Comunitária Viva Barroso), Elane Fideles (musicista e educadora, Biblioteca Comunitária Bate Palmas) e Carlos Jefferson Ferreira (poeta e produtor cultural). A mediação será realizada por Jaquelânia Aristides (professora e pesquisadora).

O segundo dia do webinário, por sua vez, 26/10, às 10h, traz ao debate “A diversidade na literatura infantil contemporânea”, com os convidados Nina Rizzi (mediadora de leitura e pesquisadora) e Kelsen Bravos (escritor e consultor cultural), que discutirão como o racismo e a condição de gênero, por exemplo, são tratados pela literatura infantil na atualidade. E mais: quais as estratégias de linguagem e de narrativa são utilizadas pelos escritores para atingir o público desejado? A Coordenadora da Política de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CPLLLB)  da Secretaria da Cultura, Goreth Albuquerque, fará a mediação. 

  A escrita literária infantil tem trazido à discussão temáticas que traduzem reivindicações da sociedade contemporânea. Na literatura infantil, portanto, reside a possibilidade de estabelecer entre as crianças o elo com a empatia, o respeito às diferenças, os sentidos de solidariedade e de coletividade”. Rodrigo Ribeiro, Coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da BECE. 

Encerrando a programação do webinário, no dia 27/10, às 10h, a mesa “Práticas de leitura e experiências sociais com a literatura juvenil em bibliotecas” convida o público a debater como as bibliotecas têm abordado a literatura juvenil que trata dos temas relacionados à diversidade. Na mesa, estarão presentes Mônica Mota (escritora e mediadora de leitura) e Pablo Soares (cordelista e pesquisador). A bibliotecária e mediadora de leitura Ângela Abreu mediará o encontro. 

Dentro da programação do Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural” está previsto o Momento Jovem Pesquisador, cujo objetivo é escutar os relatos de pesquisadores que estudam temas voltados à diversidade. Suel Silva, estudante de Licenciatura em Letras Português da UECE e estagiária Bece, apresenta sua pesquisa no dia 26 e Willame Júnior, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades UNILAB, no dia 27.

 

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Na programação do dia 25/10, a gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP-CE), Aparecida de Lavor, falará sobre a importância da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto n° 84.631, de 1980.

 

SERVIÇO:

Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural” 

Dias 25, 26 e 27 de outubro, das 10h às 12h

Mesas: “Mediação cultural e de leitura em bibliotecas comunitárias” (25), “A diversidade na literatura infantil contemporânea” (26) e “Práticas de leitura e experiências sociais com a literatura juvenil em bibliotecas” (27).

Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.

Youtube da BECE 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support