[Setembro Verde] Bece realiza Ciclos Formativos em acessibilidade
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) celebra o Mês Nacional de Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência com uma ampla programação gratuita, dentre elas a realização do V Ciclos Formativos – Acessibilidade: um panorama em tempo e espaço.
Reunindo estudiosos e profissionais especialistas no assunto, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Bece no Youtube durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, das 19h às 21h. Os interessados podem se inscrever através do Formulário Online, a participação dará direito a certificação emitida pela Bece, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Planejado em conjunto pelo setor de Leitura Acessível e pela Coordenação de Ação Cultural e Educativa da Bece, o V Ciclos Formativos oferece três encontros que abordarão novos olhares para as seguintes questões: como as leis brasileiras que asseguram direitos às pessoas com deficiência foram construídas até aqui? Quais as tecnologias assistivas mais comuns hoje para facilitar a autonomia das pessoas com deficiência em suas rotinas? Quando falamos sobre leitura e escrita de mundo de pessoas com deficiência, quais suas especificidades, caminhos e desdobramentos possíveis através dos meios culturais? Estarão presentes: Marta Gil (SP), Rosana Lago (BA), João Bosco (CE), Leonardo Gleison (SP), Igor Girão (CE) e João Paulo Lima (CE).
O “Histórico de conquistas na legislação brasileira relativas à acessibilidade” é o tema que abre a edição, no dia 26. O encontro, que conta com as falas de Marta Gil (SP) e Rosana Lago (BA), abordará as dimensões dos marcos legais, considerando como eles impactam em nossa compreensão e práticas em relação à acessibilidade.
O início da jornada de subjetividade e reflexão sobre o tema da formação social, política e cultural da pessoa com deficiência. Não se trata apenas de traçar trajetórias bem-sucedidas, mas sim de explorar as nuances, complexidades, conquistas, desafios, reconhecimento como pessoa, sujeito de direitos também no âmbito da cultura.
Já no dia 27, os convidados João Bosco (CE) e Leonardo Gleison (SP) discorrerão sobre o tema “Acessibilidade: um panorama em tempo e espaço”. O segundo encontro será uma exploração fascinante das tecnologias assistivas (TA), ferramentas digitais e físicas que auxiliam a vida das pessoas com deficiência, ampliando sua autonomia.
O tema visa aprofundar o nosso entendimento sobre como funcionam algumas dessas tecnologias hoje e como elas abrem portas para que as pessoas com deficiência participem plenamente das esferas profissionais, acadêmicas, culturais e sociais.
A conexão entre acessibilidade cultural e a leitura e escrita de mundo das pessoas com deficiência encerra o V Ciclos Formativos, no dia 28, com Igor Girão (CE) e João Paulo Lima (CE). Com o tema “Acessibilidade: um panorama em tempo e espaço”, o último encontro abordará como as experiências de fruição e criação artística podem expandir perspectivas e como a inclusão cultural é fundamental para criar um ambiente autêntico de pertencimento.
Campanha Setembro Verde
Com início em 2015, a Campanha Setembro Verde objetiva promover a conscientização sobre as questões relacionadas às pessoas com deficiência. O mês de setembro foi escolhido em razão do dia 21 ser o “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”, que surgiu como forma de garantir a inclusão dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
- 26, 27 e 28 de setembro
19h às 21h • V Ciclos Formativos – “Acessibilidade: um panorama em tempo e espaço”
Local: Youtube da Bece (tradução em Libras)
Link Inscrições: https://forms.gle/NvnvPLZyivkW4czJ8
Dia 26 – Histórico de conquistas na legislação brasileira relativas à acessibilidade, com Marta Gil (SP) e Rosana Lago (BA)
Dia 27 – Novidades em tecnologias e ferramentas em acessibilidade, com João Bosco (CE) e Leonardo Gleison (SP)
Dia 28 – A leitura e a escrita do mundo para pessoas com deficiência, com Igor Girão (CE) e João Paulo Lima (CE)