Escritas em Volta do Sol

Prêmio Palavra Solar lança livros dos vencedores na BECE

O projeto promove ainda duas palestras e um workshop com foco no mercado editorial

No dia 15 de janeiro, a partir das 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Prêmio Palavra Solar lança três obras inéditas no mercado editorial do Estado: “Imagem Esquecida”, de José Cupertino de Freitas Júnior; “O Peste”, de Carlos André Braga Brandão – que publica a primeira obra de sua autoria; e “O Livro de Yekun”, de Álvaro Jansen Viana da Silva. No mesmo local, vão ser realizadas três ações formativas gratuitas com foco no mercado editorial. Essas integram o projeto Escritas em Volta do Sol, juntamente com o concurso literário voltado para obras do gênero romance curto e a publicação das obras. 

Com o objetivo de disseminar conhecimento a fim de impulsionar e fortalecer a cadeia produtiva do segmento literário no Ceará, além de ampliar a divulgação dos novos livros, também realizaremos o lançamento e ações formativas nos municípios de Redenção e Quixadá, até março”, garante a idealizadora do projeto, fundadora da editora Sol Literário, professora, escritora e presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), Angélica Sampaio. 

Lançamentos 

Por meio do seu selo editorial, o Prêmio Palavra Solar lança os livros vencedores do concurso. José Cupertino de Freitas Júnior, que conquistou o primeiro lugar, é mestre em Ciências Políticas e atua no mercado internacional de Tecnologia e Inovação. Como escritor, assinou oito publicações, além de diversos textos publicados nas antologias do Coletivo Delirantes. Inscrita como “Por falta de Zelo”, a obra vencedora ganhou o título de “Imagem Esquecida” durante o processo de edição. Com linguagem informal e, às vezes, cômica, a história é narrada por Jardel. O protagonista desce aos infernos, como tantos de nós em algum momento da vida. Antes mesmo de voltar, conta o vivido. 

Em segundo lugar no concurso, Carlos André Braga Brandão vai publicar a primeira obra de sua autoria, o romance “O Peste”. Do município de Itapajé, o escritor assina como Karlo Zandré, cursa o sexto semestre da graduação em Letras Português e Inglês pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), no campus Umirim. O seu livro tem ótimas estratégias narrativas; consegue, com o discurso direto, criar cenas inteiras, que surgem a partir da condição psicológica dos personagens. O diário de Pietro Camundongo bate bem, como um grito no rock, com a velocidade de um ato em videogame, em questões tão próximas que duvidamos que estejam também ao redor do outro. 

Já “O livro de Yekun” ficou em terceiro lugar. A obra é de Jansen Viana, que possui formação em Administração, Teologia e Psicanálise Clínica. Como escritor, dramaturgo e poeta, já publicou mais de 15 livros e é criador da coleção infantil Ceará&Cearenses. Nessa obra inédita, Fortaleza surge, labiríntica como toda cidade, amedrontadora no limar de banheiros, em escolas e até no Passeio Público, sempre à luz do dia, revivendo a loura do banheiro e outras lendas urbanas que habitam entre nós.

Ações formativas

A programação começa às 14h, com a realização do workshop “Criar e expressar: uma escrita autêntica para a infância”, ministrado por Júlia Barros. Contadora de histórias, produtora cultural, professora de Yoga e autora do livro infantil “O Monstro Gigante do Medo”, que será lançado em breve, ela é administradora na Casa da Prosa, editora e produtora cultural cearense e sócia-fundadora da Ong Casa do Conto, instituições de promoção e democratização do livro, leitura e literatura. 

Á partir das 14h30, acontece a palestra com o advogado e sócio-fundador do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), José Soares Neto, abordando o tema “Editor e escritor: Orientações Básicas sobre o contrato de Edição”. À frente da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária e da Editora e Livraria Substânsia, Talles Azigon compartilha suas experiências como gestor, produtor, editor, curador, mediador de leituras, educomunicador, livreiro e poeta na palestra “Editoras que transformam: Políticas para engajar e fomentar a leitura”. 

O workshop tem duração de três horas, enquanto as palestras são de uma hora. No total, são 20 vagas para cada ação formativa, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line. 

• Workshop: https://forms.gle/N9w45xfajyJmtDC36 

• Palestras: https://forms.gle/hHPfe9SabHG6VRwF6 

Sobre o Escritas em Volta do Sol

O projeto é idealizado e realizado pela Editora Sol Literário, editora independente que atua no mercado cearense há 13 anos. Contempla um selo editorial – Palavra Solar, que vai selecionar as obras a serem publicadas por meio de concurso literário; o ciclo de palestras Palavra Impressa; um programa de formação denominado Laboratório de Escrita Literária; além de um plano de incentivo à leitura, o Falar Livros. 

O Palavra Impressa é composto por quatro palestras com foco no mercado editorial, pensando nos desafios que os escritores iniciantes e até os mais experientes enfrentam para publicar seus trabalhos. O Laboratório de Escrita Literária é composto por três workshops e tem como objetivo agregar na formação de novos escritores, amantes da leitura e literatura. Propõe como temas: “Decolonizando a caneta: criatividade e identidade na escrita”; “Narrativas em luta: feminismo e gênero na literatura”; “Criar e expressar: uma escrita autentica para a infância”. 

Para divulgar as obras e estimular a leitura, o Falar Livros consiste em diversos vídeos a serem disponibilizados em plataformas digitais e redes sociais, reunindo personalidades, escritores e formadores de opinião lendo trechos das obras vencedoras do concurso. “Além da divulgação, o objetivo é formar uma rede de comunicação e circulação do trabalho desenvolvido pela editora com os autores, para desmistificar o livro como objeto cultural inacessível ou em declínio e estimular o hábito da leitura em pessoas de todas as idades”, ressalta Angélica. 

O projeto Escritas em Volta do Sol é uma realização da Editora Sol Literário. Apoiado pelo Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), conta com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Ceará, via Edital Arte da Palavra. 

SERVIÇO

Prêmio Palavra Solar – Palestras, oficina e lançamento de livros 

Data: 15/01/26

Horário: A partir das 14h

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) – Av. Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza (CE)

Programação

Das 14h às 17h – Sala 2 – Workshop “Criar e expressar: Oficina para uma escrita autêntica”, com Júlia Barros 

Das 14h30 às 15h30 – Sala 1 – Palestra “Editor e escritor: Orientações básicas sobre contrato de edição”, com José Soares Neto

Das 16h às 17h – Sala 1 – Palestra “Editoras que transformam: Políticas para engajar e fomentar a leitura”, com Talles Azigon

A partir das 18h – Sala 1 – Lançamento dos livros do Prêmio Palavra Solar

Leia também